Olá! Segue tutorial básico do VirtualBox, criado por mim... Espero que seja útil... Abraço! ________________________________________________ Tutorial básico do VirtualBox O VirtualBox é uma máquina virtual que simula um ou mais sistemas operacionais dentro de um já em execução... Entre outros motivos, é muito útil para se testar programas desconhecidos sem correr o risco de danificar o sistema principal. Além disso, ele se destaca por fornecer fácil acesso a usuários com pouca experiência no assunto. Clique aqui para baixar o VirtualBox... Clicar no botão Novo... Será aberto o assistente para a criação da máquina virtual... Clicar em Próximo... Digitar o nome escolhido para a máquina em Nome e selecionar o tipo do sistema operacional em Tipo de Sistema Operativo... Clicar em Próximo... Selecionar a quantidade de memória RAM disponível para a máquina virtual em Memória Principal... O próprio programa já seleciona o valor recomendado... Clicar em Próximo... Selecionar o disco rígido virtual no qual será instalado o sistema operacional... Como não temos nenhum criado ainda, vamos clicar no botão Novo... Será aberto o assistente de criação de discos rígidos virtuais... Clicar em Próximo... Selecionar o Tipo de Imagem adequado... No nosso caso será Imagem de tamanho fixo... Clicar em Próximo... Digitar o nome escolhido para o disco rígido virtual em Nome do Ficheiro de Imagem e selecionar o tamanho desse disco em Tamanho da Imagem... O próprio programa já seleciona o valor recomendado... Clicar em Próximo... Configuração do disco rígido virtual concluída... Clicar em Finalizar... Voltamos à configuração da máquina virtual, agora com o disco rígido virtual já criado... Clicar em Próximo... Configuração da máquina virtual concluída... Clicar em Finalizar... Reparem que a máquina virtual já está criada e possui o nome Linux... Para ligá-la, selecionamos ela e clicamos no botão Iniciar... Pode-se também dar um duplo-clique sobre ela... Será aberto o assistente de primeira execução... Clicar em Próximo... Selecionar o tipo de mídia que será utilizada na instalação em Tipo de Dispositivo... Selecionar o drive do leitor dessa mídia em Dispositivo de Origem... Há como instalar através de um arquivo de imagem, mas, no nosso exemplo, iremos instalar através de uma unidade de CD... Com isso, selecionamos a opção Drive do Hospedeiro e informamos a letra correspondente ao leitor de CD... Configuração da primeira execução concluída... Clicar em Finalizar... Pronto! A máquina está ligada e iniciando o processo de boot... A partir daí a instalação ocorre normalmente, como se fosse em uma máquina não-virtualizada... Abraço!
Se fez a instalação padrão a rede é NAT, então basta, no sistema convidado, indicar para pegar por DHCP (ou pegar IP automaticamente no windows). Com essa configuração, caso esteja em uma rede local, que tenha outros computadores de verdade, eles não vão ver a maquina virtual, para isso teria de criar um conexão de ponte, que demanda um pouco mais de trabalho, dá uma olhada na ajuda do Vbox que tem os esquemas.
Ótimo tutorial parabéns, sempre usei o Virtual Box no Linux sem nenhum problema, mas tentei usa-lo no WindowsXP e não obtive sucesso na conexão com a internet. http://www.hardware.com.br/comunidade/windows-vista/831565/ Talvez quando tiver tempo teste a nova versão do Virtual Box.
Olá! Na verdade, eu apenas instalei o XP para montar o tutorial... Não fiz nada além disso, até por falta de tempo... Pretendo, em um futuro próximo , utilizar e testar o S.O. instalado na máquina virtual... Abraço!
Bom tutorial.Vai ajudar muita gente.Só me diz uma coisa,quando eu criei uma máquina virtual no xp e escolhi disco virtual de tamanho fixo de uns 10 gb ,mas quando eu fui no gerenciador de discos,notei que tinha um disco de 10 gb criado,e ocupando 10 gb do espaço físico do hd.Séria por causa da imagem do disco fixo? Obrigado!!
Sim, ele vai alocar todo o espaço que vc indicou para a criação do disco. Você poderia criar um disco que vai crescendo conforme vai sendo usado, mas eu prefiro valores fixos, justamente para evitar entulhar a mesma partição e depois ter de ficar excluindo coisas para poder usar o disco virtual.
Excelente tutu , mas eu acho que essa parte está um pouco errada: ''Selecionar o Tipo de Imagem adequado... No nosso caso será Imagem de tamanho fixo... Clicar em Próximo...'' A imagem expansível fica mais em conta pois ela só irá ocupar espaço no HD a medida que ela for necessitando mais espaço, ela começa pequena, e vai crescendo a medida pela qual é usada, sua criação é mais rápida que a de tamanho fixo, que ocupa o espaço diretamente ao ser criada...
quando instalei a virtualbox, o XP tentou interromper a instalação, dissendo não ser um programa(windows) compativel e poderia inteferir no funcionamento eventual do sistema operacional.estou muito entusiasmado com as possibilidades da virtualização.Existe algum risco pro XP?
Era o aviso de "falta de assinatura" do drive? Pergunto isso pq esse é chato e sempre dá mesmo, afinal não é um hardware de verdade que sendo instalado, mas sim uma controladora do próprio virtualbox. Quanto a riscos, bem a SUN (que pagou uma fabula pelo sistema) não iria fazer nada para detonar um ou outro SO, ainda mais porque ele produz softwares para este sistema, mas dizer que não há riscos é impossível, até porque, se ler a licença de uso das aplicações da MS (licença do win incluída) lá diz que eles não se responsabilizam por danos causados ao seu computador, então risco sempre tem
Muito bom, muito bom Vi certa vez, um programa que alocava parte da memória ram mesmo, como disco virtual; uma das facilides é que a memram é muito mais rápida do que o disco rígido. Este programa tem essa opção?
Obrigado amigos! Como falei, a virtualização, è algo incrivel, são inumeras as suas utilizações,como não tenho experiência com softwares,agradeço novamente!
Um muito bom e fácil de usar, e que tem a opção que falei de alocar apenas a memram, ao invés do próprio hd, é o Microsoft VirtualPC; acabei de testar e é excelente!! Valeu Guilherme
Legal! Vou baixar e testar... Obrigado! --------------- EDIT: Instalei o VirtualPC, porém achei ele mais limitado do que o VirtualBox... Notei que não há um gerenciador de discos nele... Caso queira apagar um disco, deverá apagar manualmente o arquivo .vhd, que fica na pasta My Virtual Machines, dentro de Meus documentos... A interface dele, na minha opinião, é muito simples... Porém um ponto positivo do VirtualPC é que o driver de rede é certificado, pois não aparece aquela mensagem de driver não-assinado, como no VirtualBox... Outro detalhe é que ele me pareceu mais leve do que o VirtualBox...
Uso virtual PC não tenho problemas com rede, internet montei uma rede cliente\servidor virtual muito legal vou testar no virtual box pois quero colocar uma maquina linux também. VIrtual PC não aceita Linux...