Logo Hardware.com.br
Fergo
Fergo Highlander Registrado
9.3K Mensagens 1.1K Curtidas

[Resolvido] Melhorando a definição de vídeos através do upscaling (720p)

#1 Por Fergo 02/03/2009 - 00:46
Olá!

O intuito deste tópico é demonstrar uma forma de melhorar um pouco a definição de vídeos através de um processo chamado upscaling, que consiste em usar um vídeo tradicional e aumentar para uma resolução HD, normalmente 720p ou 1080p.
Oras, mas não basta simplesmente redimensionar o tamanho da tela ou aumentar a resolução do vídeo durante a conversão? Isso é o que a maioria faz, mas quando se aumenta a resolução de alguma imagem ou vídeo, ela começa a perder definição dos traços, começa a ficar borrada. A técnica do upscaling consiste em fazer exatamente isso, mas aplicando diversos filtros no vídeo para tentar deixá-lo mais parecido com um vídeo HD de verdade. Existe inclusive alguns aparelhos de DVD que são capazes de fazer upscaling de um DVD comum (480 linhas) para 720. Claro que a qualidade não vai ser a mesma de um vídeo 720p real, mas em alguns casos consegue-se um resultado bem semelhante.
O processo funciona para qualquer tipo de vídeo suportado pelo player/codec. Desde XViD/DivX até DVDs propriamente ditos.

Veja o exemplo abaixo. O vídeo foi aumentado de 624 x 352 para 1280x720 (aprox). Na parte superior foram utilizados os filtros. Já na parte inferior nenhum tratamento foi realizado (simplesmente aumentei o tamanho da janela para 1280x720). Dá para notar claramente a diferença na definição dos traços.

Two and a Half Men - 624x352 para 1280x704:
Imagem
(clique para abrir no tamanho real)

Primeiramente, os softwares necessários:
  • Media Player Classic
  • FFDShow
A maioria dos pacotes de codecs já vem com ambos os aplicativos instalados. Eu recomendo o CCCP.

Tendo eles instalados, vamos as configurações:

1) Abra o FFDShow Video Decoder Configuration, normalmente localizado junto aos itens do pacote de codec no menu iniciar. Com ele aberto, marque a opção Post Processing.

Imagem

2) Em seguida marque a opção Levels. Essa opção não é obrigatória e não pode ser usada como um padrão para todos os vídeos, mas eu vou incluir ela aqui pois é uma boa forma de controlar o contraste. Eu costumo utilizar as seguintes configurações:

Imagem

3) O próximo passo é configurar o filtro Sharpen. Ele é o responsável por aumentar a definição das bordas da imagem. O FFDShow proporciona diversos métodos de sharpen, com os quais eu sugiro "brincar" um pouco até encontrar algum que lhe agrade. O que dá o melhor resultado na minha opinião é o asharp, configurado da forma abaixo:

Imagem

4) Por último temos que configurar a parte de redimensionamento da imagem. Marque a opção Resize & Aspect. O FFDShow oferece diversas alternativas para redimensionar. Utilize aquela que lhe for mais conveniente. Eu costumo utilizar a primeira opção, onde eu posso especificar a altura e largura desejada do vídeo.

Imagem

Ainda dentro do item Resize & Aspect, existe um subitem chamado Settings. Sugiro configurar da seguinte maneira:

Imagem

Basicamente esses são os passos necessários. Experimente alguns vídeos e veja o resultado. Se não for satisfatório, não tenha medo de alterar as configurações, especialmente àquelas referentes ao Sharpen. Se por acaso desejar voltar as configurações padrão, basta clicar no botão Reset no canto superior direito da tela.

Certifique-se também que o FFDShow está configurado para processar o tipo de vídeo que você está tentando assistir. Isso pode ser feito no primeiro item do menu esquerdo, chamado Codecs. Nele existe uma lista com todos os formatos de vídeo suportados e qual o decoder à ser utilizado. Para aplicar as configurações de upscaling em DVDs, você deve ativar o decoder do MPEG2 (eu gosto do libmpeg2 para ele) e marcar a caixinha DVD decoding na parte inferior, como mostra a imagem abaixo:

Imagem

Uma outra sugestão é a criação de diferentes perfis para diferentes vídeos, eliminando a necessidade de configurar item por item cada vez que for assistir alguma coisa diferente. Isso pode ser feito no menu Profiles / Preset settings.

Abaixo seguem mais algumas imagens comparando o uso de filtros. Clique nelas para abrir na resolução real.

The Big Bang Theory - 624x352 para 1280x704:
Imagem

Dream Theater Score DVD - 855x452 para 1280x720
Imagem
(notem que por ser interlaced, os artefatos ficam bem mais evidentes)

The Shield - 624x352 para 1280x720:
Imagem

The Shield - 624x352 para 1280x720:
Imagem

Metallica S&M DVD - 640x480 para 1280x960:
Imagem


Abraços e até a próxima,
Fergo
Responder
Rodrigo Pausen
Rodrigo Paus... Membro Senior Registrado
390 Mensagens 6 Curtidas
#3 Por Rodrigo Paus...
11/03/2009 - 21:46
rapaiz, top de linha seu tutorial, muito bem explicado e simples o suficiente pra qualquer leigo no assunto entender. vou esperimentar isso com uns anime q eu tenho q converter pra avi. heim, se tiver como vc pode me mandar uma MP com algumas dicas pra converter rm ou rmvb pra outros formatos e alguma config no ffdshow relativo a isso??
flw man, abraço
comemorando.gif O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.comemorando.gif
(Isaac Newton)
João Ricardo
João Ricardo Super Participante Registrado
758 Mensagens 12 Curtidas
#6 Por João Ricardo
18/04/2009 - 16:37
Fergo, chamar de muito bom esse tutorial é pouco! Excelente mesmo! Parabéns!!!

Só tenho uma dúvida, será que a configuração do meu PC (veja na assinatura) aguenta fazer isso? E eu tenho um monitor 17" tela plana. Será que vale a pena eu fazer isso com um monitor desses?
Gigabyte Z170M-D3H DDR3/Intel Core i5 6500 @ 3.2/ 2 Corsair CML4GX3M1B1600C11 (8BG total)/MSI GeForce GTX 1060 6GB OC Edition/FONTE/HD1 e HD2/Edifier X100/Monitor/Som e Rede On-board/Windows 10.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal