Logo Hardware.com.br
samara.shammye
samara.shamm... Membro Junior Registrado
60 Mensagens 1 Curtida

O que são serviços de rede?

#1 Por samara.shamm... 12/10/2014 - 11:50
Pessoal, Bom dia.

Tenho que fazer uma prova prática onde uma das atividades é:
" Atividade 5: Configuração de Serviços de Rede."
mas eu estou em dúvidas do que são esses serviços.
A única informação que tenho é que deve ser usado uma máquina virtual com Win 7 e Ubuntu 14.04.
Alguém poderia me explicar e, se possível, indicar-me um material?

Obrigada.
Responder
jaguar_boadica
jaguar_boadi... Tô em todas Registrado
1.1K Mensagens 118 Curtidas
#2 Por jaguar_boadi...
12/10/2014 - 16:50
Serviços de rede são basicamente ferramentas que carregam em segundo plano, e fornecem funcionalidades para rede interna e externa.

Alguns desses serviços bem conhecidos são o Apache (servidor http), Samba (servidor de arquivos), e Squid (Proxy).

Dá uma olhada no Guia Foca Linux:

http://www.guiafoca.org/
Lenovo M75S Gen 2 SFF

Ryzen 5 Pro 5650G || 32GB DDR4-3200 Smart || 512GB M2 || AMD RX550 4GB Pegatron
samara.shammye
samara.shamm... Membro Junior Registrado
60 Mensagens 1 Curtida
#3 Por samara.shamm...
12/10/2014 - 22:12
Ah sim.
Uma dúvida, sempre que pesquiso sobre serviços de rede, obtenho resultados como DNS, DHCP, Firewall e outros. E todos esses sempre estão associados a uma plataforma server. Em termos de rede, só consigo configurá-los (esses que citei e esses que vc citou) em servidores? Se sim, se eu fizer em máquina virtual, tenho que usar (com exceção do Samba) duas máquinas virtuais linux para fazer algo do tipo cliente servidor?
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#4 Por jqueiroz
12/10/2014 - 23:10
Toda vez que você tem uma comunicação entre duas máquinas na rede, onde uma delas faz uma solicitação, a outra recebe a solicitação, processa e devolve uma resposta, temos um serviço.
Observe que isso é uma coisa que está definida em termos de uma operação de software, e não de plataformas. Quer ver exemplo e contra-exemplo? Quando você postou sua mensagem aqui no fórum, fez seu navegador solicitar um serviço ao servidor do fórum.
Mas quando você faz seu notebook imprimir na impressora ligada ao desktop, também está havendo uma solicitação de serviço. A mesma coisa quando o desktop acessa um arquivo compartilhado no notebook.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
bfbicalho
bfbicalho Veterano Registrado
1.1K Mensagens 53 Curtidas
#9 Por bfbicalho
15/10/2014 - 11:02
samara.shammye disse:
Mas, o livro do Tanenbaum aborda mais teoria... eu preciso de algo prático. Aliás, eu preciso saber quais serviços de rede são utilizados em Windows 7 e Ubuntu 14.04, especificamente, pois são tais que minha prova cobrarão, portanto, são os que eu preciso aprender a configurar para fazer minha prova.


O windows 7, solicita um serviço de rede aos servidores disponíveis na rede, ou seja, o windows 7 para entrar em uma rede, solicita o serviço ao servidor dhcp que irá enviar ao sistema um endereço que ele dispõe. no navegador no windows 7 eu digito www.site.com.br um outro servidor da rede fornece ao navegador o nome solicitado pelo sistema, porém volta como nome traduzido a partir de uma sequência de números, ou seja, o www.site.com.br é uma sequencia de numeros, já que decorar uma sequencia de numeros é complicado ficou mais fácil decorar os nomes. o serviço nesse caso é o dns que faz a tradução do nome para um numero. basicamente o windows 7 recebe um monte de red seviços, mas nada impede que ele também forneça serviços de rede como um compartilhamento de impressoras e pastas. no caso de fornecimento de serviços há servidores windows e linux. o windows 7 também poderá ser um servidor dhcp bem simples ou até mesmo funcionar como um servidor proxy, mas cabe avaliar até onde isso é vantagem.

O Ubuntu 14.04 é de fato um servidor com ou sem ambiente gráfico, nada impede de funcionar para um usuário comum assim como o windows 7, só que o ubuntu é um software livre o que da muitas vantagens em relação ao windows por ser proprietário ele não faz uma "dupla função" plenamente como o Ubuntu, já que o número de conexões simultaneas do windows permitem somente um número restrito de computadores o que dá em torno de 10 a 20 computadores, pois o windows 7 é um sistema para usuário final. O ubuntu é um sistema cliente/servidor o que vai definir se ele fará as duas funções ao mesmo tempo é o técnico ou ele ser cliente ou servidor funcionando separadamente. a definição de serviços de rede vem dos serviços oferecidos por um servidor a uma estação de trabalho. vc pode usar um ambiente virutal com o virtualbox e assim se preparar para a sua prova e no linux instalar basicamente o servidor dhcp, bind9(dns), compartilhamento de internet, proxy squid, samba e algum outro serviço que desejar que seja cobrada na sua prova. instale o ubuntu desktop 14.04 para facilitar os seus estudos, ok?

no caso do servidor dhcp poderá ser um servidor windows, linux ou até mesmo um simples roteador de qualquer fabricante.

"Sem prática, não há teoria e sem teoria, não há prática" - as duas andam juntas e de mãos dadas, por tanto é importante ter os dois para desenvolver o seu trabalho.

Espero ter ajudado.
SOU ROOT E NÃO SUDO!
IDIOMAS E TUTORIAIS FALADOS: BR - FR - EN - ES
SOU LIMPO E EFICIENTE E NÃO MAIS UM PORCO IMUNDO!

ABRAÇOS.
samara.shammye
samara.shamm... Membro Junior Registrado
60 Mensagens 1 Curtida
#10 Por samara.shamm...
15/10/2014 - 16:10
jqueiroz disse:
Prática sem teoria vira superstição, vc vê funcionando e não sabe por quê. E você mesmo admitiu algumas mensagens atrás que está em dúvida sobre o que seriam esses serviços.

concordo com você, estás certo. Mas não é ficar lendo um livro de quase (ou mais) de 1000 páginas que irá deixar-me preparada para uma prova que eu tenho menos que uma semana para aprender. E principalmente porque trata-se de 1/5 da prova. Se eu estudar, estudar e estudar teoria agora, talvez esteja preparada para uma prova escrita, mas para uma prova prática é improvável.

bfbicalho disse:


no caso do servidor dhcp poderá ser um servidor windows, linux ou até mesmo um simples roteador de qualquer fabricante.


Entendi sua explicação. E nesse caso que você citou o roteador como um servidor de DHCP, sabe algum material que explique isso? Algo como um tutorial, pra eu aprender fazê-lo? Obrigada,
bfbicalho
bfbicalho Veterano Registrado
1.1K Mensagens 53 Curtidas
#11 Por bfbicalho
15/10/2014 - 16:58
samara.shammye disse:
Entendi sua explicação. E nesse caso que você citou o roteador como um servidor de DHCP, sabe algum material que explique isso? Algo como um tutorial, pra eu aprender fazê-lo? Obrigada,


há diversos vídeos no youtube e outros sites em inglês, espanhol, portugês e em outros idiomas também para instalar e configurar o servidor dhcp nos windows e no linux além de manuais de diversos fabricantes de roteadores que vc pode baixar e ver como se faz a instalação do roteador. mas o mais importante é ligar o roteador na energia elétrica e em seguida ligar o cabo de rede no roteador em uma porta com uma sequencia de números de 1 a 4, abrir o prompt de comando e na linha do gateway digitar no navegador digitar o endereço ip e em seguida o login e senha de administrador do roteador e dai realizar as configurações básicas. os fabricantes mais comuns de se encontrar são: linksys, d-link, tp-link, intelbrás... há outros fabricantes no mercado também.
SOU ROOT E NÃO SUDO!
IDIOMAS E TUTORIAIS FALADOS: BR - FR - EN - ES
SOU LIMPO E EFICIENTE E NÃO MAIS UM PORCO IMUNDO!

ABRAÇOS.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal