Índice das dicas

Instalando o Knoppix dentro da partição do Windows

Por Carlos E. Morimoto em 15 de agosto de 2006 às 02h11

0

O Knoppix resolve este problema, pois é ao mesmo tempo uma distribuição completa, e pode ser facilmente instalado dentro da partição Windows. Veja como:

  1. Consiga seu CD do Knoppix. No meu tutorial http://www.hardware.com.br/tutoriais/dominando-knoppix/ você encontra os links de onde baixar o ISO.
  2. Dê um boot com o CD para se certificar que ele funciona no seu sistema.
  3. Volte para o Windows. Acesse o CD pelo Windows Explorer. Dentro da pasta "KNOPPIX" você encontrará um arquivo muito grande (também chamado Knoppix, sem extenção), de quase 700 MB. Esta é justamente a imagem compactada do Knoppix.
  4. Crie uma pasta "KNOPPIX" (em maiúsculas) no seu C: ou D: e copie para dentro dela o arquivo compactado. Se quiser você pode copiar as músicas e o restante do conteúdo do CD também, mas não é necessário.
  5. Crie um disquete de boot do Knoppix. Para isso, baixe o rawwritewin e use-o para gravar no disquete o arquivo boot.img que está no CD-ROM do Knoppix.
  6. Dê boot pelo disquete e você estará dentro do Knoppix :-). Ao não encontrar o CD ele procura pela imagem compactada também nas partições do HD, o que nos permite inicializar de dentro da partição do Windows.
  7. De dentro do Knoppix você pode montar sua partição do Windows usando o ícone no desktop. Você pode salvar seus arquivos normalmente, além de também acessar os arquivos do Windows. A unicade C: do Windows aparecerá dentro da pasta /mnt/hda1.
  8. Para salvar as configurações da área de trabalho, baixe o Knoppix Persistent Home. Ele é um script que salva todas as configurações numa pasta do HD e gera um novo disquete de boot, que automaticamente carrega os arquivos com as suas preferências.
  9. Lembre-se que esta receita funciona apenas em partições FAT ou FAT32. Tentar montar uma partição NTFS do Windows XP com suporte a escrita pode destruir os dados armazenados.
  10. Além de copiar os arquivos para a partição do Windows, sempre existe a possibilidade de reparticionar o HD e fazer uma instalação "real" do Knoppix, usando o programa "knx-hdinstall" que comento no tutorial. Você pode aproveitar pra fazer isso da poxima vez que precisar reinstalar o Windows.

Sem comentáriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 15 de agosto de 2006 às 02h11

Comentários