Os ícones mágicos

O Kurumin é baseado no Debian e utiliza o apt-get como ferramenta padrão de instalação de novos programas, sempre baixando os arquivos a partir dos repositórios do Debian. Existe uma grande preocupação em manter o sistema compatível com o Debian original, de forma que quase todos os tutoriais sobre instalação de programas e configurações diversas que servem para o Debian, servem também para o Kurumin, quase sempre sem modificações.

Mas o Kurumin inclui diversas ferramentas que facilitam muitas tarefas, incluindo a instalação de vários programas comuns e até mesmo de servidores, os “Ícones mágicos”. Eles nada mais são do que scripts que automatizam os passos necessários para realizar a instalação e a configuração inicial dos programas.

Estes scripts estão sempre sendo atualizados, já que sempre saem versões novas dos programas, arquivos mudam de endereço, etc. Use o “Atualizar listas de pacotes do apt-get” e o “Atualizar scripts de instalação dos ícones mágicos” disponíveis na aba “Ativar o apt-get” periodicamente para baixar estas atualizações. É recomendável fazer isso uma vez por semana, ou sempre que for instalar uma grande quantidade de programas de uma vez.

Se você está curioso para ver como os ícones mágicos funcionam, dê uma olhada nos scripts que estão dentro da pasta “/usr/local/bin“. Um script nada mais é do que um arquivo de texto, com uma seqüência de comandos que são interpretados e executados pelo sistema. Cada ícone mágico é uma “receita” de como instalar um determinado programa ou configurar alguma coisa. Você pode abrir os arquivos em um editor de texto qualquer, estudá-los, adicionar novas funções, corrigir eventuais problemas ou adicionar qualquer personalização que ache interessante.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X