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xbb13
xbb13 Membro Senior Registrado
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Diferença de velocidade: Cabo, Telefone, fibra ótica, etc.

#1 Por xbb13 30/11/2004 - 09:51
Existe alguma diferença entre as velocidades de acesso a internet fornecidas por fibra, cabo ou telefone (Velox) ?
Ex.: Um link de 256 possui a mesma velocidade real se fornecido por qualquer um descrito acima ?
Sempre tive essa dúvida, porque minha empresa já teve um link de 256 via fibra ótica e este era compartilhado para cerca de 50 pessoas sem maiores problemas. Em casa, tenho Velox com 256 e já compartilhei com 3 máquinas e a velocidade caiu consideravelmente.
Já escutei falar de taxa real, nominal, etc e sempre fico com a pulga atras da orelha !

Desde já agradeço !
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[)@rK]/[£55
[)@rK]/[£55 Super Participante Registrado
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#4 Por [)@rK]/[£55
30/11/2004 - 16:03
Seguinte:
Para uma Velocidade Ridiculamente baixa (256K) para a Fibra Otica, nao irá ocorrer perda! pois a perda de potencia nao fibra fica em torno de 0,4dB por 20km.

Ja no caso do Par Trançado (Lerdox) A Qualidade dos fios é no minimo, Pessima, sendo assim há realmente perda de desempenho.

Quanto no caso do Cabo (NET, Ajato). Por se usar enlaces baseados em Cabo coaxiais, exite uma perde menor q no par trançado, fazendo com a qualidade do sinal seja mais estavel! Porem como percebe-se q ocorre em SP, o Cabo usa a Topologia em Barramento compartilhando os Pontos (NAO o IP) , e no caso de haver muitos, a taxa de tranferencia cai bastante!!

Outro fator importantissimo, sao os aparelhos ligados nas pontas desses enlaces, que os fazem ter boa qualiade ou nao!

Espero ter sido claro.
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jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
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#5 Por jqueiroz
30/11/2004 - 19:16
Deixa eu fazer alguns reparos...

Em primeirissimo lugar, como eu costumo dizer, seu computador só tem velocidade quando você atira ele pela janela. No caso, você quer saber se um link que tenha uma "taxa de transferência" (esse é o termo correto) de 256Kbps tem sempre essa capacidade, independentemente do tipo de link usado (fibra, adsl, rádio, satélite, etc). A resposta é SIM. Se a taxa de transferência nominal do link for de 256Kbps, significa que ele é capaz de transferir, de maneira sustentada, 256 mil bits a cada segundo.

Você deve estar perguntando para saber em quê está a diferença entre esses serviços. Pois bem, essa diferença não está na "banda passante" (como é chamada a medida da taxa de transferência de um link), mas em outras medidas, como "tempo de resposta", "variação do tempo de resposta", "capacidade de banda de excesso", "taxa de erros", e "disponibilidade".

tempo de resposta - é o tempo que uma mensagem leva trafegando pelo link. depende de vários fatores, como o meio utilizado para a transmissão, a distância física entre emissor e receptor, e a ocupação do link.

variação do tempo de resposta (jitter) - é o quanto se espera que o tempo de resposta desse link varie. Para a transmissão de conteúdo multimídia esta medida é muito mais importante do que o tempo de resposta, pois é a partir da estimativa dessa variação que é configurado o tamanho dos buffers.

capacidade de banda de excesso - alguns links, apesar de terem um certo valor de banda nominal, podem permitir que, em momentos de ociosidade, seja usado um pouco de banda além do nominal. Por exemplo, um link ADSL de 300Kbps pode permitir que sejam usados até 330Kbps, por exemplo.

taxa de erros - relação entre a quantidade de bits recebidos com erro e os corretos. Uma taxa de erro aceitável, hoje em dia, não é maior do que 1 bit errado a cada 100.000, para links de telefonia, e 1 a cada 1.000.000 ou mais para links de fibra ótica. Essa medida é importante pois quando se usa mídias com taxas de erro muito altas é preciso fazer checagens de integridade muito severas, o que acaba gastando banda adicional (ex. X.25).

disponibilidade - isso já é muito mais uma medida de qualidade da operadora do link do que do link em si. quando se contrata um link, no contrato vai haver uma promessa de disponibilidade, que pode ser 90%, 99%, 99,99%, etc., conforme a necessidade do contratante. Isso significa que o serviço tem que estar funcionando, no mínimo, durante o percentual de tempo especificado, durante um período de tempo pre-determinado (p.ex. um ano).
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