Logo Hardware.com.br
tiagodagama
tiagodagama Novo Membro Registrado
7 Mensagens 0 Curtidas

Montando uma Wireless em um condomínio - (Para melhor análise,atualizado com fotos)

#1 Por tiagodagama 16/09/2008 - 00:05
Olá pessoal, meu nome é Tiago, tenho uma rede wireless em casa funcionando perfeitamente. Um roteador liksys WRT54G distribui a internet com três computadores, sendo dois notebooks. Moro em um condomínio onde quase todos meus amigos possuem um ou dois pcs em casa. Numa conversa, ficamos animados em interligar todos esses computadores por uma rede wirelles. Estamos bastantes dispostos a botar esse projeto para frente. Com nossa empolgação, veio também inúmeras dúvidas. A rede necessitara de cobrir um raio de aproximadamente de 200 metros. Compreenderá três ruas e +ou– 15 casas deverão acessá-la, com no mínimo um desktop por casa a captar o sinal. Dentre o espaço geográfico citado, encontraremos inúmeros obstáculos como copas de árvores e principalmente edificações entre três e dois andares.
Qual seria o investimento feito para cobrir toda essa área? Quais os periféricos, dispositivos, hardwares deveremos ter? cada casa deverá ter uma antena para captar o sinal de uma antena central (caso exista)? Cada computador necessitará de ter um adaptador wirelees ligado a uma antena?

São inúmeras dúvidas, queria que na medida do possível todos nos ajudassem. Abaixo segue uma link com a foto do nosso condomínio, as marcações são os 9 pontos que a princípio deverão ser cobertos pelo sinal.
http://www.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=106373999271766261588.00044ffe897166276589d&t=h&ll=-22.727097,-43.316402&spn=0.001442,0.002768&z=19

(caso não consigam vizualizar o mapa, diminuam um pouco o zoom)

desculpem-nos pela nossa ignorância, mas temos vontade e com ajuda de vcs, conseguiremos montar esse projeto. Abraço a todos e agradeço antecipadamente pela ajuda.
Responder
Luppy
Luppy Membro Senior Registrado
530 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Luppy
17/09/2008 - 00:17
Opa, blza? legal o mapinha...

Omni externa as vezes não funciona nem com um galhinho de árvore na frente de uma direcional extena apontada, imagine um pc com uma anteninha escondida atras do computador, portanto esqueça as plaquinhas w-pci com as antenas originais, se conseguir visar a omni com uma antena externa ligada na w-pci não precisa nem amplificador, pra 200mts qualquer rádio meia-sola de 200 reais com uma omni de 8dbi dá conta.

Se quiser fazer sem visada:
Teste antes gastar, teste, teste, teste, teste.... hehe.

Muitas coisas podem derrubar um sinal de 2.4Ghz: vidros, aquários, tramas de ferro de lages ou vigas, fornos de microondas, calhas de metal, telefones sem fio de 2.4Ghz então nem se fala, enfim as variávies são muitas, sem chance de um projeto certeiro sem testes, orçamento então só no chute mesmo.

Existem muitas formas de fazer.
-Três bons rádios com antena interna de 5 dbi se enxergando em modo repeater podem tranquilamente cobrir uma área de 200mts ou mais, resta testar se os clientes vão captar o sinal dentro de casa.
-Uma omni externa centralizada com repeaters para mandar onde o sinal está mais fraco também seria uma solução.

Sugiro que compre um rádio que possua modo repeater e teste junto com esse seu pra ver quais são as possibilidades, seria interessante também comprar duas omnis internas de 5dbi para os rádios, deixe o seu AP na sua casa e vá distanciando o repeater e testando com o note pra ver como fica o sinal, perdeu o sinal, volte um pouco e coloque o seu rádio nesse ponto e repita o distanciamento, faça desta forma até cobrir toda a área.

Vc esqueceu de dizer até quanto pretendem gastar, possível de fazer sempre é, resta saber se é viável.


Abraço.
tiagodagama
tiagodagama Novo Membro Registrado
7 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por tiagodagama
18/09/2008 - 14:03
Olha Luppy, vou te dizer que até uns R$ 1000,00 estamos dispostos a investir. O problema como já disse acima, são as interferências, além das árvores tem ainda as paredes de nossas residências, os vidros da janela, o telhado a laje..., que não sabemos se bloquearão bastante o sinal. Não queremos só a internet compartilhada, queremos também uma conexão legal que nos permita jogar, transferir arquivos.... Tirei umas fotos do nosso condomínio e quando chegar em casa vou postar aqui. De uma olhada e analise por favor... o bom de tudo isso que apesar das dificuldades não estamos desanimando... Vlw Luppy, conto com seus palpites e de nossos amisgos do forum... Abração
daeyure
daeyure Novo Membro Registrado
17 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por daeyure
19/09/2008 - 12:33
Olá Tiago,

O que acontece comigo aqui é mais ou menos parecido.
Moro em um prédio, e divido minha internet com mais alguns apartamentos.
A dificuldade em passar sinal para todos eles é enorme.
Tenho uma antena Aquário de 12dbi com um Router ENHWI-G3 de 54mb da encore.
Apartamentos EM FRENTE à antena pega BOM, mas se forem até o fundo do apartamento deles, já fica como FRACO.
Isso porque a distância está em NO MÁXIMO 50m do fundo do apartamento deles, e da minha antena.
Então, veja bem, antena 12dbi com router + placas wireless + gastos deram em torno de uns 500-600 reais...
Talvez porque na época era mais caro, o seu orçamento fique mais barato.
Mas assim, eu ainda tenho problemas com sinal fraco, às vezes com QUEDA INTERMITENTE na rede, e sem falar nas INVASÕES (espero que isso não aconteça contigo), porque já que você vai cobrir uma EXTENSA área, a possibilidade de invasores querendo "participar" da sua NET será alta.
Então, acredito que tendo MUITA força de vontade, EMPENHO e TEMPO, você conseguirá fazer essa rede sua aí.

Mas lembre-se, WIRELESS = DOR DE CABEÇA!

Flw aí, espero ter contribuído com alguma coisa, por mais ínfima que seja.

Yuri
--
Yuri Cavazin
Analista em Geoprocessamento
@ TECSA comércio e serviços LTDA
tiagodagama
tiagodagama Novo Membro Registrado
7 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por tiagodagama
19/09/2008 - 20:25
Olá Yuri, contribuiu e muito... toda experiência é muito bem vinda, ainda mais no meu caso que quase não tenho! ... Pelo pouco que li, acho que para melhorar seu desempenho, vc deveria de ter um amplificador de sinal para dar mais potencia de saída, por favor me corrijam caso esteja errado(também não sei se sua rede ai já tem), mas de qualquer forma vlw sua experiência. Queremos aqui (eu e meus amigos) no nosso condomínio um sinal legal, mas tenho certeza que conseguirei...

Abaixo mando algumas fotos do local onde eu moro... não ficaram legais, mas da para ver... Analisem ai pessol!!!

Links:
Luppy
Luppy Membro Senior Registrado
530 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por Luppy
24/09/2008 - 18:56
Olá Tiago, É muita casa uma pertinho da outra, pense quantas paredes o sinal vai ter que atravessar. Faça como te falei, compre outro rádio e teste os alcances, chutando beeeem por alto pra fazer sem visada: uma omni central e uns 10~12 rádios pra cobrir a área com velocidade +ou-, ou seja, inviável. Penso que é mais viável fazer a rede cabeada, ainda mais que vcs vão usar pra transferência de arquivos. abraço.
viciadoempc
viciadoempc Membro Junior Registrado
112 Mensagens 2 Curtidas
#11 Por viciadoempc
11/12/2008 - 18:14
tiagodagama disse:
vc deveria de ter um amplificador de sinal para dar mais potencia de saída, por favor me corrijam caso esteja errado(também não sei se sua rede ai já tem),
Links:


Olá, um amplificador de sinal não só aumenta o sinal wireless como também os ruidos do sinal e os aps, se não me engano, ja trabalham com uma espécie de amplificador via software, evite usar amplificadores, além de caros podem trazer mais transtornos que benefícios. Outros APS repetindo o sinal seriam mais indicados, no teu caso.

Procure sempre uma boa visada entre os pontos e o servidor, é certo de ter lugares de sombra que sinal ficará fraco, aí se entra com um ap repetindo.

Comece com um mínimo de material, monte primeiro o provedor e vá acrescentando, pra evitar ficar gastando a toa, se puder use antenas paines ao inves de uma omni, isso sim melhora a quallidade do sinal, e também um mínino de cabo rgc58 para ligação do aps e caixa hermética.

e de rádios sem fazer propaganda gosto do Aprouter e Ovislink.
GA-M61-PME/ Seprom LE 1150/ 1gb ddr2 800mhz/ Geforce 6100 onbord 128mb/hd 160gb Western/ Dvd-Rw LG gh20ns15 / fonte genericona / dsl Speed stream 4200/ SuperAP Gts telecom - Aprouter 6.1/
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#12 Por Alexandre Gr...
11/12/2008 - 18:42
Interesante seu projeto, mas leia atentamente.

veja.png Hoje em dia já está se tornando comum a presença de 2 ou mais computadores na mesma residência ou escritório, e devido ao alto custo da conexão de Banda Larga, é interessante para o usuário utilizar um único acesso para vários micros ao mesmo tempo.

Ou um condomínio oferecer mais esse serviço aos seus condôminos, distribuindo acesso à Internet (Serviço de Valor Adicionado) , análogamente à distribuição de sinal de uma antena coletiva.
Já o interesse das operadoras é que você tenha uma conexão de Banda Larga para cada computador, assim elas não tem o interesse em permitir ou divulgar como você pode fazer isso.

As operadoras defendem muito bem seus interesses, divulgando informações parciais, que induzem a erro.

Algumas até colocam cláusulas questionáveis a esse respeito, em seus contratos, normalmente desconhecidos pelo usuário padrão, já que não são assinados pelo mesmo.

É evidente que um usuário não pode revender um serviço específico como o Velox, Speedy, etc. ao público em geral, como uma operadora.
Mas, a partir do momento que o link chega ao seu computador ou Modem/Roteador, o serviço de telecomunicação ADSL ou cabo, por exemplo, acaba.

Você tem o direito de compartilhar sua rede interna, que utiliza seus próprios equipamentos e Ips, e fornecer o acesso Internet como lhe convier, como qualquer provedor, pois segundo a ANATEL o serviço de acesso à Internet é um Serviço de Valor Adicionado, e a operadora não pode interferir ou limitar sua utilização ou fornecimento.

Numa analogia, seria como se você instalasse um PBX, uma rede telefônica interna, com ramais.

Dentro de sua casa, empresa ou condomínio, você pode compartilhar sua conexão como quiser.

Mesmo os funcionários da operadora não podem entrar no condomínio ou em sua casa, nem mexer em seus computadores, equipamentos e rede interna, sem permissão.

Qualquer cláusula restringindo seu uso é abusiva, e não deve produzir efeitos.

Lembre-se, você estará oferecendo serviço de acesso à sua rede interna, que tem o link de acesso à Internet PAGO por você.

O que você faz com esse acesso é assunto seu.

Uma coisa é o serviço de Telecomunicação, que a operadora presta, outra o serviço de acesso à Internet, que é considerado de valor adicionado, que inclusive ela não pode prestar.

Você pode ser seu próprio provedor, e fornecer acesso aos computadores de sua rede.

É exatamente isso que os provedores de acesso fornecem, e sem necessidade de autorização.

Mas Lembre-se:

Uma coisa é você fazer isso na sua casa, no seu prédio ou condomínio, uma propriedade privada.

Outra, é interligar vários prédios, fornecendo um serviço público de telecomunicação, por exemplo, passando um cabo pela calçada, por uma área pública.

Ou usar rádios, antenas ou freqüências em desacordo com a regulamentação, veja o site www.anatel.gov.br

Se você é num condomínio horizontal, ou vertical, com várias torres, recomendo interligar os locais por rádio WiFi e antenas adequadas e homologadas, e fornecer IPs inválidos. Assim você estará fornecendo acesso à sua própria rede interna.

Você pode ter vários links, por ex. um Speedy, um AJato e um Virtua, instalados em vários lugares, e ligados a um único servidor, que fornece acesso para sua rede interna.

Se um link cair, os outros mantém o acesso...

Mas lembre-se, faça isso internamente.

A ANATEL pode querer te multar, lacrar seu transmissor de rádio, e exigir uma licença (SCM) bem cara, se você fornecer um serviço de telecomunicações público pago, e alguém te denunciar...




.................................
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#13 Por jqueiroz
12/12/2008 - 02:05
Você tem o direito de compartilhar sua rede interna, que utiliza seus próprios equipamentos e Ips, e fornecer o acesso Internet como lhe convier, como qualquer provedor, pois segundo a ANATEL o serviço de acesso à Internet é um Serviço de Valor Adicionado, e a operadora não pode interferir ou limitar sua utilização ou fornecimento.

Eu não concordo com isso não. No meu entender, você só pode compartilhar o seu sinal de internet com computadores de sua propriedade, ou que estão sob sua responsabilidade. Oferecer o serviço para terceiros, mesmo que dentro do mesmo condomínio, ou sem remuneração ("de graça"), descaracteriza o uso pessoal.

Isso pode ser contornado, no caso do condomínio, se o sinal de internet tiver sido contratado à operadora pelo condomínio, com a anotação expressa no contrato de que esse sinal vai ser repassado aos condôminos.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Jefferso
Jefferso Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 40 Curtidas
#14 Por Jefferso
12/12/2008 - 15:05
jqueiroz disse:
Eu não concordo com isso não. No meu entender, você só pode compartilhar o seu sinal de internet com computadores de sua propriedade, ou que estão sob sua responsabilidade. Oferecer o serviço para terceiros, mesmo que dentro do mesmo condomínio, ou sem remuneração ("de graça"), descaracteriza o uso pessoal.

Isso pode ser contornado, no caso do condomínio, se o sinal de internet tiver sido contratado à operadora pelo condomínio, com a anotação expressa no contrato de que esse sinal vai ser repassado aos condôminos.


Concordo com o Jqueiroz eu acho que seria mais interessante contratar um plano de internet para o condominio pois assim asseguraria a qualidade, velocidade do serviço, não sei bem como funciona mas é o meio mais correto, embora o projeto seja interessante ^^.


Abraços e Boa Sorte
Samsung RF411 | 14" | Core i5 2410M | 6GB | 640GB | NVIDIA GT540M

veja.png [Review] Notebook Samsung RF411
Cuidado Ragnarök vicia
@jeffersonalvess
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal