Notícias do mês de Junho de 2007
Navegar no histórico de notícias
Desmontando o iPhone
Por Carlos E. Morimoto em 30 de junho de 2007 às 14h09
0Com o lançamento do iPhone, pipocaram na web inúmeros artigos, análises, opiniões, etc. O marketing da Apple funcionou mais uma vez, trazendo divulgação gratuita a um produto pouco mais que mediano.
O ifixit foi um pouco além, publicando um guia de desmontagem do iPhone, mostrando não apenas o processo de desmontagem propriamente dito, mas também identificando e fornecendo detalhes técnicos sobre os componentes. O site contém também dicas de desmontagem e manutenção de iPods e notebooks da linha Apple. Vale uma visita: http://stream.ifixit.com/
Atualização: Outro tutorial de desmontagem do iPhone, desta vez publicado pelo Anandtech: http://www.anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=3026
Leia mais sobre o iPhone na análise sobre ele que publiquei em Janeiro: Uma análise crítica do iPhone.

Sem comentáriosPostado 30 de junho de 2007 às 14h09 por Carlos E. Morimoto
A volta do Pentium MMX
Por Carlos E. Morimoto em 30 de junho de 2007 às 13h37
0Em fevereiro deste ano, a Intel demonstrou um chip com 80 núcleos, desenvolvido com o objetivo de oferecer 1 teraflop de poder de processamento.
Cada um dos 80 núcleos é um chip relativamente simples, otimizado para processar instruções de ponto flutuante. Cada chip possui um "roteador" que o interliga aos vizinhos. Esta estrutura permite que as instruções sejam distribuídas entre os núcleos de forma bastante similar ao que acontece dentro de um cluster com várias máquinas. A principal diferença é que tudo é feito dentro de um único chip.

O chip de 80 núcleos é apenas um sistema de demonstração, que nunca virá a se tornar um produto. Embora o poder de processamento seja respeitável, a aplicação dele seria muito limitada, já que ele é capaz de processar apenas instruções de ponto flutuante. Futuros chips combinariam diversos tipos de unidades especializadas, formando um chip capaz de executar todo tipo de instruções.
Chegamos então ao Larrabee, que se destina a criar processadores compostos de até 32 núcleos especializados, que pode vir a se tornar a próxima geração de processadores Intel, depois do Penryn, Nehalem e Sandy Bridge. Segundo uma notícia do tech.co.uk , os núcleos utilizados como blocos de montagem para o Barrabee não serão baseados em versões reduzidas do Core, como se pensava, mas serão processadores mais simples, baseados na arquitetura do antigo Pentium MMX.
Embora a notícia possa parecer estranha a princípio, não seria a primeira vez que a Intel opta por modernizar um projeto de processador antigo ao invés de desenvolver um novo processador do zero. O Core 2 Duo, por exemplo, é baseado na arquitetura do Pentium III, que por sua vez tem raízes no antigo Pentium Pro, contemporâneo do MMX. Obviamente, o Core 2 Duo não é simplesmente um Pentium III com mais cache e operando a frequências mais altas, mas sim uma versão sensivelmente melhorada do processador.
Como o Pentium MMX é um processador muito simples, com apenas 4.3 milhões de transistores, desenvolver uma versão aprimorada dele, com reforços na arquitetura, mais cache e assim por diante, pode fazer mais sentido em um processador composto por um grande número de núcleos do que tentar desenvolver versões simplificadas de um processador complexo, como o Core 2 Duo.
Sem comentáriosPostado 30 de junho de 2007 às 13h37 por Carlos E. Morimoto
OpenMoko: disponível para venda massiva em outubro
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 29 de junho de 2007 às 16h52
0Enquanto a Apple lança seu iPhone hoje, o concorrente OpenMoko anuncia que seu aparelho estará disponível em outubro deste ano. Para quem não se lembra, o OpenMoko é um projeto de um celular touchscreen com sistema operacional Linux, sendo um de seus objetivos ser extremamente flexível.
O anúncio foi feito na lista de emails do projeto, pelo líder Sean Moss-Pultz. O OpenMoko será lançado no modelo FIC Neo1973, que teve data prevista para março, mas críticos bugs de hardware deixaram o produto amadurecer para seu lançamento em outubro. Alguns pontos que foram abordados por Sean foram: o projeto OpenMoko está separado da gigante tailandesa FIC; um site OpemMoko.com estará disponível no próximo mês, e 1000 protótipos estarão disponíveis em breve no site oficial acima, com dois modelos. O primeiro é o básico GTA01B_v4, custando 300 dólares. O segundo, "Neo Advanced", possui JTAG/serial board, cabos de desenvolvimento, e um segundo slot MicroSD.
Em outubro, o modelo à venda para a população, então o Neo1973, terá SoC (System-on-chip) da Samsung, modelo S3C2442, 256 MB flash, WiFi 802.11b/g, acelerador gráfico SMedia 3362, sendo dois próximos modelos preparados para o ano que vem, tendo assim três opções disponíveis.
Todos os produtos da OpenMoko.com serão GSM/GPRS desbloqueados por padrão, rodando uma distribuição Linux personalizável pelo usuário, e mantida pelo próprio projeto, patrocinado pela FIC. Segundo Sean, o fato do telefone ser livre é algo fundamental em nossas vidas. Tecnologicamente falando, espero que sim :-)

Veja mais em:
http://www.linuxdevices.com/news/NS8509737406.html
Sem comentáriosPostado 29 de junho de 2007 às 16h52 por Júlio César Bessa Monqueiro
Motorolla lança RAZR2 oficialmente
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 29 de junho de 2007 às 16h12
0A Motorolla fez hoje o anúncio formal do seu novo celular RZR2, vendendo seu primeiro lote na Coréia, sendo mais adiantada que seu calendário de lançamentos, que estipulava o mesmo para meados de julho. O celular flip tem todos os recursos anunciados em maio, incluindo a grande tela externa de 2 polegadas com controles sensíveis ao toque, interface refinada, e acabamento em aço inoxidável com alumínio que garantem maior atração visual que seu antecessor. A decisão de lançar primeiramente na Coréia foi por causa desse mercado ser mais exigente, segundo a empresa.
Internamente, o aparelho possui um processador de 500MHz, 10 vezes mais rápido que o RAZR, e um novo sistema inteligente chamado de "CrystalTalk", que automaticamente alterna o volume em situações de ruído. O sistema operacional baseado em Linux possui várias atualizações e correções, como acesso rápido à lista de contatos, navegação por voz, melhor renderização HTML e do Google Maps. Isso além de câmera integrada com 2 MP e visor interno de 2,3 polegadas.
O aparelho, compatível com redes 3G, está sendo vendido na Coréia por um preço equivalente a 630 dólares. Um lançamento por toda a Ásia está previsto para julho, juntamente para a América do Norte, lançando também as versões V8, V9 e V9m até o final do nosso inverno.

Veja mais em:
http://www.electronista.com/articles/07/06/29/moto.razr2.debuts.in.korea/
Sem comentáriosPostado 29 de junho de 2007 às 16h12 por Júlio César Bessa Monqueiro
Empresa japonesa lança novo conceito em MiniPCs
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 29 de junho de 2007 às 15h49
0A companhia japonesa MiniPC está produzindo um outro conceito em computadores portáteis, depois do Mac Mini e todos os outros produtos similares que estão no mercado. A empresa lançou hoje o SA800, de 198 x 198 x 82 mm, que suporta os processadores Celeron, Core Solo, Core Duo, Core 2 Duo, HDs SATA, chipset 945GT e capacidade máxima para 2 GB de RAM. Aparentemente sim, um bom produto.
Um dos pontos fortes desse MiniPC é sua similaridade com aqueles aparelhos de som antigos, onde você poderia integrar vários módulos, um acima do outro, como toca-discos, toca-CD, etc. Neste ano, é possível acoplar um DVD player, HD adicional, entre outros vários produtos, variando de acordo com a necessidade de cada usuário.
Para o Celeron, o preço é de aproximadamente 420 Euros, e para o Core 2 Duo T7200 com 1 GB de RAM, o preço sobe para 648 Euros.

Veja mais em:
http://www.akihabaranews.com/en/news-14250-The+new+MiniPC+is+there!.html
Sem comentáriosPostado 29 de junho de 2007 às 15h49 por Júlio César Bessa Monqueiro
HP cresce na lista dos 500 supercomputadores mais poderosos
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 28 de junho de 2007 às 20h48
0A HP está espiando a sua posição na recém publicada lista dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo. De acordo com o novo top 500, aproximadamente 40% da lista é dominada pela HP, especificamente os sistemas Cluster Platform 3000BL e 4000BL, baseados nos servidores BladeSystem c-Class. Isto representa um crescimento de 10% com relação ao ano passado.
Contudo, a empresa não é a criadora do supercomputador mais rápido. Esta posição vai para a IBM, que produziu seu Blue Gene /L instalado no Lawrence Livermore National Laboratory (figura). Usando o programa para benchmarks Linpack, o computador chegou a 280.6 teraflops pro segundo. A IBM está tentando atualmente ultrapassar a barreira dos petaflops com o Blue Gene /P, que será lançado no final deste ano.

Veja mais em:
http://www.electronista.com/articles/07/06/27/hp.supercomputer.dominance/
Sem comentáriosPostado 28 de junho de 2007 às 20h48 por Júlio César Bessa Monqueiro
Dell anuncia fim de carreira para Dimension
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 28 de junho de 2007 às 15h35
0A Dell anunciou neste semana a nova linha de desktop Inspiron, e muita gente acabou questionando o sentido do novo nome. A nomenclatura "Inpiron" foi tradicionalmente usada para os notebooks de primeira linha, enquanto "Dimension" era usado para os desktops.
Entretanto, o Dimension acaba de ser substituído totalmente pelo Inspiron, não existindo mais o primeiro nome - ou seja, o último tanto para notebooks quanto desktops. A Dell não publicou nenhum anúncio formal sobre sua decisão, de abandonar uma nomenclatura para uma de suas principais linhas de produtos, usada há mais de 15 anos.
Agora o consumidor Dell terá uma lista das seguintes opções: Inspiron, XPS e XPS Gaming. Os mesmos tem preço na faixa de 349, 899 e 1699 dólares, respectivamente.
Os novos desktops Inspiron podem ser equipados com processadores Intel ou AMD, possuindo também novo design exterior, num volume 40% menor que seu antecessor Dimension. Além disso, alguns modelos do Inspiron vêm com Ubuntu Linux pré-instalados.

Veja mais em:
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=7861
Sem comentáriosPostado 28 de junho de 2007 às 15h35 por Júlio César Bessa Monqueiro
Google anuncia Desktop Search para Linux
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 28 de junho de 2007 às 15h27
0O site nacional UnderGoogle, especializado em publicar notícias e dicas sobre os serviços e produtos do Google, lançou hoje um post sobre o novo lançamento da empresa, três anos depois da versão Windows do mesmo já estar disponível: o Google Desktop Search para Linux, baseado na biblioteca GTK+. Veja:
"Anunciado oficialmente pela Google o Lançamento do Google Desktop pra Linux. Sucesso no Windows, o programa integra a busca do Google ao computador e arquivo do usuário.
Como prometido o pessoal da Google está pensando no Linux e por isso lançou uma versão do Google Desktop especialmente para o Pinguim. O programa, que faz buscas no PC do usuário, localiza e abre facilmente arquivos requer glibc 2.3.2+, gtk+ 2.2.0+ e está disponível para Debian 4.0, Fedora Core 6, Ubuntu 6.10, SUSE 10.1, and Red Flag 5. Em nossos testes ele foi baixado e instalado facilmente no Ubuntu 7.04. Ele começou a trabalhar assim que reiniciado o sistema.
A versão encontra-se muito simples se comparada à versão para Windows, mas já mostra o interesse da Google no mundo do Pinguim. Por ela basicamente pode-se procurar arquivos, nada de Gadgets, barra lateral e tudo mais."
Vale lembrar que no Linux há ferramentas de código aberto muito competentes para a função de indexação. Um interessante é o Beagle, que não deixa nada a desejar.

Baixe em:
http://desktop.google.com/linux/
Veja mais em:
http://www.undergoogle.com/blog/2007/06/google-desktop-para-linux.html
Sem comentáriosPostado 28 de junho de 2007 às 15h27 por Júlio César Bessa Monqueiro
Trolltech disponibilizará SDKs e aparelhos à desenvolvedores
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 27 de junho de 2007 às 16h23
0A Trolltech fornecerá telefones gratuitamente e SDKs (software development kits - pacotes de desenvolvimento de software) para desenvolvedores que desejam direcionar sua produção usando o Qtopia. O programa "Qtopia Greenphone Grant Program" darão um número não especificado de kits.
Irão concorrer aos kits od desenvolvedores que apresentarem até o dia 7 de agosto cadastrarem a descrição da aplicação que desejam começar a desenvolver. Obviamente, as idéias mais originais, funcionais e práticas ganharão.
O objetivo do programa é ajudar quem possui interesse em aplicativos baseados na plataforma Trolltech Qtopia Phone Edition (QPE). Além de ser um dos sistemas Linux mais populares para celular, o QPE inclui um framework para aplicações leves, além de uma suíte de programas personalizáveis como discadores e listas de endereços.
Com vendas iniciadas há aproximadamente um ano, o Greenphone vem se destacando mais como uma plataforma de desenvolvimento do que um celular voltado à usuários finais.
Vale lembrar que outro projeto de celular baseado em Linux, e modificável, é o FIC Neo1973. O dispositivo é usado como desenvolvimento pelo projeto OpenMoko, uma outra linha do software livre aplicado à móveis.
Veja mais em:
http://www.linuxdevices.com/news/NS9666631293.html
Sem comentáriosPostado 27 de junho de 2007 às 16h23 por Júlio César Bessa Monqueiro
VIA anuncia EPIA-LT
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 27 de junho de 2007 às 14h53
0A VIA anunciou a última adição à sua linha EPIA, a série EPIA-LT. Esta chega em modelos de 1.5 GHZ e 1.0 GHZ, o EPIA LT15000AG e LT10000EAG. A grande novidade do EPIA-LT é a habilidade de ligar duas telas usando a interface LVDS nativa. A interface LVDS é o usual núcleo gráfico integrado VIA UniChrome Pro II AGP encontrado no chipset VIA CX700.
O VIA UniChrome Pro II AGP também possui a capacidade de decodificação MPEG-2 no hardware. O EPIA-LT possui saída VGA e TV., este último disponível somente para usuários finais. A VIA equipou o EPIA-LT com dois VT6107 10/100 Ethernet, podendo instalar opcionalmente o controlador Gigabit Ethernet VT6122 no lugar do 10/100. Outros recursos notáveis são dois controladores SATA, um IDE, VIA VT1708A de alta definição integrado, um slot PCI, um DDR2-533 DIMM e quatro portas seriais.

Veja mais em:
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=7843
Sem comentáriosPostado 27 de junho de 2007 às 14h53 por Júlio César Bessa Monqueiro

