Comprando gadgets e acessórios no exterior

Comprando gadgets e acessórios no exterior

A enorme variedade de carregadores, cabos, baterias, adaptadores e acessórios em geral, torna encontrar acessórios para qualquer modelo pouco comum nas lojas uma tarefa quase impossível. Em vez de ficar batendo perna por aí, uma opção muito mais prática e geralmente também mais barata, é pesquisar em lojas online.

Como a maioria dos acessórios são produzidos na China e em outros países da ásia, você pode ir direto à fonte, comprando diretamente em lojas do exterior. Além da maior variedade e da maior facilidade em encontrar acessórios e adaptadores incomuns, você acaba pagando muito menos.

Um fator que torna comprar pequenos itens no exterior, em vez de comprá-los em lojas online do Brasil é uma peculiaridade nas regras de envio dos correios, que impede o envio de objetos e produtos via carta ou carta registrada, diferente do que temos em todos os demais países do mundo, onde você pode enviar pequenos objetos via carta comum, desde que eles não excedam o peso máximo permitido.

Se você quer mandar qualquer produto pelos correios, mesmo que seja uma caneta, um cartão de memória ou um acessório qualquer, precisa enviá-lo via PAC, encomenda ou sedex. Por outro lado, os correios não deixam de entregar correspondências contendo objetos que chegam de outras partes do mundo, de forma que temos uma situação paradoxal, onde é mais barato enviar um pendrive de Hong-Kong até São Paulo do que de Campinas até São Paulo.

O maior problema com os envios via correio é que eles demoram para chegar (de duas a três semanas em média e um pouco mais nas épocas de festas), mas a diferença no preço geralmente compensa. Um exemplo é este “mini-kit” de acessórios, comprado no final de 2008, com um cartão microSD de 4 GB, um mini leitor de cartões, transmissor bluetooth, adaptador de 3.5 para 2.5 mm e uma capa de silicone:

Com exceção do cabo de audio e do cartão, seria difícil encontrar este conjunto de itens no Brasil, de forma que você precisaria comprar em várias lojas diferentes e provavelmente acabaria gastando mais de 100 reais. Por outro lado, comprando via web ele custou apenas US$ 18.69 no total.

Algumas lojas online bem conhecidas que enviam para o Brasil são:

http://www.dealextreme.com/
http://uxcell.com/
http://www.brando.com.hk/
http://www.netimes.com/shop/

(Uma dica ao comprar no DealExtreme é marcar a opção “enable bulk-rate” na hora de concluir a compra. Ela aumenta o preço em US$ 1.70, mas faz com que o pacote seja enviado com registro, o que permite que você rastreie através do site dos correios. A partir do momento em que ele chega ao Brasil, ele se torna um objeto nacional, que você rastreia no www.correios.com.br, através da opção de objeto nacional.)

Lojas do exterior são também a melhor opção se você precisa de peças de reposição, como telas, cabos flat, que são quase impossíveis de encontrar no Brasil. Outro item comum são os teclados e carcaças de reposição (pesquise por “Replacement Housing Case”), que podem ser usadas para recauchutar um aparelho já bem usado, dando a ele um ar de novo. Elas são interessantes sobretudo se você achou algum modelo usado por um bom preço, mas com muitos riscos ou outros danos visuais:

Elas são relativamente baratas, em muitos casos custando menos de US$ 10, mas a qualidade varia bastante, por isso é importante pesquisar por alguns comentários ou reviews antes de comprar. Em alguns casos, você pode encontrar carcaças originais, naturalmente por preços mais altos.

PayPal: A forma de pagamento mais comum (e provavelmente também a mais segura) é usar uma conta do PayPal (https://www.paypal.com), que é o sistema de pagamentos online mais bem aceito. Ele começou como um serviço do Ebay, para intermediar os pagamentos para as compras feitas através dos leilões, mas acabou crescendo e passando a ser aceito pela maioria das lojas, servindo como uma opção mais segura ao velho processo de fornecer o número do cartão de crédito, que nunca foi muito bem aceito fora dos EUA.

Para criar a conta, é necessário fornecer um e-mail válido, o endereço para envio das compras e o número de cartão de crédito ou cartão de débito (recentemente o PayPal passou a aceitar os cartões de débito de bancos do Brasil) que é usado como confirmação de identidade.

Com relação aos pagamentos, o uso mais comum é simplesmente incluir um número de cartão de crédito e deixar que as compras sejam debitadas no cartão, mas é também possível obter créditos através de transferências de outras pessoas (comprando créditos de algum amigo, vendendo alguma coisa ou colocando um botão de doações no seu site, por exemplo) e usá-los para comprar sem precisar usar o cartão.

Em ambos os casos, basta procurar a opção de pagar via PayPal ao finalizar a compra, que leva a uma página do serviço, onde você faz login e tem a oportunidade de checar os valores e outras informações antes de concretizar a compra.

Existem dois tipos de conta no PayPal, as verificadas e as não-verificadas. As contas não-verificadas possuem um limite de transferência de US$ 2000 (limite cumulativo), o que corresponde ao valor que é coberto pelo seguro contra fraudes. O limite é suficiente para compras ocasionais, mas não para quem vende produtos ou realiza um volume muito grande de compras e transferências. Para ampliar o limite, é necessário transformar a conta em uma conta verificada (verified account).

Para transformar sua conta em uma conta verificada, é necessário incluir um cartão de crédito internacional, que é usado para verificação da identidade e do endereço. É feito um débito de US$ 2 no cartão (que é reembolsado na forma de créditos) que aparece na fatura do cartão com um código de 4 dígitos. É este o código que você precisa fornecer para concretizar o upgrade da conta.

O cartão de crédito pode ser usado nos dois sentidos, ou seja, pode ser usado tanto para pagar peças compras feitas, quanto para receber pagamentos de vendas em dólares que você eventualmente faça. Para isso, use a função “Withdraw” do painel do PayPal e escolha a função “Withdraw funds to your card”. É cobrada uma US$ 5 por transferência e o saque aparece como crédito na fatura do cartão, anulando outros gastos que você faça durante o mês. Existe também a opção de receber um cheque internacional, mas o processo para sacá-lo no Brasil é burocrático.

A conta do PayPal é bastante útil também ao comprar softwares, já que é aceito pela esmagadora maioria dos desenvolvedores e sites de venda, muitas vezes como única opção de pagamento. Embora muitos softwares sejam vendidos por valores absurdos, existem muitos exemplos de softwares bastante úteis, criados por desenvolvedores independentes, que custam apenas 10 ou 15 dólares. Muitos deixam de comprar softwares não pelo valor, mas pelo simples fato de não possuírem cartões internacionais, ou terem medo de fornecer o número do cartão, dois problemas que a conta no PayPal ajuda a resolver.

Além das lojas online, outra opção é pesquisar no Ebay (http://ebay.com), onde você encontra diversos produtos e acessórios difíceis de achar a preços competitivos. Ao usar a busca, clique no link “Shipping to USA” na parte superior da lista e mude para “Brazil – BRA” no menu. Assim você pode ver diretamente os vendedores que oferecem a opção de envio para o Brasil, sem precisar ficar abrindo cada um dos anúncios. Em muitos casos, o vendedor pode não ter especificado o envio para o Brasil, mas aceitar enviar caso contactado diretamente. Outros especificam diretamente que enviam apenas para os EUA ou outros locais específicos.

Normalmente os vendedores do Ebay cobram uma taxa única de “Shipping and Handling” (envio e manuseio), que inclui o custo do envio e qualquer outra taxa que ele queira cobrar. É por isso que alguns podem cobrar 6 dólares e outros 20 pela mesma modalidade de envio. No mercado americano isso é considerado normal.

Impostos: Com relação aos impostos, existe a velha questão da isenção de compras de 50 dólares, uma regra criada para flexibilizar a entrada de objetos de pequeno valor, evitando que as alfândegas fossem sobrecarregadas pela papelada necessária para recolher impostos sobre cada caneta ou figurinha que entra no país.

Em teoria, esta regra se aplica apenas para envios de pessoa física para pessoa física, para fins pessoais e não para compras em geral, mas na prática o mais comum é que todas as compras de pequeno valor sejam isentadas. Com isso, um acessório que custa US$ 20, acaba realmente custando apenas 40 e poucos reais e a única desvantagem fica sendo a demora na entrega.

A exceção fica por conta dos livros, que são isentos na maior parte dos países do mundo, independente do valor. Compras em que o envio é feito de forma eletrônica, como no caso de um software ou um e-book, também são isentas.

A principal dica é optar sempre pelo envio através dos correios, que apesar de ser demorado, é barato. No caso das compras feitas em lojas dos EUA por exemplo, procure pela opção de envio via “USPS” (US Postal Service). Assim como no Brasil, onde você pode enviar um envelope via carta comum, carta registrada, PAC ou sedex, existem várias opções de envio, que variam em tempo de entrega.

A melhor opção de envio para itens pequenos comprados nos EUA é o “USPS First Class Mail International”, uma modalidade de envio prioritário onde o pacote vindo dos EUA demora de 7 a 10 dias corridos para chegar.

Outra opção é o “USPS Priority Mail International”, que é um pouco mais rápido, chegando, muitas vezes, em 5 dias. Em outros países, este serviço é chamado de “EMS” e é também feito através dos correios, com prazos de entrega entre 5 e 10 dias, de acordo com o destino e código de rastreio.

Pacotes vindos de outros países costumam demorar, em média, duas semanas, principalmente os vindos de Hong-Kong, Taiwan ou da China, mas eles também chegam. Verifique se não existe uma opção de envio com registro (como ao marcar o “enable bulk-rate” nas compras na dealextreme), que melhora a segurança e permite que você rastreie o pacote.

Ao chegar no Brasil, o pacote passa pela receita, que vai decidir se os impostos se aplicam de acordo com o valor e o tipo de produto. No caso dos pacotes retidos, você recebe um aviso dos correios avisando da chegada do pacote, do endereço da agência (dos correios) onde ele está disponível e também dos valores a pagar. Você paga os impostos na própria agência, ao retirar o pacote.

Pacotes que são considerados isentos são entregues diretamente, como qualquer outra correspondência. Em muitos casos você verá uma fita escrito “aberto pela aduana do Brasil”, indicando justamente que o pacote foi aberto e o conteúdo conferido.

O valor da mercadoria é informado na “Custons Declaration”, uma etiqueta padrão colada na parte externa do envelope. No caso de compras feitas em lojas, vale o valor da nota fiscal. Em casos onde o valor declarado é mais baixo que o real (o velho truque de declarar um valor menor para pagar menos imposto, ou para que o pacote se enquadre na regra dos 50 dólares), os impostos podem ser calculados usando uma tabela interna.

Lojas e empresas de informática pagam os mesmos impostos ao trazer produtos do exterior. Geralmente economizam no frete, por comprar vários itens de cada vez, mas é só. Como qualquer empresa saudável precisa vender produtos com lucro, os preços acabam sendo quase sempre mais altos do que você pagaria ao comprar diretamente.

Em resumo, comprar no exterior geralmente não é vantajoso ao comprar produtos comuns, que podem ser facilmente encontrados no Brasil (devido aos impostos), nem para itens pesados (como gabinetes e monitores), onde o custo do envio é muito alto, mas sim para comprar itens raros, cartões de memória, adaptadores e gadgets em geral.

Concluindo, além dos correios, temos também as diversas opções de envio expresso, como o UPS (note que UPS é diferente de USPS) e o Fedex, que são muito mais caros, mas oferecem tempos de entrega muito mais curtos (a partir de 3 dias).

O grande problema com eles é que eles são caros e, por estranho que possa parecer, os impostos são calculados com base no valor total da compra, incluindo os produtos e o frete. Além dos 60% de impostos, você paga também uma taxa de ICMS (a alíquota varia de acordo com o estado; em São Paulo, por exemplo, é de 21%) e mais uma “taxa aduaneira”, de pouco mais de 20 reais.

Essa política de cobrar impostos também sobre o custo do envio acaba inviabilizando o uso destes sistemas expressos, com exceção apenas de compras de grande valor, onde o custo do envio não seja significativo em relação ao valor total. Com isso, é aconselhável evitar comprar em lojas como a http://thinkgeek.com, que trabalham apenas com envio via UPS.

A parte boa é que, para acelerar o processo de liberação das mercadorias, é comum que a empresa pague as taxas de importação diretamente na alfândega e o entregador lhe apresente o comprovante e lhe cobre o valor ao entregar. Ou seja, você paga US$ 50 pelo envio, mais R$ 100 de impostos sobre o envio, mas pelo menos recebe rápido.

Para quem não tem tanta pressa, as compras pelo correio em lojas como a Dealextreme, Brando e Uxcell são a melhor opção.

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