Logo Hardware.com.br
OfflineUser
OfflineUser General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 228 Curtidas

Indutores

#1 Por OfflineUser 03/04/2015 - 15:07
O que é um indutor:

Indutor é um componente eletrônico, por exemplo: Assim como um capacitor. A diferença entre eles é a forma em que armazenam e descarregam a energia acumulada. Em um capacitor a energia fica acumulada entre duas placas com um material dielétrico, já nos indutores acontece em forma de um campo magnético. Basicamente é um componente formado em espiras de fio. Quando uma corrente elétrica percorre estes fios é gerado um campo magnético; se desenergizarmos estas espiras o campo ao redor induzirá uma tensão, assim constatamos o efeito de indução, então, porque não chama-lo de indutor?

Sabemos como ele funciona, mas podemos fazer indutores de varias formas e modelos, mas como diferencia-los? Porque existem tantos formatos? A primeira questão indiferente do formado ou de algumas características peculiares é de que precisamos definir o quando de energia ele acumula. Assim temos uma medida, chamamos de Henries, porque? Bem, Joseph Henry em 1830 construindo eletro-imãs, descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, independente de Faraday que também tinha seus estudos, não é atoa que a unidade de medida dos capacitores é Farads, enfim... Como estamos falando de indutores, seria justo usar Henries, afinal Joseph foi que publicou primeiro suas conclusões. Tamanhos e formatos veremos mais adiante.

Sendo a unidade de medida: Henry, sabemos que a indutância é definida em "xx"H'enries', (H=Henry) as nomenclaturas H, mH e uH basicamente servem para simplificar os números, ou melhor dizendo, as casas decimais. Assim como o K=000 (representa três zeros), ou o deslocamento da vírgula três casas para direita, mH (mili henries) e uH (micro henries) representam o deslocamento da vírgula tres casas para esquerda, seis, e assim sucessivamente.

Pela teoria, quando maior a indutância (o valor em 'H'), mais energia é acumulada em campo magnético no indutor. "L" é o símbolo usado para representar um indutor em um circuito.


Associação de Indutores:

A energia elétrica é medida de duas formas: Em Volts (a diferença de potencial) e em Amperes (o fluxo de elétrons no condutor), assim como em um encamamento: "Quanto maior a bitola, maior será o fluxo". Desconsiderando a tensão neste momento, só existe campo magnético no indutor se circular uma corrente elétrica por ele, logo, é importante conhecer o fio, para definir os limites. De uma forma resumida: Se associarmos indutores em série, aumentamos a indutância (o percurso da corrente), mas fica valendo a corrente suportada pelo menor deles, em paralelo o contrário, a indutância diminui mas a corrente suportada é maior, muito semelhante ao que acontece com os resistores. Não acho tão comum esta aplicação, por isso não vou colocar contas.


Tipos de Indutores:

Fio enrolado, é isso. Com o tempo e estudos, outras formas de aperfeiçoar os indutores surgiram. Dependendo do núcleo, seja o ar ou ferro-magnético, as características desses componentes são alteradas, sendo mais viáveis para cada tipo específico de aplicação. Um transformador também é um indutor, ora, a tensão é induzida de um indutor para outro, ou em outras palavras: "transformada". Um transformador tem um núcleo feito de chapas de silício, estas são usadas porque funcionam melhor na frequência de oscilação da rede elétrica (50/60Hz - Hertz, não Henries), já em fontes chaveadas e conversores que funcionam em altas frequências usam ferrites, que proporcionam melhores resultados. Tudo depende da aplicação. De um modo geral, colocar um núcleo de material ferroso no meio das espiras aumenta a indutância em função da relação de espiras e diminui o tamanho, e o uso de matéria prima.

Mas o próprio indutor em si, para que serve? Bem ele precisa estar num circuito para ter sua função provada. Outra de suas características é se opor a passagem de altas frequências, como ele armazena anergia, quando o sinal tende a variar ele se descarrega, atenuando sinais de alta frequência. Isso quer dizer que pode ser usado em filtros, como por exemplo de passa baixas (sub-woofers), alguém já deve ter ouvido falar em crossover.

O aspecto deles podem ser muitos, abaixo exemplifico alguns modelos comuns que encontrei na internet como exemplo:

Imagem
Fonte: http://www.eletronpi.com.br/curso_eletronica_basica_028_indutor.aspx

O valor deles pode ser expresso tanto por extenso como por código de cores, assim como acontece com os resistores, ou de outras formas.


Indutores em nosso dia-a-dia:

Agora que conhecemos este componente, não é difícil encontra-lo a nossa volta. Qualquer carregador ou fonte usa um elemento magnético, nos circuitos internos sejam de televisores ou celulares existem diversos deles, enfim, estamos rodeados de tecnologia, e estão presentes no nosso dia-a-dia mesmo não sabendo de que eles existam.


----------------------------------------
Se alguém quiser fazer alguma observação ou comentário fique a vontade.
Responder
elissonandrade
elissonandra... Tô em todas Registrado
1.3K Mensagens 166 Curtidas
#2 Por elissonandra...
03/04/2015 - 16:35
Não entendi isso direito, por que todos os tópicos sãoo separados, mas o do Indutor foi unido ao índice?

De qualquer forma, alguns outros pontos interessantes de se ressaltar:
Indutores limitam a variação de corrente. Essa característica é interessante para evitar que alguns componente eletrônicos queimem por causa de alguma alteração brusca na alimentação ou no sinal, mas também tem o seu custo. Pelo fato dos indutores limitarem a variação de corrente, isso também significa que se você quiser desligar alguma máquina usando uma simples chave, existem grandes chances de surgir um arco elétrico na mesma, o que pode danificar o equipamento. Para prevenção desse tipo de incidente, considere a utilização de um diodo roda livre no seu circuito.

A indutância pode ser observada em qualquer tipo de equipamento eltromagnético, como motores, geradores, transformadores, etc, não somente nos indutores. Assim como a capacitância, a indutancia altera o fator de potência em circuitos de corrente alternada. Alguma companhias cobram mais caro a energia se você estiver tornando o fator de potência muito baixo, então mesmo que um equipamento como uma máquina de lavar aponte um valor baixo de KWh, mas na sua eficiência ele tenha se classificado como "E", é possível que ela esteja deixando sua conta de luz mais cara sem você perceber.

A indutância esta presente em qualquer circuito, mesmo os que não tenha indutores, só que geralmente é tão pequena que pode ser desconsiderada. Entretanto, para linhas de transmissão, que se estendem por kilometros, ou mesmo para comunicações a distância, esses valores não podem ser ignorados. Em tais casos, é preciso fazer uma modelagem do circuito das linhas de transmissão para saber exatamente como a energia ou sinal vai ser transmitida.

Os indutores também podem ser usados para criar um acoplamento magnético, que é quando dois indutores em diferente partes do circuito ou mesmo circuitos diferentes compartilham o mesmo núcleo, e portanto, o mesmo campo magnético. Nem todo indutor pode ser usado para tal conexão, mas é esse o princípio usado nos transformadores. Também não significa que todo acoplamento magnético é usado em um transformador. Geralmente esses indutores são representados pela espira normal + um ponto, que indica a direção do acoplamento magnético(se a corrente entra num indutor por um ponto, ela também vai entra na outra indutância pelo ponto, se sair por um ponto de uma das indutância, também vai sair dos outros indutores pelo ponto).

Ao pesquisar sobre qual indutor usar, não se preocupe só com a indutância dele, mas também outros parâmetros como corrente máxima e etc.
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
5.8K Mensagens 715 Curtidas
#3 Por Ilkyest
05/04/2015 - 20:06
@elissonandrade. Porque eu não consegui dados sobre indutores, e eu sou hobbysta, e o colega [Daniel] trabalha muito com... pedi a ele, a algum tempo atrás se poderia fazer algo sobre indutores, e ele fez

o índice tá lá, mas sobre indutores, fica aqui.

wink.pngwink.pngwink.png
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal