Entendendo o mercado de servidores dedicados e planos de hospedagem

Entendendo o mercado de servidores dedicados e planos de hospedagem

Um servidor dedicado é, como o nome sugere, uma máquina só sua, que, além de hospedar os sites da sua empresa, pode ser usado para fornecer serviços, como servidores virtuais e planos de shared hosting.

Existem várias empresas especializadas neste tipo de serviço, que oferecem desde servidores baratos, por de US$ 80 a US$ 150 mensais, até servidores mais parrudos, de acordo com suas necessidades e seu bolso. Alguns exemplos de empresas de hospedagem com preços competitivos, sediadas no exterior são:

Temos em seguida as empresas nacionais, que oferecem o diferencial de hospedarem os servidores no Brasil, ligados diretamente aos links das operadoras nacionais. Isso garante que, na maioria dos casos, o acesso aos sites hospedados (para usuários do Brasil) seja melhor, principalmente com relação ao tempo de resposta. Alguns exemplos são:

Os dedicados hospedados no Brasil acabam saindo quase sempre muito mais caro, como você vai rapidamente perceber ao comparar os planos.

Pode parecer estranho que os datacenters com melhor custo benefício estejam justamente nos EUA, onde a mão de obra é mais cara, mas a questão principal aqui não é o custo da mão de obra, mas sim o custo dos links. Os links nacionais são muito mais caros (sem falar nos impostos e no custo dos equipamentos comprados no Brasil), o que prejudica a competitividade de qualquer DC nacional. Com isso, as empresas nacionais são obrigadas a concorrer com base na qualidade do serviço e do suporte, e não tanto em relação aos preços.

Tudo começa com as operadoras (carriers), responsáveis pelos links de acesso. Em alguns casos, a própria operadora pode montar seu datacenter, evitando intermediários, mas o mais comum é que ele seja mantido por uma segunda empresa, que monta a estrutura necessária e contrata os links.

Por ser uma estrutura muito cara, o espaço no datacenter é cuidadosamente dividido. Cada unidade de espaço corresponde a uma das baias de um rack de servidores. Um rack de tamanho padrão possui 42 baias, e cada servidor pode ocupar de uma a quatro baias (existem casos de servidores que ocupam 6 baias, mas eles não são comuns), de acordo com o tamanho do gabinete.

Isso abre espaço para a existência de diversas camadas de atravessadores, que revendem espaço ou serviços.

No nível 1 teríamos as próprias operadoras que fornecem os links, no nível 2 a empresa responsável pelo datacenter, no nível 3 uma empresa de hospedagem que loca racks inteiros, instala e mantém os servidores, no nível 4 teríamos uma empresa menor, que loca os servidores já instalados e os fornece aos clientes individuais e, no nível 5, empresas ainda menores, que locam um ou mais servidores dedicados e vendem planos de hospedagem, ou servidores virtuais.

É por isso que existem tantas opções de serviços e tanta variação de preços. Você pode imaginar uma pirâmide similar a esta:

  1. Operadora (carrier), que fornece os links.
  2. Empresa responsável pelo datacenter. Contrata os links da operadora, mantém a estrutura do DC e vende espaço para instalação dos servidores.
  3. Empresa de hospedagem. Aluga o espaço, instala os racks e os servidores e loca os servidores individuais.
  4. Revendedor. Loca os servidores (normalmente obtendo descontos por causa dos volumes) e os revende, incluindo suporte ou outros serviços que justifiquem o aumento no preço em relação aos servidores fornecidos diretamente pela empresa de hospedagem.
  5. Prestador de serviços. Loca alguns servidores e revende planos de hospedagem, servidores virtuais ou outros serviços, que permitam fracionar um único servidor entre diversos clientes.
  6. Atravessador. Apenas revende serviços prestados por outros, recebendo comissão.

Como em outras áreas, quanto mais alto na pirâmide você conseguir se posicionar, melhor. De uma forma geral, você entra no terceiro nível, locando um servidor dedicado diretamente a partir da empresa de hospedagem e, se for o caso, revende planos de hospedagem e outros serviços utilizando o servidor (fazendo assim o papel de revendedor ou prestador de serviços).

Em muitos casos, as camadas se interpolam. Em alguns casos a própria operadora pode decidir montar um datacenter e invadir o nível 2 da pirâmide, ou a empresa responsável pelo datacenter pode decidir começar a atender os clientes individuais, invadindo os níveis 3, 4 e 5.

Dependendo do volume de servidores que você deseja hospedar, pode ser vantajoso montar as máquinas e locar diretamente o espaço no datacenter (nível 2) em vez de locar os servidores implantados por outra empresa.

Além dos servidores dedicados, tempos também a categoria do VPS (Virtual Private Server) que são servidores semi-dedicados, que rodam sobre uma máquina virtual, dentro do Virtuozzo, VMware Server, Xen ou outro sistema de virtualização. Isso reduz bastante os custos para a empresa de hospedagem, já que um único servidor pode hospedar vários VPS, com os recursos de hardware sendo compartilhados entre eles.

Os planos de VPS são bem mais comuns que os de servidores dedicados, pois inúmeras empresas locam servidores e revendem servidores virtuais. Com isso, existe uma variação muito grande na qualidade dos planos.

Os planos de VPS de maior qualidade custam a partir de US$ 40, com 256 MB de RAM, 40 GB ou mais de armazenamento e garantia de disponibilidade de pelo menos 10 ou 20% dos recursos do processador, independentemente do uso dos demais servidores virtuais hospedados na mesma máquina.

Existem diversos planos de VPS de baixo custo, muitos deles abaixo da faixa dos 10 dólares, o faz com que os planos sejam interessantes se você quer apenas hospedar alguns sites de baixo tráfego ou quer ter um servidor para estudar e fuçar.

Um exemplo de empresa já antiga nesse nicho é a http://vpslink.com/, que oferece planos a partir de US$ 7.95. Outras empresas que oferecem planos de VPS abaixo da marca dos US$ 10, mantendo uma qualidade de serviço aceitável são: https://www.rapidvps.com, http://www.wsservers.com e http://www.vpsville.ca

Concluindo, temos os planos de shared hosting, os planos de hospedagem “simples”, onde você tem acesso a uma conta de FTP ou uma interface web para dar upload dos arquivos do site, tem uma quota de espaço e uma quota de transferência mensal e paga por domínio hospedado.

Além dos planos de hospedagem gratuita, existem inúmeras opções de hospedagem com quotas generosas de transferência e preços extremamente baixos, incluindo planos “milagrosos”, como no caso de serviços como o http://dreamhost.com/ e o http://www.bluehost.com/.

Estes planos são possíveis devido ao uso de overselling, onde são vendidos um volume muito maior de planos do que o suportado pela estrutura de hospedagem, partindo da premissa de que apenas alguns dos usuários realmente consumirão todos os recursos oferecidos pelo plano, assim como no caso de serviços como o Gmail.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X