Logo Hardware.com.br
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas

Último teste público de segurança detecta falhas em urnas eletrônicas.

#1 Por Lord Enigm@ 21/08/2012 - 21:29
Comentários: Em tempos de eleições vale a pena pautarmos o tema (in)segurança das urnas eletrônicas, onde no último relatório de testes (detalhados e conclusivos) realizados pela equipe de Diego F. Aranha, especialista em vulnerabilidades em sistemas do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (CIC/UnB), mostrou claramente o quanto nossas urnas são, e estão vulneráveis para manipulação de dados, principais problemas de projeto e/ou implementação de mecanismos de segurança no software da urna eletrônica e, principalmente a falsa sensação de segurança que ela transmite à todos.

Abaixo algúmas citações do relatório:



Este relatório apresenta uma análise de segurança do software da urna eletrônica brasileira baseada na experiência dos autores enquanto participantes da 2a edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o evento, foram detectadas vulnerabilidades no software que permitiram a recuperação em ordem dos votos computados. Apresentamos cenários onde as vulnerabilidades permitem a possibilidade de fraude eleitoral e sugestões para se restaurar a segurança dos mecanismos afetados. Também são apontadas outras fragilidades no software e nas práticas utilizadas para confecção do mesmo.

(...)

A repetição incessante de que a urna eletrônica brasileira é absolutamente segura e inviolável, mesmo que isso constitua até uma impossibilidade teórica, perturba o senso crítico dos membros da equipe de desenvolvimento, que terminam por suspender seus próprios mecanismos de avaliação. O processo de desenvolvimento do software da urna eletrônica parece funcionar sob o efeito de suspensão de descrença, instalando uma falsa sensacão de segurança generalizada. Este não é o ambiente ideal para se desenvolver soluções de seguranca, especialmente quando as mesmas precisam satisfazer o requisito de missão crítica.



Link para baixar o pdf completo do relatório: https://sites.google.com/site/dfaranha/projects/relatorio-urna.pdf?attredirects=0

Link de uma palestra explicando as vulnerabilidades da urna: http://www.youtube.com/watch?v=in6JTwNGZCo
Responder
A6_INFO
A6_INFO Cyber Highlander Administrador
56K Mensagens 4K Curtidas
#2 Por A6_INFO
22/08/2012 - 07:50
Aprovando.........
Progressista gourmet, esquerda caviar, querem o controle e atacar as liberdades, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados. ©®²³
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas militantes socialistas, bestas quadradas e analfabetos funcionais.
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment (que vibraram com sua vitória), é ladrão, cúmplice ou apenas um imbecil.
Aj@x
Aj@x Zerinho Registrado
535 Mensagens 54 Curtidas
#2 Por Aj@x
22/08/2012 - 08:23
Versão do TSE:

o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou entender que "as medidas atuais são simples e suficientes para a garantia da confiabilidade pelas partes interessadas. Ou seja, a verificação da integridade da totalização das eleições é feita pelos fiscais de partido, que podem comparar as cópias impressas dos Boletins de Urna de cada seção eleitoral com o resultado recebido, totalizado e publicado pela Justiça Eleitoral (disponível na internet). Assim, a simples comparação do resultado recebido pelo fiscal e o processado na Justiça Eleitoral é suficiente para qualquer interessado criar sua própria totalização e verificar individualmente o resultado de cada urna eletrônica". O TSE também rejeita a avaliação das urnas conforme a ideia de "geração", que teria "origens comerciais nas empresas que vendem ao Peru e à Argentina suas urnas e não tem nenhum fundamento mais profundo".


Não me atrevo a dizer quem tem razão. Ambas os argumentos são válidos.
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#3 Por Lord Enigm@
22/08/2012 - 08:41
Aj@x disse:
Versão do TSE:

Não me atrevo a dizer quem tem razão. Ambas os argumentos são válidos.


Concordo, mas se me permitir dizer um pensamento lógico eu diria que jamais o TSE iria dizer que suas urnas são inseguras. Além do facto que temos a mídia da máquina à favor deles fazendo uma conspiração virar uma simples teoria, eu fortemente acredito mais em um relatório de especialistas idoneos e imparciais sobre essa questão fora os demais especialistas e técnicos que também participaram e acharam outras vulnerabilidades.
cygnusx-1
cygnusx-1 Cyber Highlander Registrado
10K Mensagens 1.5K Curtidas
#8 Por cygnusx-1
09/09/2012 - 17:48
Confiabilidade das Urnas Eletrônicas
LG 23" IPS | Cooler Master Elite 370 | Gigabyte B85M-D3PH | i5-4670K (4x 3,4 GHz) + Cooler Master Hyper TX3 | 16 GiB DDR3 1600MHz | Asgard 1 TB + WD 1 TB + Seagate 2 TB | Gravador de Blu-ray LG WH14NS40 | Seasonic 430W
Derrubada do veto à auditoria da escravidão da dívida "pública"
“O maior perigo para a liberdade são os escravos felizes."
rogeriohomer
rogeriohomer Super Participante Registrado
412 Mensagens 82 Curtidas
#9 Por rogeriohomer
10/09/2012 - 09:01
Tentar convencer o povo(leigo nesse assunto),não é a coisa mais difícil de se fazer,porém como minha professora de Engenharia de software costuma dizer: " O único sistemas mais próximo de ser anti-falha é o da calculadora ".
E para ser sincero eu concordo com ela.
PS: isso só demonstra que a prioridade deles é tentar manter alguma credibilidade ao invés de serem dignos e tratarem as pessoas dignamente sendo sinceros.
A guerra não escolhe suas vítimas,mas as vítimas escolhem suas guerras.


Quer discutir idéias sobre bom conteúdo?www.facebook.com/hityourface
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#12 Por Bit0N3
10/09/2012 - 21:12
ivoaudio disse:
Existe um equipamento legal para consertar candidatos. Chama-se "urna"...

urna serve para escolher os candidatos que estão lá. mesmo que estejam estragados, é o que você vai ter pra escolher.

Pra consertar eles é preciso de cultura popular.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
jricslima
jricslima General de Pijama Registrado
2K Mensagens 468 Curtidas
#13 Por jricslima
12/09/2012 - 11:51
ice2642 disse:
que adianta consertarem as falhas das urnas se não consertam os candidatos?

[]'s


ice2642 disse:
urna serve para escolher os candidatos que estão lá. mesmo que estejam estragados, é o que você vai ter pra escolher.

Pra consertar eles é preciso de cultura popular.

[]'s



Disse tudo.

"A urna eletrônica é (num sentido) pior do que o voto de papel.

Tudo o que tem uma eletrônica embarcada e um software que o rege é potencialmente manipulável - podendo gerar fraudes e etc.

É complicado saber precisamente porque os EUA "não curtem" a urna eletrônica."

Eles teem lá suas razões.
Eu não dou o peixe ><((((º>Ooº...,não sou peixeiro,
não ensino a pescar!
..._)¯`·._)¯`·._)¯`·...,não sou pescador.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal