Você sabe o que é EDR?

Você sabe o que é EDR?

O padrão bluetooth original oferece uma taxa bruta de transmissão de 1 megabit mas, devido à modulação do sinal, a taxa obtida na prática são apenas 736 kbits em modo assíncrono ou 432 kbits em modo síncrono. Apesar da velocidade ser mais do que suficiente para o uso de headsets USB, conexão de teclados e mouses, ou mesmo para a transferência de pequenos arquivos, ela limita severamente o uso do Bluetooth para algumas funções, como ao criar redes PAN (onde o Bluetooth é usado como interface de rede) e ao conectar via DUN, usando o smartphone como modem Bluetooth.

Como no DUN é usado o modo síncrono de transmissão, a velocidade da conexão fica limitada a cerca de 54 KB/s, bem menos que as taxas máximas de transmissão das redes HSDPA, que vão de 1.8 a 72 megabits. Na Vivo, por exemplo, utiliza a versão de 3.6 megabits, é possível obter uma taxa real de cerca de 145 KB/s (assim como nas redes Wi-Fi existe uma grande perda devido à modulação do sinal e ao compartilhamento da banda), mas ao conectar via Bluetooth sua conexão fica limitada aos 54 KB/s oferecidos por ele.

A solução para o problema é o padrão EDR, introduzido juntamente com o Bluetooth 2.0. No EDR, a velocidade de transmissão foi multiplicada por três, atingindo 3 megabits de taxa bruta de transmissão, com 2.1 megabits em modo síncrono, suficientes para comportar uma conexão HSDPA sem grandes limitações, além de ajudar bastante na transferência de arquivos.

Ao comprar o adaptador Bluetooth, certifique-se de que ele oferece suporte ao EDR (o EDR é um recurso opcional, de forma que nem todos os adaptadores Bluetooth 2.0 oferecem suporte a ele) além de, naturalmente, dar preferência a smartphones com transmissores Bluetooth que também ofereçam suporte, já que ele só entra em ação quando suportado pelas duas pontas.

» Leia mais sobre Bluetooth

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X