Suporte a mais Webcams

Suporte a mais Webcams
Assim como no caso dos Softmodems e placas Wireless, existe suporte no Linux para a maior parte das Webcams que podem ser encontradas no mercado. A maioria dos drivers são incluídos diretamente no Kernel, com duas importante excessões: o Spca5xx e o qc-usb, que dão suporte à vários modelos de câmeras comuns. Algumas distribuições já trazem estes dois drivers pré-instalados, em outras é preciso instalá-los manualmente.

Uma vez que os módulos estiverem instalados, o hotplug deve detectar a câmera automaticamente, assim que ela for plugada à porta USB.

O programa de videoconferência mais usado no Linux é o Gnomemeeting (apt-get install gnomemeeting). Ele é compatível com o Microsoft Netmeeting, porém não com o sistema usado no MSN, que é bem mais popular hoje em dia.

Você pode também colocar as imagens da webcam dentro de uma página web, de forma que elas sejam atualizadas automaticamente com uma certa freqüência. Uma boa forma de saber o que anda acontecendo em casa quando você não está ;-p.

imagem1

Vários programas suportam este recurso, entre eles o camstream e o camorama. Dentro do programa procure a opção “ftp to server” e forneça o endereço do ftp, login e senha para upload das imagens.

imagem2

Spca5xx

Este driver é uma espécie de coringa, suporta quase 100 modelos diferentes de webcams, com combinações de vários chipsets e sensores diferentes. A lista dos modelos suportados está disponível no: http://mxhaard.free.fr/spca5xx.html

A página de download é a: http://mxhaard.free.fr/download.html

O driver é atualizado com muita freqüência, enquanto escrevo a versão mais atual é o arquivo spca5xx-20041212.tar.gz.

Como de praxe, para instalá-lo é necessário ter instalados os compiladores e o código fonte do Kernel. Descompacte o arquivo com o comando “tar -zxvf spca5xx-20041212.tar.gz”, acesse a pasta spca5xx-20041212 que será criada e rode os comandos:

$ make
# make install

O script vai compilar o módulo spca50x.ko e copiá-lo para a pasta: /lib/modules/2.x.x/kernel/drivers/usb/media

Para carregá-lo manualmente, use o comando “modprobe spca50x”. Para fazer com que ele seja carregado automaticamente durante o boot, adicione a linha “spca50x” no final do arquivo /etc/modules.

Teste a câmera no gnomemeeting, camstream, camorama, gqcam ou outro programa de captura.

Logitech QuickCam

Segundo o desenvolvedor, este driver suporta as câmeras Logitech Quickcam Express (o modelo antigo), Logitech Quickcam Web, LegoCam, Dexxa Webcam, Labtec Webcam e alguns modelos da Logitech QuickCam Notebook.

Para instalá-lo, o primeiro passo é baixar o driver disponível no: http://qce-ga.sourceforge.net/

imagem3

O driver mais atual é o “qc-usb“, que oferece os mesmos recursos do driver antigo, o qce-ga, mas com várias atualizações.

Para instalar, descompacte o pacote, acesse a pasta que será criada e gere o arquivo do módulo com o comando:

# make all

Ative o módulo com o comando:

# insmod mod_quickcam.ko

Por último, rode o script que instala o módulo e os utilitários:

# ./quickcam.sh

Para que o módulo seja carregado automaticamente durante o boot, adicione a linha “quickcam” no final do arquivo /etc/modules.conf.

Pronto, agora basta abrir o Camorama, Gnomemeeting, XawTV ou outro programa de captura para usar a webcam, não é preciso reiniciar. Lembre-se que o suporte a USB deve estar habilitado, isso não é problema nas versões recentes das distribuições, onde o suporte vem ativado por default (a menos que você mesmo tenha desativado :-).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X