Logo Hardware.com.br
N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas

Como poupar espaço interno em tablets Windows

#1 Por N0625 08/03/2015 - 16:06
Fala, galera!!

Se você tem um tablet de baixo custo rodando Windows 8.1 (não Windows 8.1 RT ou Windows Phone 8.1) deve rebolar bastante em relação da quantidade de espaço de armazenamento interno. Diferente dos tablets Android de 16 GB, onde é possível instalar pelo menos 30% dos apps da Google Play, em tablets Windows não se tem essa liberdade. Por usar uma versão desktop do Windows, tecnicamente é possível instalar qualquer aplicativo nesses dispositivos. O agravante é justamente a quantidade de espaço livre no "disco". Eu, por exemplo, tenho um DL WinPAD TP295, e é até bonzinho. É um aparelho que cumpre bem suas tarefas considerando as limitações e o seu preço. Mas, infelizmente, não é a quantidade de memória RAM, processador usado ou o sistema operacional utilizado que estragou o conjunto. Me refiro ao "HD", tema do tópico. Tablets com 16 GB de armazenamento interno rodando W8.x sofrem do mesmo mal de smartphones e tablets Android com 4 GB internos. E os users mais experientes sabem que Windows Desktop tem TPM quando há pouco espaço disponível na partição de sistema.

Vou deixar algumas dicas para quem for pegar tablets Windows com 16 GB de espaço interno. Vamos a elas:

1. Lance mão imediatamente de um cartão SD. Além de ser usado para guardar arquivos pessoais, músicas, etc ele vai servir para as próximas dicas.

2. Evite usar aplicativos desktop instaláveis. Dê preferência aos aplicativos portáteis. Hoje em dia a maioria dos aplicativos mais populares disponíveis para Windows têm versões portáteis e estão disponíveis no http://portableapps.com/, inclusive aplicativos profissionais abertos como o LibreOffice e o Gimp. Baixe esses apps e coloque em pastas no SD.

3. Ajuste o cache dos navegadores, assim como a pasta de downloads, transferindo essas pastas para o cartão SD. À propósito, Google Chrome e Firefox também têm suas versões portáteis.

4. Evite ao máximo ocupar espaço na partição de sistema, a não ser que o aplicativo exija instalação ou seja um app da Windows Store. Ah, eu acho que tem como mudar o diretório de instalação dos apps da WS; estou pesquisando. Caso ache algo eu vou atualizar o tópico.

5. Esvazie o cache do Windows Update (mais informações em http://poptudo.com/problemas-windows-update-como-resolve-los.html) a cada rodada de atualizações. Eu, por exemplo, consegui liberar cerca de 700 MB após a última atualização do sistema.

6. Desative a hibernação. Em um Prompt de comando privilegiado rode o comando powercfg /h off, o que vai liberar 1 GB de espaço em disco.

7. Verifique se a Restauração do sistema está desativada. Não tem necessidade desse recurso estar ativado em um tablet.

Tem ainda a dica de mover o arquivo de paginação para o SD, mas não sei porque não está dando certo comigo. Até consigo configurar mas aparentemente o SD não é usado. Não sei se a velocidade do cartão influi; o meu SD é bem antigo, de 2 GB. Estou em vias de comprar outro maior para meu Lumia 830. Assim que fazê-lo vou colocar o que está nele para o tablet. Pode ser também que o sistema não permita usar o arquivo de paginação em cartões SD, embora possibilite a configuração. Desconsidere esta dica, por enquanto.

Só não recomendo instalar aplicativos (instalação mesmo) diretamente no SD por causa de problemas relacionados ao Registro por conta de aplicações "perdidas" em caso de falha no SD. Ah, assim como ocorre nos smartphones, tablets e notebooks, a unidade de armazenamento interno é particionada, com uma porção menor destinada a armazenar a imagem Recovery do aparelho. No gerenciador de disco do Windows é possível ver essa partição oculta. Não use essa partição para ganhar mais espaço. Ela é justamente usada em caso de ser necessário restaurar a imagem de fábrica do Windows.

Enfim, fikadikas!
Responder
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal