O que é e para que serve a partição PQSERVICE

O que é e para que serve a partição PQSERVICE

Há algumas semanas, após a “morte” do meu velho Athlon XP, adquiri um notebook da Acer com processador Core i3, 3GB de memória RAM e HD de 320 GB. Embora esta seja a capacidade nominal do disco rígido, o sistema informa que ele possui apenas 285 GB livres. Para onde foram os outros 35 GB? Sabemos que a capacidade de um disco formatado é menor do que a nominal por duas razões principais: a primeira porque enquanto os fabricantes contam a capacidade de armazenamento no sistema decimal, os computadores o fazem no sistema binário: assim, enquanto para um fabricante 320 GB são 320.000 MB, para um computador são 327.680 MB, o que dá uma diferença. O outro motivo é que o próprio processo de formatação reserva uma parcela do disco para si. Mesmo assim, 35 GB é muito espaço e, então, resolvi abrir a ferramenta de gerenciamento de disco e me deparei com isso:

Pelo que pesquisei, muito pouco se fala sobre essa partição PQSERVICE nos fóruns de informática nacionais: a maioria das menções à mesma são dúvidas de “técnicos” perguntando se podem apagá-la. Neste post, então, vou explicar para que ela serve e se você pode ou não apagá-la.

Então vamos lá…

A informática é movida por tendências: no começo, eram os gabinetes desktop; depois, vieram os torre; primeiro, eram os gabinetes brancos, depois os prateados e, agora, os pretos. Estas tendências, porém, vão muito além das questões estéticas: até meados da década de 2000, era comum, ao comprar-se um novo computador de marca, receber junto ao mesmo dois cds: um com o sistema operacional e outro com os drivers, ou apenas um com o sistema e com os drivers, o que começou a se popularizar com a ascensão do Windows Vista, que é distribuído em um DVD.

Recentemente, porém, os grandes fabricantes estão seguindo uma nova tendência, que é a de não entregar a mídia com o sistema para o consumidor. Esta atitude tem dois motivos principais: a primeira é a onda ecológica, pois sabemos que CDs e DVDs contém compostos que poluem o meio ambiente e a segunda é a redução de custos de produção. Aí você pode pensar: “Bom, mas um DVD, hoje, pode ser produzido a menos de 1 dólar” e isso está correto, mas pense que os fabricantes produzem em série e esse custo inexpressivo para um único computador pode ser uma bela dor de cabeça no final do mês para a fábrica. Isso sem contar, também, que as mídias podem ser perdidas ou riscadas, deixando de funcionar.

Assim, atualmente, os fabricantes estão colocando o conteúdo destas mídias no próprio disco rígido do equipamento. A partição PQSERVICE é uma partição primária, oculta, com configuração EISA que contém os arquivos de recuperação, os quais permitem restaurar o sistema operacional para os padrões de fábrica. Além da Acer, outras fabricantes, como HP, também estão adotando a prática e este parece ser o novo padrão da indústria.

Sabemos que muitos “técnicos”, ao reformatarem os notebooks dos clientes, tratam de inserir logo um CD ou DVD de alguma versão do Windows, Essa prática, além de incorreta – pois exigirá a caça por drivers de dispositivos e poderá trazer problemas no tocante à detecção do HD, se este for SATA – é totalmente desnecessária. Para reformatar um notebook ou computador Acer que tenha a partição PQSERVICE, certifique-se de que a opção D2D está habilitada na BIOS e, durante o boot, quando o logotipo da Acer aparecer, pressione Alt+F10.

O computador irá carregar um sistema de instalação do fabricante e perguntar se você deseja restaurar o disco rígido ou manter seus arquivos pessoais – opção esta que o próprio programa avisa que não remove os vírus. Assim, após fazer backup de seus arquivos importantes, rode este utilitário e ele irá, sozinho, formatar e instalar o sistema original de fábrica: você só precisará ficar assistindo, não será necessário configurar o disco rígido, nem caçar drivers e muito menos digitar o serial colado na parte de baixo do computador. É simpçes e fácil!

Agora, e se você apagou a partição? Neste caso, caso você tenha criado os discos de recuperação que o computador se oferece para fazer quando você o liga pela primeira vez, não há com o que se preocupar. Agora, caso você não tenha criado tais discos, prepare-se para uma via crucius, pois a página de solicitação de mídia é esta, que é internacional e tem pagamento em dólar.

No entanto, mesmo que você mantenha a partição, você poderá perder acesso a ela; isso acontece porque, para que a opção D2D funcione, a Acer insere algumas informações especiais na MBR do disco rígido na fábrica. Caso você instale outra edição ou versão do Windows, alguma distribuição de Linux ou reparticione o HD para fazer dual boot, as tais informações especiais poderão ser perdidas e o Alt+F10 deixará de funcionar. No entanto, é fácil recuperar o acesso à funcionalidade seguindo estes passos do EzineArticles:

  1. Desabilite a opção D2D na BIOS;

  2. Abra uma seção do Windows com privilégios administrativos;

  3. Baixe o programa Partedit32;

  4. No programa, identifique a partição PQSERVICE através de seu tamanho, mude seu tipo para 0C e salve. Reinicie a máquina. Agora, você deverá ser capaz de navegar normalmente na partição. Localize os arquivos mbrwrdos.exe e rtmbr.bin. Uma vez localizados, abra o prompt de comandos com privilégios administrativos e digite mbrwrdos.exe install rtmbr.bin. Feche o prompt de comando, reinicie a máquina, habilite novamente a opção D2D na BIOS e pronto: o Alt+F10 está funcionando.

Conclusão

A partição PQSERVICE é uma partição oculta utilizada para restaurar o computador com o sistema original de fábrica. Você não deve apagá-la a menos que tenha feito os discos de recuperação ou deseje utilizar um sistema operacional diferente daquele que veio instalado.

Por André Machado <andreferreiramachado [at]gmail.com>

http://www.andremachado.org

André F. Machado é graduando em Licenciatura em Matemática pela UFRGS.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X