Instalando afinadores de instrumentos no Linux

Instalando afinadores de instrumentos no Linux
Afinação é algo extremamente importante para quem toca, afinal, sem esse procedimento, o música nunca vai sair do jeito que deseja. Embora o ideal é ter seu próprio ouvido afinado, no Linux há programas que visam facilitar, para quem já sabe, ou ajudar os iniciantes a afinarem eletronicamente seus instrumentos.

Segundo a Wikipedia:

“Na música, embora muitas vezes confundido com calibragem, a afinação corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro (embora provavelmente de timbre diferente), por comparação. É, assim, classificado qualitativamente como bom ou mau (boa afinação/má afinação).

A comparação pode ser entre uníssonos ou com intervalos vários. Próxima à afinação entre uníssonos está a utilização de um intervalo de oitava (por ser a mesma nota, embora numa escala diferente).”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Afina%C3%A7%C3%A3o

Nativamente no Linux há diversos programas para esses fins. Entre eles estão o Lingot (http://www.nongnu.org/lingot/), GtkGuiTune, FMIT (http://home.gna.org/fmit/) e K3GuiTune (http://home.planet.nl/~lamer024/k3guitune.html). Vamos conhecer cada um deles.

No caso do Lingot e GtkGuiTune, primeiro para instalar você precisa estar com os repositórios “multiverse” e “universe” ativados.

Para ativar basta ir a “Sistema” >> “Administração” >> “Gerenciador de pacotes Synaptic”. Após isso, vá em em “Configurações” >> “Repositórios”:
repo2rj7
Depois, ative todos os repositórios (o ‘Source code” é opcional, no caso):
repoyl7
Após isso você precisará fazer a atualização da lista de pacotes, pode ser feito de duas formas: fechando o Synaptic, indo até o terminal e digitando:

$ sudo apt-get update

Ou clicar em “Recarregar” no próprio Synaptic. Vale lembrar que é comum, quando você clica no recarregar pelo Synaptic, aparecerem alguns pacotes dizendo “FALHOU”.

Agora vamos para a instalação dos programas. Para isto, basta procurar no Synaptic por “lingot” ou “gtkguitune” e mandar instalá-los. Para fazer isso pelo terminal, digite:

$ sudo apt-get install lingot

ou

$ sudo apt-get install gtkguitune

Agora para rodar os programas basta chama-los pelo terminal “lingot” ou “gtkguitune”, ou através do menu Aplicações/K.

Lingot:
pantallazo2
Gtkguitune:
gtktunevc9
Existem também outros programas, como o feito para QT (familiariza-se mais com o KDE, pois os oturos são feitos em GTK) chamado K3Guitune. Este está disponível somente em http://home.planet.nl/~lamer024/k3guitune.html.

O site disponibiliza um pacote Deb, para as distribuições baseadas nesta. Para instalar, basta rodar:

$ wget -c http://home.planet.nl/~lamer024/files/k3guitune_0.5.1-1_i386.deb
$ sudo dpkg -i –force-all k3guitune_0.5.1-1_i386.deb
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get -f install

Após a instalação, vá em “Settings” > ” Audio system” e selecione “OSS” > OSS Device: /dev/dsp > ALSA Device:Default, para uma melhor configuração de saída de som.

Veja uma tela:
k3guitune-groot
Um dos mais completos é o FMIT, sigla de Free Music Instrument Tuner. Para as distribuições baseadas no Debian, basta rodar, após a atualização da lista de pacotes, o comando:

$ sudo apt-get install fmit

Para o OpenSuse, visite o site abaixo, instalando usando o mesmo procedimento do pacote do Fedora, ou configurando o repositório Packman no artigo “Repositórios no openSUSE 10.2” (https://www.hardware.com.br/artigos/repositorios-opensuse-10/)

http://packman.links2linux.de/package/fmit

No Fedora:

$ wget -c ftp://ftp.blagblagblag.org/pub/BLAG/linux/60000/en/os/i386/BLAG/RPMS.extras/fmit-0.97.5-0blag.fc6.i386.rpm
$ su
[senha]$ rpm -ivh fmit-0.97.5-0blag.fc6.i386.rpm

Veja algumas telas deste:
simple
complete
Agora, basta fazer a afinação de seu instrumento no Linux, e sair tocando por aí, dispensando outros sistema operacionais para mais um fim. Vale lembrar que, em fóruns, o programa mais usado, por causa da facilidade e simplicidade é o Lingot, já o mais completo é o FMIT.

Boa diversão!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X