Configurando um servidor Samba

O Samba é o servidor que permite compartilhar arquivos e acessar compartilhamentos em máquinas Windows. Ele é dividido em dois módulos, o servidor Samba propriamente dito e o “smbclient”, o cliente que permite acessar compartilhamentos em outras
máquinas. Usando o Samba, o servidor Linux se comporta exatamente da mesma forma que uma máquina Windows, compartilhando arquivos e impressoras e executando outras funções, como autenticação de usuários. Você pode configurar o Samba até mesmo para
tornar-se um controlador de domínio.

A primeira versão do Samba, disponibilizada em 1992, foi escrita por Andrew Tridgell, um australiano então estudante de ciências da computação. Como na época a especificação do SMB utilizada pela Microsoft ainda era fechada, Andrew desenvolveu um
pequeno programa, batizado de clockspy, para examinar os pacotes de dados enviados por uma máquina Windows e, assim, ir implementando uma a uma as chamadas de sistema utilizadas, um trabalho bastante complexo.

O resultado foi um programa que rodava no Solaris (o sistema Unix desenvolvido pela Sun) e era capaz de responder às chamadas SMB como se fosse um servidor Windows. Este arquivo ainda pode ser encontrado em alguns dos FTPs do http://samba.org, com o nome “server-0.5”.

O objetivo desta primeira versão era apenas resolver um problema doméstico: interligar um PC rodando o Windows 3.1 à workstation Sun que ele tinha em casa. Na época isso já era possível utilizando um dos clientes NFS comerciais para DOS, mas Andrew
precisava de suporte a NetBIOS para um aplicativo que pretendia utilizar, o WindX, um servidor X para Windows, que permitia rodar aplicativos via rede a partir do servidor Unix.

Até aí o objetivo era apenas fazer o programa funcionar, não criar um sistema de compartilhamento de arquivos. Depois de algum tempo, Andrew recebeu um e-mail contando que o programa também funcionava com o LanManager da Microsoft, permitindo
compartilhar arquivos de um servidor Unix com máquinas rodando o DOS. Andrew só acreditou depois de testar, mas ficou tão maravilhado com o que havia conseguido que criou o projeto “NetBios for Unix” e começou a recrutar voluntários através da Usenet.
Mais tarde o projeto passou a usar o nome Samba, que foi adotado não em apologia ao Carnaval, mas apenas porque é uma das poucas palavras do dicionário do Aspell que possui as letras S, M e B, de “Server Message Blocks”.

Em 94 a Microsoft liberou as especificações do SMB e do NetBios, o que permitiu que o desenvolvimento do Samba desse um grande salto, tanto em recursos quanto em compatibilidade, passando a acompanhar os novos recursos adicionados ao protocolo da
Microsoft, que mais tarde novamente deixou de ser aberto.

Hoje, além de ser quase 100% compatível com os recursos de rede do Windows 98, NT e 2000, o Samba é reconhecido por ser mais rápido que o próprio Windows na tarefa de servidor de arquivos.

Um dos pontos fortes do Samba é que o projeto foi todo desenvolvido sem precisar apelar para qualquer violação de patentes. Todas as chamadas (com exceção das que a Microsoft tornou públicas em 94) foram implementadas monitorando as transmissões de
dados através da rede, uma espécie de engenharia reversa que não tem nada de ilegal. É como se você descobrisse como funciona um código de encriptação apenas examinando arquivos encriptados por ele. Matemáticos fazem isso a todo instante e muitas vezes
são bem pagos para isso. Graças a este “detalhe”, o Samba não corre o perigo de sofrer restrições devido a ações judiciais.

De qualquer forma, não existem sinais de que a Microsoft pretenda declarar guerra ao Samba. Pelo contrário, foi a existência do Samba que permitiu que a Microsoft conseguisse colocar PCs rodando o Windows em muitos nichos onde só entravam Workstations
Unix, já que com o Samba os servidores Unix existentes passaram a ser compatíveis com as máquinas Windows. Ou seja: de certa forma, o Samba foi vantajoso até mesmo para a Microsoft.

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