Opções de boot (cheatcodes)

Logo no início do boot você verá uma tela gráfica que apresenta algumas opções de boot. Estas opções permitem alterar o comportamento padrão do sistema, fazendo com que ele dê boot em placas problemáticas ou que utilize a resolução de vídeo de sua preferência, entre outras configurações, que podem ser usadas em casas onde o sistema de detecção não dê conta do recado.

O Kurumin é capaz de dar boot diretamente em uns 90% dos micros, enquanto as opções permitem que ele funcione corretamente na maior parte dos 10% restantes. É raro um PC em que realmente não exista como fazer o Kurumin funcionar. Muitas destas opções são válidas também no Knoppix e nos outros live-CDs derivados dele, como o Kanotix e também nos live-CDs derivados do Kurumin, como o Kalango e o Kurumin Games. A única mudança é que neles, ao invés das opções começarem com “kurumin”, começam com “knoppix”, “kalango” ou o nome da distro.

Existem opções de boot para especificar a configuração do vídeo, para desabilitar a detecção de determinados componentes, opções para copiar a imagem do Kurumin para o HD e dar boot com o drive de CD livre, dar boot a partir de um arquivo ISO salvo no HD e até algumas opções específicas, que variam de uma distribuição para outra.

No canto inferior da tela aparece um prompt (boot:) para digitar as opções. Se você apenas pressionar Enter, ou esperar 30 segundos, o sistema inicializa no modo default, tentando detectar tudo sozinho. As opções de boot permitem modificar o comportamento padrão do sistema, desabilitando algum recurso que esteja fazendo o micro travar no boot, alterar a resolução do vídeo e assim por diante.

No screenshot acima, estou usando como exemplo uma opção bem longa para configurar vídeo, especificando a resolução, taxa de atualização e o driver de vídeo e desabilitar o ACPI. Como você pode ver, é possível combinar várias opções, de acordo com a necessidade. Basta digitar a opção desejada e pressionar Enter. Os parâmetros devem ser digitados exatamente como descritos a seguir, sempre em minúsculas. Como a tela de boot é mostrada antes do carregamento do sistema, o teclado ainda estará com o layout americano padrão. Em um teclado ABNT2, a “/” estará na tecla “;”.

Todos estes parâmetros são opcionais, eles foram desenvolvidos para serem usados em casos de problemas, quando deseja carregar o sistema a partir de uma imagem no HD ou quando você precisa definir alguma configuração em especial.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X