Índice das dicas

Tirando screenshots via linha de comando

Criado 16/ago/2006 às 00h38 por Carlos E. Morimoto

0
Embora a tecla printscreen não sirva para tirar screenshots, como no Windows, existem várias formas de tirar screenshots no Linux. Você pode usar o ksnapshot ou usar a opção Arquivo > Capturar > Tela do Gimp.

Mas, se você não tiver nenhum dos dois instalados no sistema, é possível usar o import, um utilitário de linha de comando incluído em praticamente todas as distribuições.

Vamos começar com um exemplo simples. Abra um terminal e use o comando:

$ import tela.png

O botão do mouse virará um cursor. Desenhe um retângulo na parte da tela que você deseja capturar e ela será automaticamente capturada e salva no arquivo "tela.png" no diretório corrente:

44

Se você preferir capturar o conteúdo de uma janela, basta clicar sobre a barra de título:

44-2

Se por outro lado você quiser um screenshot da tela toda, não apenas de uma janela, use o comando:

$ import -window root tela.png

44-3

O formato de compressão das imagens é especificado diretamente no nome do arquivo. Nos exemplos salvei as imagens em .png, mas para salvá-las em .jpg basta alterar a extensão do arquivo gerado, "import imagem.jpg" por exemplo.

A principal vantagem do import é que ele pode ser chamado a partir de scripts. Você pode por exemplo agendar um trabalho no cron (consulte o capítulo 4 do meu e-book) para tirar um screenshot a cada minuto por exemplo e assim poder monitorar em que tipo de página seu filho/filha/namorada(o)/funcionário(a)/chefe anda navegando.

Sem comentáriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 16/ago/2006 às 00h38