Governo anuncia oficialmente padrão japonês de TV digital

Por:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira decreto que adota tecnologia japonesa como base para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTV-D).

O texto dá um prazo de 10 anos para que as emissoras de televisão do país passem a transmitir toda a sua programação pelo sistema digital.

Segundo estimativas do governo federal, os negócios envolvendo a entrada da TV digital chegarão a 100 bilhões de reais em 15 a 20 anos. O sistema possibilita a liberação de frequências hoje utilizadas por transmissões analógicas. Além disso, a
tecnologia promete imagem melhor, mobilidade (pode-se colocar uma televisão em veículos em movimento) e interatividade (telespectador pode participar de programas).

O decreto foi assinado em presença do ministro do Interior e das Comunicações do Japão, Heizo Takenaka, e de uma delegação de empresários japoneses. Além disso, o ministro das Comunicações do Brasil, Hélio Costa, assinou com seu colega japonês um
acordo de transferência de tecnologias.

O decreto não faz referências à construção de uma fábrica de semicondutores no país, mas o governo ainda negocia o assunto com o Japão, informou uma fonte do Palácio do Planalto.

“(O sistema) nós próximos 10 anos vai revolucionar não apenas a TV brasileira, mas a relação da sociedade com a informação no sentido mais amplo”, disse Lula durante a cerimônia de assinatura do decreto, que precisou de meses de estudos e discussões
pelo governo.

O decreto dá prazo de 7 anos para a cobertura nacional de sinais digitais de TV e 10 anos para que toda a programação das emissoras do país seja feita pelo sistema digital.

“(O sistema) será também um grande vetor de desenvolvimento, geração de emprego e ampliação de renda, com benefícios a todos os setores da sociedade”, acrescentou Lula, prevendo que “não está longe o dia em que o brasileiro poderá fazer uma consulta
médica pela televisão”.

O presidente da Gradiente, Eugênio Staub, afirmou durante a cerimônia que dentro de 12 a 15 meses entrarão no mercado os primeiros equipamentos compatíveis com a tecnologia de TV digital.

Na avaliação de Costa, o preço dos conversores de sinais digitais de TV para o sistema analógico dos televisores atuais ficará entre 100 e 200 reais.

DESDE FINAL DE 2003

O Japão iniciou suas transmissões digitais terrestres em dezembro de 2003. Atualmente, seis em cada 10 residências do país têm aparelhos de TV capazes de receber o serviço. Lá, as transmissões de sinais analógicos de TV devem acabar em julho de
2011.

Em abril deste ano, as emissoras japonesas lançaram serviços digitais direcionados celulares e sistemas de navegação instalados em automóveis, o que permite que os usuários vejam partidas de futebol e notícias em trânsito.

Uma vez que um sintonizador digital que equipa estes dispositivos custa somente de 2.000 a 3.000 ienes (17 a 26 dólares), espera-se um crescimento no número de aparelhos eletrônicos portáteis que sejam capazes de sintonizar TV digital.

Enquanto o padrão japonês permite que emissoras ofereçam serviços digitais para televisores e também para aparelhos portáteis com um único conjunto de equipamentos, o formato europeu, importante rival da tecnologia asiática, precisa de dois diferentes
conjuntos de dispositivos para alcançar esses públicos. Essa característica ajudou o Japão a obter o acordo, afirmou um representante do governo do Japão.

A decisão brasileira deve dar aos fabricantes japoneses de TVs e de equipamentos de transmissão de conteúdo, como Sony, Toshiba e NEC Corp. uma vantagem sobre rivais internacionais presentes no país.”

Fonte: Info Exame

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X