Instalando o PGD (IRPF) e ReceitaNet no Linux

Instalando o PGD (IRPF) e ReceitaNet no Linux
O Linux se expandiu no Brasil, disso não há dúvidas. Programas como o Computador para Todos difundiram o software livre em nossa nação, com mais e mais novos usuários – vale lembrar também de empresas, escolas, faculdades e outras instituições que acabaram migrando para o sistema livre, entre outros. Isso além de outras empresas que, para comercializar um PC mais acessível, vendia-o com Linux. Você mesmo pode verificar isto abrindo qualquer jornal de ofertas de lojas de eletrodomésticos ou de informática, e metade dos computadores vem com o sistema operacional aberto; fato que, há alguns anos, era inesperado.

Com isso, tais brasileiros, uma vez ao ano, têm que fazer uma declaração, a do Imposto de Renda Pessoa Física, para a Receita Federal. O meio mais fácil, é, obviamente, pelo computador. Mas, será que todos os novos usuários de Linux conseguem instalar de forma clara os dois programas necessários?

Esta dica visa ajudar aqueles que estão entrando no mundo do software livre agora e se sentem perdidos quanto à instalação da versão Java do PGD (Programa Gerador de Declarações) e do ReceitaNet, que trata de enviar as declarações pela Internet. Vamos lá 🙂

Verificando o JRE

Antes de iniciar a instalação dos programas da Receita, é preciso verificar se o Java Runtime Environment, da Sun, está instalado. Isso porque o PGD e o ReceitaNet são escritos na linguagem Java, e necessitam da máquina virtual para rodarem.

Se você ainda não sabe o que é Java, veja a explicação de Carlos E. Morimoto:

“O Java é uma linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe até certo ponto parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas em Java podem ser executados em qualquer sistema operacional, desde que o interpretador esteja instalado.

A JVM é um programa que converte o código Java em comandos que o sistema operacional possa executar. Existem máquinas virtuais para vários sistemas operacionais: o problema é que, devido ao processamento executado pela máquina virtual, o programa torna-se mais pesado do que seria caso escrito diretamente para a plataforma.
Um exemplo de programa desenvolvido desta forma é o Mercury (um cliente MSN com versões para Linux e Windows, um dos primeiros a oferecer suporte a webcam e por isso bastante famoso). Embora o código fonte do programa seja relativamente simples e bem escrito, ele é bem mais pesado que outros programas similares, por causa da máquina virtual.”

Então, mãos à obra 🙂

Abra um terminal, como o Konsole ou Gnome-terminal, e vamos executar alguns simples comandos para efetuarmos a verificação. Rode:

$ java -version

Se este comando voltar a seguinte mensagem:

fsf6

É porque o JRE da Sun está realmente instalado. Caso contrário, vá para a parte “Instalando o Java Runtime Environment”, só depois indo à instalação dos aplicativos da Receita.

Você ainda pode rodar o comando:

$ javaws

Que deverá abrir um programa como esse:

fsf9
Caso não abra, e apareça o seguinte retorno:

fs5

É porque realmente o JRE da Sun não está instalado.

Download e instalação do PGD/ReceitaNet

Para baixar os arquivos, acesse as páginas:

E baixe os arquivos correspondentes, para Linux obviamente. Com os arquivos salvos, abra o Konqueror ou outro similar e clicando com o botão direito nos arquivos, vá até Propriedades:

img-34e894b8
E, indo à aba “Permissões”, marque-os como “É Executável”:

fsf8
Pressione Ok. No nautilus, do Gnome, execute procedimento similar, marcando “Permitir execução do arquivo como programa”:

1
Captura_da_tela-Propriedades de IRPF2008linuxv1.0.bin

Agora, basta dar um clique o arquivo (no KDE, se configurado para apenas um, já no Gnome, dê dois cliques). No Gnome, responda “Executar” se ele te perguntar qual ação deseja fazer. O instalador se iniciará:

Captura_da_tela-Instalação do IRPF 2008
Siga agora o assistente, clicando em “Avançar” até finalmente concluir. Ao término da instalação, um ícone como este aparecerá na área de trabalho:

icone
Para o PGD se iniciar, clique no ícone do PGD IRPF 2008, ou vá até o local onde você instalou o programa, normalmente em /home/usuario/ProgramasRFB/IRPF2008, e execute o arquivo “irpf2008”, como se fosse outro qualquer (clique):

modelo21
Para o ReceitaNet, o procedimento é idêntico:

Captura_da_tela-Instalador do Receitanet Java 2008.01
Bastando, depois da instalação, executá-lo através do ícone na área de trabalho, ou pelo local onde você instalou, normalmente em /home/usuario/ProgramasRFB/Receitanet Java, rodando o arquivo “receitanet.bin”.

Instalando por linha de comando

Se você é daqueles que quer aprender mais e fazer tudo por linha de comando, abra o terminal e entre numa pasta desejada. Baixe os arquivos com os comandos:

$ wget -c http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/irpf/2008/PGDIrpf2008/Java/Linux/IRPF2008linuxv1.0.bin
$ wget -c http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2008_01linux.bin

E torne-os executáveis:

$ chmod +x IRPF2008linuxv1.0.bin
$ chmod +x ReceitanetJava2008_01linux.bin

Para finalizar, execute-os, com:

$ ./IRPF2008linuxv1.0.bin
$ ./ReceitanetJava2008_01linux.bin

Obviamente, aguardando a instalação do primeiro para depois a execução do segundo. O instalador gráfico se iniciará, tornando igual ao passo anterior a partir desta etapa.

Instalando o Java Runtime Environment

O JRE contém a máquina virtual que permite rodar programas feitos na linguagem Java em uma máquina, como por exemplo o famoso messenger Mercury e o jSMS, software nacional de envio de mensagens de texto para celulares. Porém, com o intuito de que cada atualização vem com novidades, como mais velocidade, e que nem todos conseguem desfrutar de tal, este tutorial visa ajudar a quem quer instalar ou atualizar o Java Runtime Environment no Linux. Para prosseguir, acesse o tutorial abaixo:

java Tutorial: JRE e JDK no Linux

O Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo, principalmente por sua portabilidade e flexibilidade. Atrás dele vêm as máquinas virtuais e kits de desenvolvimento, que chegaram no ano passado na sua versão 1.7, trazendo várias novidades. Confira quais são e como deixar seu Linux pronto para eles.
Júlio César Bessa Monqueiro
10/01/2007

https://www.hardware.com.br/tutoriais/java-linux/

Vídeo

Francisco Dourado <praianoturna at hotmail.com> nos indicou um vídeo de sua autoria para publicação aqui nesta dica. O link original do vídeo é: http://querumbloggratuito.blogspot.com/2008/03/irpf-2008-for-linux.html
Para quem quiser complementar a leitura, nada como um recurso multimídia 🙂

Boa sorte a todos! E não se esqueçam de fazer a declaração de forma honesta!

Agradecimentos ao Saulo Vieira, do JavaFree.org, e ao Alessandro Rogerio Couto Raulino (roger_2), do fórum UbuntuPT

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X