Mais dicas de configuração do KDE 4

Mais dicas de configuração do KDE 4

No post anterior, falei um pouco sobre as configurações gerais do KDE 4, disponíveis no Systemsettings. Vamos agora às opções da aba “Avançados”, que agrupa as demais opções:

kde4_html_m52c43fc3

Associações de arquivos: Aqui vai o verdadeiro menu de configuração das extensões de arquivos, que no Kcontrol fazia parte da seção “Componentes do KDE”. Este é mais um módulo herdado do Kcontrol, o que faz com que a configuração não mude em relação ao KDE 3. As extensões conhecidas são exibidas em árvore e você pode especificar a ordem de aplicativos para cada uma. Para ganhar tempo, você pode usar a busca para ir direto à extensão desejada.

Carteira do KDE: A carteira do KDE (kwallet) é um módulo de segurança que permite salvar senhas de maneira segura, protegidas por uma senha mestra. Ela funciona bem, o grande problema é que é usada apenas por aplicativos do KDE. O Firefox, por exemplo, utiliza um sistema próprio para salvar as senhas, assim como os aplicativos do Gnome. Se você utiliza o Firefox como navegador e não utiliza muitos aplicativos do KDE que armazenem senhas, você talvez prefira desativá-la.

Detalhes do tema da área de trabalho: Essa opção complementa as opções de aparência disponíveis na aba “Geral”, permitindo ajustar de forma independente o visual de cada um dos itens da área de trabalho.

Fontes de dados do KDE: O KDE é capaz de sincronizar os contatos do Kontact (o aplicativo de agenda padrão do desktop) em relação a pastas compartilhadas e servidores LDAP. Este não é um recurso muito usado, simplesmente por que o Kontact não é um dos aplicativo de agenda mais populares em ambientes corporativos, mas a opção continua disponível.

Gerenciador de serviços: O KDE é composto de diversos componentes. Alguns deles são serviços que ficam ativos continuamente, executando alguma tarefa específica. Um bom exemplo é o KHotKeys, que é o responsável por monitorar as teclas de atalho. Esta seção permite que você desative manualmente alguns dos serviços do sistema, com o objetivo de desativar algum recurso irritante, ou de economizar memória. Ela é também um bom lugar para fuçar e aprender mais sobre os componentes do sistema:

kde4_html_m73dfd635

Gerenciador de sessão: Aqui vão as opções de confirmar ou não o logout e de carregar sessões salvas, que no Kcontrol estava disponível no “Componentes do KDE > Gerenciador de sessão”.

Hardware: O KDE 4 possui um framework para gerenciamento de dispositivos de hardware, o Solid (http://solid.kde.org/). Ele permite que os aplicativos do KDE manipulem a configuração de dispositivos (acessando arquivos em um pendrive, ou configurando uma impressora de rede por exemplo), além de serem notificados da inserção ou remoção de dispositivos. Através do Solid, um aplicativo poderia verificar a carga da bateria, ou listar as partições montadas, por exemplo, sem recorrer a comandos ou à leitura de arquivos ou logs do kernel.

Do ponto de vista técnico, o Solid é muito similar ao HAL, que tem uma função semelhante. A grande diferença é que o Solid é apenas um front-end através do qual os aplicativos podem obter informações a partir de diversas fontes, incluindo o HAL.

Naturalmente, a maior parte disso tudo interessa apenas a desenvolvedores, mas alguns dos recursos são acessíveis também para quem vem de fora. Um bom exemplo é o comando “solidshell”, uma interface de linha de comando para o Solid que pode ser usada em shell-scripts. Para desativar a rede wireless, por exemplo, você poderia usar o “solidshell network set wireless disabled”.

Iniciar automaticamente: Tradicionalmente, para fazer com que um aplicativo fosse aberto automaticamente junto com o KDE, você devia arrastar o ícone referente a ele para dentro da pasta “.kde/Autostart” dentro do home. Para executar um script, era necessário criar um ícone de atalho apontando para ele e também arrastá-lo para a pasta.

O uso da pasta Autostart (agora “.kde4/Autostart”) continua sendo suportado pelo KDE 4, mas agora você pode adicionar aplicativos e scripts através dessa seção no Systemsettings. O problema com essa abordagem é que agora temos duas configurações separadas para a mesma função e você precisa checar em dois lugares (na pasta e no painel) quando quiser desativar um aplicativo que está subindo junto com o KDE.

Pesquisa na área de trabalho: O KDE 4 inclui um serviço de indexação, o Strigi, que trabalha em conjunto com o Nepomuk (o aplicativo de pesquisas), que quando ativados permitem realizar pesquisas rápidas dentro do conteúdo de locais. Graças à indexação dos arquivos, as buscas são realizadas de forma quase instantânea (no estilo das buscas do Google), o que acaba sendo uma grande ajuda para quem tem muitos arquivos e tem dificuldade para encontrar o que procura.

O Strigi é consideravelmente mais rápido que o Beagle (outro serviço de indexação, tipicamente encontrado em distribuições baseadas no Gnome), mas por ficar ativo continuamente indexando os arquivos, ele consome uma fatia dos recursos do sistema, o que faz com que ele fique desativado por padrão na maioria das distribuições.

Essa seção permite ativá-lo e ajustar algumas opções de indexação, mas, naturalmente, você só deve ativá-lo se for utilizá-lo, caso contrário será apenas mais um daemon sugando recursos do sistema.

Recuperação do CDDB: O CDDB é um serviço de identificação de faixas em CDs de áudio, que é utilizado pelo KsCD para exibir nos nomes das faixas enquanto você ouve CDs de música. Esta seção (mais uma herdada do Kcontrol) permite ajustar as configurações do serviço, muito embora isso raramente seja necessário.

Uma dica é que você pode ripar rapidamente CDs de áudio usando o Konqueror ou o Dolphin; basta deixar o CD no drive e digitar “audiocd:/” na barra de endereços. Ele mostrará diversas opções de pastas (mp3, ogg, wav, etc.). Basta arrastar a pasta com o formato desejado para o desktop (ou qualquer outra pasta) para as faixas sejam extraídas e salvas no formato correspondente (os nomes das faixas são definidos automaticamente, com a ajuda do CDDB).

CDs de Áudio: Essa opção permite ajustar o nível de qualidade para a ripagem dos CDs usando o “audiocd:/” ou outros aplicativos do KDE.

Configurar K3b: O K3B é o aplicativo de gravação padrão do KDE 4, o que garantiu um módulo de configuração dentro do Systemsettings. Entretanto, no KDE 4.2 o módulo inclui apenas as opções com os caminhos de busca dos executáveis do cdrecord, cdrdao e outros utilitários de gravação, que você só precisa alterar manualmente caso os tenha instalado a partir do código fonte em algum diretório fora do padrão.

Gerenciador de início de sessão: Aqui vão as configurações do KDM, incluindo a opção de ativar o login automático e de ajustar o tema. É preciso abrir o Systemsettings com permissão de root para ter acesso a todas as opções.

Gerenciamento de energia: O KDE 4 inclui um daemon de gerenciamento de energia, o PowerDevil, que é configurado através dessa seção. Ele é o sucessor do “Bateria do Laptop”, o limitado módulo de gerenciamento de energia que era usado no KDE 3. Ele oferece um conjunto atualizado de opções, incluindo opções para escurecer a tela depois de um tempo de inatividade, suspender para a RAM (suspender) quando a tampa é fechada e definir a política de desempenho para o clock do processador. Ele permite também que você configure perfis independentes (Performance, Powersave, Presentation, etc.) que são usados de acordo com a carga da bateria:

kde4_html_730f2a1d

Para que as opções funcionem, é necessário que o PowerDevil esteja ativado na seção de configuração dos serviços do KDE.

Concluindo, outra mudança no KDE 4 é o uso do Dolphin como gerenciador de arquivos, no lugar do Konqueror. O Dolphin oferece uma interface mais simples e acesso mais fácil às funções para acesso a compartilhamentos de rede, mas em compensação não oferece muitos dos recursos disponíveis no Konqueror, muito embora emule muitas das funções.

Em outras palavras, ele é um aplicativo completamente novo e não um descendente direto do Konqueror e por isso tem pontos positivos e negativos em relação a ele. A principal diferença entre os dois é que o Konqueror é um aplicativo de uso geral, que pode ser usado como gerenciador de arquivos, navegador, terminal (experimente clicar no Configurações > Emulador de terminal) e assim por diante, enquanto o Dolphin é mais especializado, destinado a ser apenas um gerenciador de arquivos.

Um bom exemplo disso é que, sendo também um navegador, o Konqueror inclui visualizadores para diversos formatos de arquivos. Ao clicar em uma imagem, por exemplo, ela não é exibida no Gwenview ou no Gimp, mas sim exibida dentro da própria janela do Konqueror.

No caso do Dolphin, todos estes visualizadores foram eliminados, fazendo com que ele simplesmente abra os arquivos usando o aplicativo externo relacionado a eles. Imagens são exibidas por padrão no Gwenview (que se tornou o visualizador de imagens default do KDE, substituindo o antigo Kuickshow) enquanto arquivos em PDF são abertos no Okular, por exemplo.

Naturalmente, você pode alterar os aplicativos default para cada extensão de arquivos. Para isso, acesse as propriedades de um arquivo e, na aba “Geral”, clique no ícone da chave inglesa para acessar a janela de edição do tipo de arquivo:

kde4_html_1a0f4173

A organização do Dolphin é baseada no uso de três colunas, que foi desenvolvida pensando em aproveitar melhor o espaço em PCs com telas wide. A coluna da esquerda mostra uma lista personalizável de atalhos para compartilhamentos de rede e partições do HD, oferecendo acesso rápido, enquanto a coluna da direita mostra previews e informações sobre os arquivos. Existe também uma opção para dividir a janela central em duas colunas, o que facilita muito as operações de cópia de arquivos entre diferentes pastas.

kde4_html_591ddee5

Apesar de ter perdido o cargo de gerenciador de arquivos oficial, o Konqueror continua fazendo parte do KDE 4. Mesmo em distribuições onde ele eventualmente não venha instalado por padrão, basta instalá-lo através do gerenciador de pacotes, como em “urpmi konqueror” ou “apt-get install konqueror”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X