Dica rápida para salvar DVDs e assistir depois

Por:
Dica rápida para salvar DVDs e assistir depois

Um dos problemas existenciais trazidos pela vida moderna são os prazos de devolução dos DVDs; principalmente quando você aluga vários, achando que terá tempo para assistí-los durante o final de semana e no final acaba tendo que trabalhar em algum projeto urgente e acaba tendo que devolver sem assistir (ou deixar para ver durante a semana e pagar diárias adicionais).

Existem inúmeros utilitários para ripar DVDs, converter para outros formatos e assim por diante, que variam em recursos e nível de usabilidade. O maior problema é que se você não tem tempo para assistir o DVD antes de devolvê-lo, provavelmente também não terá para procurar um programa de ripagem, aprender a usá-lo e esperar pelo longo processo de conversão do vídeo.

Aqui vai uma dica rápida para usar nesses casos, que pode ser usada em qualquer distribuição Linux, usando apenas os utilitários básicos do sistema.

Comece usando o dd para ripar o DVD e salvá-lo em um arquivo. É preciso que a partição tenha uns 10 GB de espaço livre, já que os DVDs de dupla camada resultam em arquivos de até 8.5 GB. A sintaxe do dd é simples, basta indica o device do drive de DVD (/dev/dvd na maioria das distribuições) e o arquivo que será gerado, como em:

# dd if=/dev/dvd of=filme.iso

Caso você tenha problemas para usar o dd em um DVD protegido, use o mplayer para abrí-lo antes de usar o dd, como se você fosse assistir o filme. O mplayer ficará alguns segundos quebrando o algoritmo de encriptação (é necessário que o pacote “libdvdcss2? esteja instalado) e depois passará a exibir o filme. O truque é que uma vez quebrada a encriptação, o DVD ficará disponível para leitura até que seja ejetado, permitindo que você faça a cópia usando o dd.

Ou seja, basta abrir o mplayer, deixar que ele exiba os primeiros segundos do filme e em seguida fechá-lo e usar o dd para fazer a cópia.

Como o dd não faz nenhum processo de conversão, apenas copia sem inventar moda, a velocidade depende apenas da velocidade do drive de DVD. Em um drive 4x demorará cerca de meia hora.

Nesse ponto você tem uma cópia completa do DVD salva no HD e pode devolvê-lo sem pena. Na hora de assistir, monte o arquivo iso salvo usando a opção “-o loop” do mount, como em:

# mount -o loop filme.iso /mnt/cdrom

Com isso, fica faltando apenas configurar o player de vídeo para procurar o DVD na pasta onde o iso foi montado, como em “/mnt/cdrom”, onde ele encontrará a cópia exata do disco. No Kaffeine, por exemplo, a opção vai no Configurações > Parâmetros do motor xine > Media > dvd.device:
fig1
Feito isso você poderá assistir ao filme normalmente, sem perda de qualidade. Esta dica também pode ser usada para aumentar a autonomia da bateria do notebook ao assistir a um DVD em uma viagem (desde que você copie o DVD previamente, naturalmente), já que exibir o filme a partir do HD consome muito menos energia do que ao usar drive óptico.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X