Wine entra em estágio beta, mais estabilidade

O Wine é provavelmente o maior alpha da história. São 12 anos, desde o anúncio das primeiras versões, em 1993. Daqui a poucos dias, em 25 de Outubro será lançada a primeira versão Beta, que indica uma mudança de rumos no projeto.

Até então, mudanças estruturais aconteciam a cada novo release, fazendo com que muitos programas que rodavam em uma versão, não funcionassem mais na seguinte. Isso dificultava muito o uso do wine, pois a única forma de ter certeza que um determinado software iria funcionar seria usar a mesma versão e distribuição que o autor da dica estava usando.Você pode ver mais detalhes sobre isso aqui: https://www.hardware.com.br/tutoriais/usando-wine/

A entrada no estágio beta indica que o software passará a ser muito mais estável e previsível, fazendo com que as novas versões simplesmente incluam novos recursos, e não novos problemas. Vale lembrar que mesmo em estágio Alpha, o Wine já roda uma quantidade muito grande de aplicativos, como o Office, AutoCAD, Photoshop, IE, Lotus Notes e um sem número de pequenos programas.

Ironicamente, o anúncio do Beta tem a ver com o lançamento do Windows Vista. Não se trata de concorrência: com o Windows Vista a Microsoft parará de alterar a API do Windows XP, passando a se concentrar nos recursos da nova versão. Com isso, os desenvolvedores do Wine passam a se concentrar em incluir as funções que faltam a fim de melhorar a compatibilidade com os softwares para Windows 98 e XP, sem se preocupar em incluir as novas funções do Vista, que ficam para futuros releases.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X