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N0625
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[Pirataria] O Windows original dificulta a vida dos técnicos de manutenção?

#1 Por N0625 05/11/2010 - 13:36
Fala, galera!!

Então... muita gente fala que eu deveria trabalhar como técnico de informática nas horas vagas. E, de fato, já pensei nisso muitas vezes. O problema se chama Microsoft Windows. Não o sistema em si, mas pelo fato de que dá para contar nos dedos o número de usuários licenciados. Então, a minha resposta clássica é:

"Não trabalho como técnico pelo fato de que a maioria dos chamados seria para reinstalar o sistema (quando não desse, claro, para resolver o problema do sistema atual, como a desinfecção, por exemplo). E eu não sou muito chegado a instalar Windows pirata, primeiro porque não é ética e profissionalmente correto, e segundo porque eu morreria de fome."

Ou seja: a não ser que o usuário tenha a mídia original, sem condições de instalar Windows pirata, pra começar que gosto de fazer o serviço completo, entregando o PC com o sistema operacional totalmente em dia e deixando as atualizações ativadas. E depois, a minha recusa faria com que a pessoa procurasse um "técnico" para resolver o mesmo problema. E fatalmente o "técnico" resolveria a parada com um CDzinho todo integrado à lá nLite do XisPê piratex, faturaria um galo padrão na moleza e, no final das contas, eu seria tomado como trouxa. Resumindo: eu só poderia trabalhar honestamente com PCs da Positivo ou outro fabricante que traga o Windows OEM.

Trocando em miúdos: trabalhar como técnico de porta em porta de forma ética é impossível. Ou estou falando groselha?

Edit.: Alterei o título por achar que ele possa vir a ofender, e não é esse o objetivo.
Responder
Slacker
Slacker Geek Registrado
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#3 Por Slacker
05/11/2010 - 14:43
Quemel disse:
Caro Hardsoft, salve!

Não é e vou mostrar como isso é possível.

Vou contar como agora está mais fácil trabalhar como técnico em informática usando softwares originais: sistema operacional, suite de aplicativos de escritório e suite de segurança...

Bração e boa $orte,
Quemel


Então, conte! Estou curioso!!
Vendo livro "Descobrindo o Linux -- 3ª Edição". Excelente estado. É só mandar uma MP.atencao_regras.gif
Espírita
Espírita Cyber Highlander Registrado
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#5 Por Espírita
05/11/2010 - 15:20
* Isso ocorre porque o Técnico de Informática é um Profissional fantasma., para que eu pague o meu famigerado Inss sou registrado junto ao orgão governamental como Programador... ( Oooodeio Programação)...

-> alguém já viu por aí., o sindicato dos técnicos de Informática ? ou conselho dos profissionais de informática ?

H4RD50FT.RSD !! faça assim:

1) ao atender a uma solicitação de serviço seja claro., informando ao cliente, que se ele deseja instalar o Windows/Microsoft office ou qualquer outro aplicativo proprietário... ele deverá ir a uma loja e comprar o mesmo. Caso ele insista em querer o Pirata tenha um documento em mãos transferindo ao cliente a responsabilidade., pedindo que ele assine-o. ( no documento deve constar um registro de identificação: RG ou Cpf )

2) Não ofereça garantias de serviço em caso da Instalação do software Pirata.

3) faça um relatório dos aplicativos instalados., mesmo após ter instalado o windows original...pois pode acontecer alguns detalhes extra como por exemplo:
Você instala o avast ou avira free.... 15 dias depois o usuário liga dizendo que o pc está com problemas., ao chegar no local você consta que o usuário instalou por exemplo o nod32 crackeado.

4) Divulgue o Linux.

5) Verdade!! Muitos detestam ela.
norbertosp
norbertosp Membro Junior Registrado
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#6 Por norbertosp
05/11/2010 - 15:31
Acontece que quando o cliente tem o Windows original, ele consegue facilmente extraviar o CD de instalação do mesmo. Será que ele vai comprar outro?

Principalmente em notebooks, o fabricantes não mandam mais o CD de instalação do SO, a cópia vem numa partição do HD e o usuário tem que criar o CD de instalação. Alguém faz isso ou muito menos sabe disso (to falando do usuário comum)?


Ou que eu faço é deixar claro para o cliente, caso ele não queria comprar ou não tem o Windows original é que o software instalado no computador é de responsabilidade do mesmo, é bom até formalizar esse parte com um documento ou algo assim, nunca se sabe quando vai sobrar pra você.


Então, você falou somente do Windows original, e os outros programas como ficam?
Norberto
Espírita
Espírita Cyber Highlander Registrado
9.6K Mensagens 2.1K Curtidas
#8 Por Espírita
05/11/2010 - 15:45
Faaaaaaaaaaaaala Alexandre Grecco... a informação que traz é excelente., mas precisamos fortalecer mais a nossa questão profissional., podemos perceber por exemplo a diferença entre um profissional da área odontológica., um advogado... entre outros, em relação aos que trabalham com informática. Não sei se irás entender o meu ponto de vista.
ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
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#10 Por ivoaudio
05/11/2010 - 15:51
norbertosp disse:
Então, você falou somente do Windows original, e os outros programas como ficam?


Azar do cara, não tem a mídia original e a licença, paciência, vai se entender com o fabricante do software.

Quando eu tinha estúdio, rodava Pro Tools em um Macintosh. Naquele tempo, o software usava um sistema de proteção que autenticava o HD da máquina. Entregavam um disquete com o qual era possível fazer DUAS instalações. Dava para desinstalar e "devolver" a autenticação para o disquete. Mas, caso gastasse as duas, por qualquer razão, incluindo pane na máquina ou no HD, precisava implorar e tentar convencer o fabricante, ou comprar nova licença... Era a regra do jogo, e jogávamos por ela. E olha que o Pro Tools só rodava em máquinas que tinham as placas de som e controladoras de disco externo do própiro fabricante do software! Era um produto que integrava software e hardware, e mesmo assim insistiam em proteção contra cópias.

Agora, se bater ou me roubarem o carro, ou tenho seguro e consigo alguma grana de volta de acordo com o contrato, ou não posso simplesmente sair por aí pedindo para alguém me arranjar outro carro de graça ou pagando "por fora"...
Jazz rocks!
---
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
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#11 Por A Marcos
05/11/2010 - 15:55
wolf09 disse:
1) ao atender a uma solicitação de serviço seja claro., informando ao cliente, que se ele deseja instalar o Windows/Microsoft office ou qualquer outro aplicativo proprietário... ele deverá ir a uma loja e comprar o mesmo. Caso ele insista em querer o Pirata tenha um documento em mãos transferindo ao cliente a responsabilidade., pedindo que ele assine-o. ( no documento deve constar um registro de identificação: RG ou Cpf )
.


Segundo a ABES, isto não isenta o "técnico":
http://www.abes.org.br/templ1.aspx?id=44&sub=44

Não sou técnico, mas as vezes, a gente precisa dar uns pulos pra ter um e$tra.
Faço a parte de hardware (montagem) e alguma pouca coisa de rede.
Software deixo pro cliente se virar, não tenho tempo (e nem paciência) pra ficar instalando isso e aquilo.
Costumo levar uma LiveCD e mostro tudo funcionando.
3Click
3Click Super Participante Registrado
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#14 Por 3Click
05/11/2010 - 16:28
Evil Papagali disse:
Sugiro que lave as mãos. Instale o sistema sem licença. O cliente fará o que quiser, comprar uma licença (*editado pela moderação, para adequação às regras*).


Não é bem assim, cara! O coro come sim, para o lado de quem instalou o software pirata, principalmente se o técnico tiver loja, endereço fixo...

Qual seria a diferença de um cara que vende o software pirata e o cara que instala o software pirata?

Abs
"Quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra."
jaguar_boadica
jaguar_boadi... Tô em todas Registrado
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#15 Por jaguar_boadi...
05/11/2010 - 17:02
Geralmente, a ABES fica de olho nas empresas de médio e grande porte, é onde tem a maior parcela de mercado por licenças de software.

Se alguma LAN House, cybercafé, ou comércio pequeno é vistoriado, com certeza foi denúncia. Usuário doméstico eu quase nunca tenho ouvido falar de que fulano foi preso porque usava SW pirata.

A mesma coisa se aplica a donos de barraquinha de CDs, DVDs, se o cara brigou com o vendedor, porque X mídia não funcionou, e ele não quis trocar, pode crer que há uma grande possibilidade de ter sido denúncia.

Mesmo assim, é bom ficar ligado ao decidir lidar com software pirateado. O barato pode sair muito caro.
Lenovo M75S Gen 2 SFF

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