Guia: Computação gráfica com software livre
Guia: Computação gráfica com software livre
Hoje parece trivial visualizar letras, figuras e animações nas telas de computador, mas para que a coisa chegasse até aqui foram necessários os esforços de muitos seres humanos através de idéias e trabalhos científicos.
Para um bom profissional, a ferramenta é importante, mas não é tudo – principalmente na área da computação gráfica onde a criatividade conta e muito. Ser criativo não é necessariamente só ser bom de desenho, mas também ser corajoso. No fundo toda criação gráfica é uma viagem, uma curtição, é um pirar na batatinha como dizem os programadores.
Este guia aborda desde a edição simples de imagens com o gThumb, até a avançada com o GIMP, passando também pela criação vetorial com o Inkscape e finalmente modelagem 3D com o Blender juntamente com outros softwares – todos de código-fonte aberto. Afinal, quem disse que você precisa colocar a mão no bolso para produzir gráficos de qualidade?
- Trabalhando com imagens
- Modelagem 3D
- Rudimentos do 3D: Modelagem básica de sólidos
- Blender 3D, parte 1 (capítulos 1, 2 e 3)
- Blender 3D, parte 2 (capítulos 4, 5 e 6)
- Blender 3D, parte 3 (capítulos 7, 8 e 9)
- Introdução ao Blender Nodes
- Pirando na batatinha com o Blender e Python
- Testando o Flex SDK + Papervision 3D + Blender 3D
- Reconstrução 3D de tomografias computadorizadas