Clonando partições com o Partimage

O Partimage substitui o Norton Ghost, com a vantagem de ser livre e gratuito. Ele pode fazer imagens de partições do HD e até mesmo de HDs inteiros. É interessante tanto para fazer backup, quanto para clonar HDs quando é necessário instalar o sistema em vários micros iguais.

Ele possui uma interface de texto e graças a isso ele é bem pequeno. A versão estaticamente compilada, que inclui todas as bibliotecas necessárias no próprio pacote e por isso raramente dá problemas na instalação, tem menos de 1 MB e a versão shared, que depende que um certo conjunto de bibliotecas esteja instalado no sistema, possui apenas 300 KB.

O fato de rodar em modo texto também flexibiliza o uso do Partimage, pois permite usá-lo praticamente em qualquer situação, sem precisar se preocupar em achar alguma distribuição que consiga configurar o vídeo daquele notebook jurássico ou convencer o administrador a instalar o Xfree naquele servidor que sempre funcionou muito bem sem ele :). O Partimage pode também ser controlado via script, o que permite criar e restaurar as imagens de forma automatizada, criando, por exemplo, DVDs de recuperação, como nos micros de grife, que restauram uma imagem do sistema automaticamente durante a inicialização.

Em 2002 publiquei no Guia do Hardware um artigo sobre o G4U, outra ferramenta similar, que você pode ler em: https://www.hardware.com.br/artigos/clonar-ghost/.

O G4U é um disquete bootável que faz uma cópia completa do HD para um servidor de FTP habilitado em outro micro da rede ou na internet. Os dois compactam os dados, mas a diferença fundamental entre o Partimage e o G4U é que o Partimage copia apenas os dados dentro da partição, gerando um arquivo proporcional ao espaço ocupado. Se você tiver uma partição de 40 GB, mas com apenas 600 MB ocupados, o arquivo de imagem (compactado) terá apenas uns 200 e poucos MB. O G4U já funciona de uma mais parecida com o dd, simplesmente copiando os uns e zeros do HD, criando imagens muito maiores.

O Partimage também é capaz de quebrar a imagem em vários arquivos (você especifica o tamanho desejado), permitindo que os backups possam ser facilmente gravados em DVD, múltiplos CDs, ou até mesmo mini-DVDs de 1.4 GB cada.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X