Logo Hardware.com.br
lockedEste tópico está fechado, você não pode enviar novas respostas.
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas

locked Proposta de reforma das regras de conduta

#1 Por Marcos FRM 08/06/2014 - 09:40
Considero o atual estado das regras de conduta ruim: texto desorganizado, com regras duplicadas, português precário. Segue proposta para um novo conjunto de regras, mantendo o espírito atual, mais sucinto e organizado.

Algumas diretrizes balizaram a reforma:

- Evitar o uso de exemplos excessivos. Usando enumerações abertas ("aaa, bbb, ccc." ao invés de "aaa, bbb e ccc."), fica implícito que a relação inclui itens não listados. O objetivo dos exemplos é servir, como supõe-se, apenas de exemplo, não listar todos os cenários possíveis de aplicação de cada regra. O efeito de regras concisas é o mesmo (ou até superior), pois definimos uma normal geral e os exemplos, em última análise, não são necessários para a aplicação das mesmas.

- Fundir regras com propósitos iguais ou parecidos.

- Evitar detalhismo desnecessário. Por exemplo, as proibições "material que isso ou aquilo" englobam todas formas de postar o conteúdo vetado. Não é preciso especificar regra por regra que links para outros sites também são levados em conta.

- Não dividir regras. Usar numeração sequencial, sem letras.

Pontos pendentes:

- As sanções existentes são três (advertência, suspensão e banimento), certo?

- Coloquei na regra de proibição de anúncios uma restrição a pessoas jurídicas (para os anúncios permitidos nas assinaturas). Parece-me ser o almejado pela administração, porém precisa de confirmação. Se necessário, basta remover.


Revisei o texto com bastante afinco, mas pode ter escapado algum erro ou incongruência. Sugestões são bem-vindas!

Com as modificações, o texto ficou ~40% menor, mais organizado, e acredito conseguir enquadrar todas as regras anteriores.

Estatísticas

Regras atuais: 1679 palavras, 10652 caracteres
Novas: 1021 palavras, 6542 caracteres
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#2 Por Marcos FRM
08/06/2014 - 09:41
Nenhum tipo de sociedade organizada pode funcionar sem regras. Nós não seremos diferentes. As regras são um conjunto de normas estabelecidas para manter a ordem e o bom funcionamento do fórum. Nossas regras são elaboradas criteriosamente com a finalidade de prestar um serviço gratuito de informações sobre informática, de forma organizada e acessível. Ao cadastrar-se neste fórum, você está implicitamente concordando com as regras aqui contidas, cuja leitura é de sua responsabilidade, e submetendo-se a elas. Caso alguma das regras descritas seja desrespeitada, os moderadores intervirão para tomar as atitudes cabíveis.

A não obediência das regras gera sanções (advertência, suspensão ou banimento), com ou sem pontuação, dependendo do caso.


Proibições

Não poste:

Regra 1 - Material que viole direito autoral. Essa é uma fonte potencial de problemas para o fórum. Mensagens que enquadrarem-se nessa regra serão fortemente moderadas. Exemplos: chaves/cracks para softwares pagos, ROMs de videogames, qualquer material cuja licença não permita distribuição.

Regra 2 - Material que ensine ou incite atos ilegais, danosos ou antiéticos. Exemplos: fornecimento de software malicioso, técnicas para burlar bloqueios de administradores de rede, procedimentos para disfarçar defeitos.

Regra 3 - Material pornográfico ou com caráter sexual.

Regra 4 - Mensagens incitando discriminação de qualquer tipo.

Regra 5 - Mensagens duplicadas com o objetivo de tentar obter respostas mais rapidamente, bem como a criação de tópicos de dicas ou notícias já existentes. As mensagens poderão ser bloqueadas, unidas ou apagadas pelos moderadores sem aviso prévio.

Regra 6 - Mensagens em sequência, sem que outro usuário tenha postado nada, antes do prazo mínimo definido na regra 22.

Regra 7 - Mensagens de cunho comercial. São proibidas mensagens contendo anúncios, propaganda de produtos e/ou serviços. As mensagens poderão ser apagadas sem aviso prévio. Em caso de reincidência, o usuário poderá ser suspenso ou banido. Anúncios somente são permitidos quando colocados na assinatura, com a condição de não serem de pessoa jurídica.

Regra 8 - Mensagens de SPAM. Serão encaminhadas para o provedor de acesso do emissor e excluídas imediatamente. Mensagens de pirâmides, como as famosas "ganhe dinheiro fácil", serão encaminhadas à Polícia Federal já que trata-se de crime previsto no Código Penal. O usuário enquadrado será automaticamente banido.

Regra 9 - Imagens maiores que 1024x768 pixels e/ou 200 KiB, pois prejudicam o carregamento da página. Lembre-se que nem todos acessam o fórum com conexão rápida. Pelo mesmo motivo, não permitimos o uso de imagens nas assinaturas, com exceção dos emoticons disponibilizados pelo próprio fórum.

Regra 10 - Off-topic nas salas técnicas do fórum. Entenda-se como off-topic assuntos não condizentes com o propósito do fórum. Para isso, existe a sala "Papo Aberto".

Não use:

Regra 11 - Vocabulário de baixo calão, ofensivo, inclusive abreviado ou ofuscado. Observação: termos indefinidos como #&*$@!* e o emoticon censurado.png não são considerados chulos.

Regra 12 - Linguagem inadequada, como miguxês, internetês. Exemplo: menSAGENxXx EScrItAxXx AXXim.

Regra 13 - Palavras em maiúsculo (exceto siglas e nomes escritos originalmente em maiúsculo), pois equivalem a GRITAR de acordo com a netiqueta. Também não é permitido o uso de caracteres especiais no título visando chamar a atenção.

Regra 14 - Títulos discriminatórios, como "só para feras", "esta é só para quem sabe", ou vagos, como "me ajude", "estou desesperado", "socorro", "urgente". Use no título algo que dê uma ideia do assunto abordado.


Da criação de novos usuários

Regra 15 - Não é permitido a um mesmo usuário criar diversos logins a fim de tentar se fazer passar por outra pessoa. O usuário que esquecer sua senha e fizer nova conta, deverá entrar em contato com a moderação para regularizar sua conta antiga.

Regra 16 - Não é permitido que usuários banidos ou suspensos criem novos cadastros. Se a moderação identificar um novo cadastro de um usuário banido, este também será banido.

Regra 17 - Não é permitido o empréstimo de login para outro usuário, por qualquer que seja o motivo.


Disposições gerais

Regra 18 - Será considerado flooder aquele que postar mensagens que não colaborem com o assunto em discussão. Exemplos: "joga fora", "eu também gostaria de saber".

Regra 19 - Será considerado flamer aquele que entrar em discussões sem sentido, agredir verbalmente os demais e postar mensagens provocativas com o propósito de gerar animosidades. Utilize seu tempo para ajudar, não para criar confusão.

Regra 20 - Será considerado coveiro aquele que resgatar tópico antigo e já encerrado (onde não caiba mais discussão). Se a informação presente no tópico antigo tiver importância, crie um novo tópico, coloque sua dúvida/complemento e adicione um link para o antigo.

Regra 21 - Crie tópicos nas salas corretas. Todas as salas têm descrições de seus conteúdos. Notícias devem ser postadas na sala "Notícias" e estão sujeitas à aprovação da equipe. Na dúvida, abra um tópico na sala "Fale conosco: críticas e sugestões ao fórum".

Regra 22 - É permitido o uso de UP para tornar tópicos ativos novamente. Deve ser usado com moderação e apenas depois de decorridas pelo menos 12 (doze) horas desde o anterior. Deve-se apagar o UP anterior para evitar sequência. Após 10 (dez) dias, o motor do fórum não permite editar ou remover mensagens, neste caso, peça para um moderador fazê-lo — preferencialmente reporte a mensagem (ver regra 26). Se for notado o uso de UPs para aumentar o número de posts, o usuário será advertido.

Regra 23 - Não é permitido pedir ou ofertar reputação. O usuário que o fizer, além de sofrer sanções, poderá ter sua reputação reduzida ou zerada. Se o usuário enviar MP para vários outros pedindo reputação, poderá ser também enquadrado por SPAM (regra 8).

Regra 24 - Reclamações fundamentadas, feitas de forma ordeira e com críticas construtivas são bem-vindas. Seja educado e utilize a sala "Fale conosco: críticas e sugestões ao fórum". Reclamações feitas sem seguir tais parâmetros poderão render sanções ao autor. Não são toleradas ofensas e xingamentos à equipe. Usuários que fizerem ofensas diretas à equipe serão banidos.

Regra 25 - Reincidência em infrações leves. Quando for detectada uma grande frequência de infrações não causadoras de pontuação.

Regra 26 - Não atue como moderador do fórum. Caso perceba alguma regra não sendo cumprida, utilize o botão Imagem que tomaremos as devidas providências.
...
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.1K Mensagens 3.8K Curtidas
#4 Por apimente.br
09/06/2014 - 20:34
Marcos FRM, a sugestão foi analisada pelos Administradores e por implicar em mudanças em muitas engrenagens internas do fórum foi decidido que não será aplicada por hora.

De qualquer forma, agradecemos seu empenho.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal