Capítulo 1: Instalando o Linux

Chegou a hora de ir ao que realmente interessa. Se esta é a sua primeira vez no Linux, arrume se possível um segundo HD e desconecte o titular. Assim, você poderá instalar e testar tudo sem medo de danificar os arquivos do HD principal. Ter um segundo HD também vai ser útil para copiar seus arquivos caso você precise reparticionar o principal para instalar o Linux em dual boot.

Hoje em dia, este problema de salvar os arquivos é bem menor pois quase todo mundo tem gravador de CDs, mas da primeira vez que tentei instalar o Linux precisei mesmo recorrer a um segundo HD, pois os gravadores ainda eram muito caros 🙂


Obtendo os CDs
: A maioria das distribuições Linux está disponível para download gratuito. Em geral você encontrará uma lista de mirrors disponíveis na página oficial.

Existem sites que facilitam esta tarefa, reunindo num só lugar links para os ISOs de várias distribuições. Um dos melhores é o http://www.linuxiso.org

Os arquivos ISO são imagens binárias dos CDs de instalação. Ao gravá-los é necessário especificar a opção “Write a ISO Image” ou “Gravar imagem ISO” no programa de gravação, caso contrário você terá um CD com o arquivo gravado dentro e não um CD de instalação 🙂

Outra dica importante é verificar o código md5sum do arquivo antes de gravar no CD. O md5sum é uma espécie de assinatura do arquivo, um número de 32 bits obtido através da soma de todos os bits. Se um único bit for diferente, ou se estiver faltando algum pedaço o código será diferente e você saberá que o arquivo chegou incompleto ou corrompido.

O md5sum também melhora segurança, pois garante que o arquivo que você baixou é exatamente o mesmo disponibilizado pelo desenvolvedor, eliminando a possibilidade de alguém tê-lo alterado de alguma forma, adicionando um trojan por exemplo.

O código md5sum pode tradicionalmente ser encontrado na própria página de download ou então dentro de um arquivo de texto na mesma pasta do servidor FTP. Ele é um número como este:

e682b5e0948819bc0d49367d28fc8440 kurumin-1.0.iso

Do lado esquerdo temos o código md5sum propriamente dito e do lado direito o nome do arquivo. No Linux (qualquer distribuição), acesse a pasta onde o arquivo foi baixado e digite:

md5sum kurumin-1.0.iso

Se o número retornado for igual ao acima você pode gravar a imagem sem medo, o arquivo está ok. Caso o número seja diferente então o arquivo chegou corrompido ou incompleto. Delete e baixe novamente.

No Windows baixe o programa disponível no http://www.md5summer.org/download.html. Ele é gráfico, até mais fácil de usar que a versão Linux. Existe também uma versão que roda sobre o DOS.

Outra forma popular de obter CDs do Linux através de revistas como a PC Master e a Revista do Linux, que costumam incluir os CDs de uma nova distribuição a cada edição. Material não falta, já que existem centenas de distribuições pelo mundo, cada um com características próprias.

Por venderem vários milhares de exemplares, as revistas são geralmente o meio mais barato, você pode comprar uma revista com dois CDs por 13 ou 15 reais. A desvantagem é que você fica limitado à distribuição do mês. A terceira opção são serviços de gravação de CDs, onde você pode obter sempre a última versão das distribuições no momento em que quiser.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X