Logo Hardware.com.br
heitorscalco
heitorscalco Membro Senior Registrado
199 Mensagens 3 Curtidas

Tutorial. Problemas mais comuns encontrados em PCs

#1 Por heitorscalco 20/01/2009 - 13:40
Olá amigos do fórum.
Resolvi fazer um tutorial dos problemas mais comuns nos pcs.
se alguém tiver alguma sugestão envie por MP que eu edito .
Obrigado

Celeron D 2,66ghz, 1gb de ram, hd de 40gb, ati radeon 9550 256mb, gigabyte ga8vm800-775.



Bom...
Vamos lá.legal.png

1- PC reinicia sozinho.

Quando um computador reinicia, quer dizer que tem algo errado com ele.
Os principais fatores são: Memória RAM, HD, fonte, Placa de vídeo ou super-aquecimento.
Para saber porque o pc está reiniciando faça o seguinte:
- Baixe o programa everest e monitore as temperaturas;
-Nas propriedades do "Meu Computador", clique na guia "avançado", e em seguida nas configurações de "inicialização e recuperação". Irá abrir outra janela. Desmarque a opção "Reiniciar Automaticamente", de ok. Após isso na próxima vez que o pc reiniciar irá aparecer uma tela azul com o nome do driver ou dispositivo que está causando o problema.
- Se ainda não funcionou, baixe o programa MemTest, e teste a memória por +- 3h (três horas), se não der nenhum erro. Blza.
- Se ainda não teve resultados, baixe o programa Hdtune. Ele faz uma avaliação de seu hd.
- Se o seu pc reinicia em jogos, etc. 90% é placa de vídeo.
- Se seu pc está super-aquecendo, abra o gabinete e faça uma limpeza.
Boa Sorte!.

2- Internet lenta

Sua conexão é lenta? Você não está sozinho: milhões de internautas vivem o mesmo drama. Se a assinatura de um serviço de acesso em banda larga não está nos seus planos - seja por falta de oferta ou por economia - algumas providências podem ajudar a tornar a navegação menos penosa. No lnternet Explorer 5 ou versões superiores, vá ao menu Ferramentas e selecione Opções de lnternet. Na guia Avançado, localize a área Multimídia e clique para desmarcar uma ou mais opções (Mostrar Figuras, Reproduzir Animações, Reproduzir Vídeos e Tocar Sons). Pressione o botão Aplicar. Ainda na caixa de diálogo Opções da lnternet, selecione a guia Conteúdo, clique no botão AutoCornpletar e desmarque os itens Formulários e Nomes de Usuários e Senhas em Formulários. Clique em OK e, depois, em OK novamente. O passo seguinte é selecionar a guia Segurança, pressionar o botão Nível Personadizado e selecionar a opção Desativar dos itens Plug-ins e Controles ActiveX, Java e Scripts. Clique OK para fechar as janelas. A desabilitação de ActiveX, Java e Scripts certamente impedirá a visita a algumas páginas que utilizam esses recursos, mas lembre-se de que essas alterações são reversíveis.


3-PC travando do nada;

Sem mais nem menos seu computador começou a travar? Pode ser que ele esteja com calor. Como regra gerel, 65 graus centígrados são o limite que um componente eletrônico pode suportar. Algumas placas-mães mais recentes medem a própria temperatura e a do Processador. Mas nada o impede de usar um termôrnetro sério, que aguente temperaturas na casa dos 100 graus centígrados, ou fazer a prova do toque no gabinete - se queimar sua mão, os componentes estão fritos ou muito perto disso. O aquecimento do PC aumenta com a instalação de novos dispositivos internos. Dois discos rígidos e um drive de CD ou DVD instalados num mesmo gabinete já são motivo para pensar em um ventilador extra. Se o gabinete não tiver espaço para o ventilador adicional, abra a porta lateral para refrescar até trocar o existente. Prefira um ventilador que puxe para fora o ar quente da parte alta do gabinete a um que apenas jogue ar frio para dentro. Caso não haja nada novo instalado, pode ser que o ventilador esteja quebrado. Sim, ele pifa e costuma fazer barulho quando está para soprar o último ventinho. Nem pense em conserto - troque-o.

4- Registro desorganizado;

Quando um registro se encontra desorganizado, conseqüentemente o pc vai ficar lento. Utilize o Registry Booster 2 para fazer uma geral e vai notar a diferença!

5- Defeito na memória RAM;

Depois da fonte de alimentacao um dos componentes mais falíveis é a memoria.

Crashes sucessivos, paragens e erros comuns sao o melhor sinal de problemas de memória.

Cada vez mais usamos memorias de grande densidade e muitas vezes os problemas sao disfarcados em higher memory addresses que nem sempre sao utilizados, o que perfaz em componentes que comecam do nada a dar erros onde antes pareciam estar bem. Daí ser muito importante testar a RAM quando se compram módulos novos.

Mais normal do que a própria memória estar com problemas sao os timming metidos À lá pata que muitas vezes as tornam instáveis. Cada caso é um caso, mas quando tal acontece o melhor mesmo é colocar as memórias em default ou setting do SPD e testar.

Os nossos amigos blue screens alimentam-se normalmente de problemas de conflitos de drivers, conflitos de hardware ou problemas de memória. Quando os azuis acontecem convém ir a My Computer-> Right Click Properties-> Startup and Recovery-> Settings-> Tirar o Automatically Restart; isto fáz com que tenhamos tempo para ler o código do ecra azul e na proxima oportunidade googlar para tenatr perceber qual o problema da origem do erro.

Para testarmos as memórias e vermos que está tudo em ordem o melhor é o velhinho e bom www.memtest86.com desta forma ficamos a saber se as nossas memorias estao em ordem... ou nao.

Se derem muitos erros o primeiro passo é testar em separado, por vezes é apenas uma das memórias a culpada.

Erro comum neste caso sao timmings apertados demais ai o caminho é relaxar os timmings para velores que nao tenham problemas. As memorias podem ser “overclockadas” mas ninguém pode pedir mais que as suas especificacoes, só se estas nao forem cumpridas sem erros é que temos razoes para trocar nesta circunstância.

Muitas vezes ainda o problema reside no slot, por vezes condensacao e humidades causam danos físicos nos slots.


Retirado do site http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=127044 às 13:23, 20 de janeiro.



6- Boot muito lento!

Grande maioria dos programas instalados sempre colocam algo na inicialização do sistema operacional.
Aqui vai uma dica para resolver isso:
-Abra o Menu iniciar;
-Abra o comando executar;
-digite o seguinte "msconfig" (sem aspas);
-irá abrir uma janela, clique na aba inicializar;
-depois disso desmarque as opções que você não quer que inicialize e de ok.




7- PC sem som;
Provavelmente é a falta do driver de som ou desatualização do mesmo.
Para instalá-lo baixe o programa Driver genius professional 2007. Ele mostra todas as atualizações para drivers e drivers que estão faltando.




8-Overclock.

Muitas pessoas fazem o overclock sem ter a refrigeração adequada, com isso as placas queimam, por isso, sempre quando for fazer um overclock, abra o gabinete e não coloque mais que 15%. Atenção: se seu pc ainda está na garantia não diga de maneira alguma que fez overclock na máquina, isso implica da perda da garantia.


9- VGA

1) Blackout's/artefactos na imagem:

Causa: instabilidade (temperatura da placa e/ou overclock); fonte de alimentação insuficiente.

Solução:

1.a) Monitorizar as temperaturas da placa gráfica. Se estiverem muito altas (>70~80ºC, consoante a placa gráfica em questão) mudar a interface térmica entre a GPU e o dissipador. Se não resolver, certificar-se de que a nova camada de interface térmica foi bem aplicada (ver Aplicação de pasta térmica). Se o problema persistir (não, não é preciso consultar o seu médico ) significa que ou o dissipador é insuficiente ou existem irregularidades nas superfícies de dissipação de calor;

1.b) Reduzir o overclock

1.c) Fonte de alimentação: verificar se é suficiente, testando com outra fonte que consiga fornecer maior potência e que aguente o sistema em causa de certeza. Se persistir, será problema de outro componente.


2) Mudou de placa gráfica e não liga:

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; problemas com a motherboard (menos provável);

Solução:

2.a) igual ao descrito em 1.c) ;

2.b) Verificar se todos os conectores de energia estão ligado na placa (conectores molex ou conectores PCI-Express); se persistir, a solução poderá passar pela descrita em 1.c) ;

2.c) Fazer Clear CMOS da motherboard; se não resolver, actualizar a BIOS para a versão mais recente e fazer, em seguida, um Clear CMOS; se o problema ainda persistir, poderá ser incompatibilidade com o chipset da motherboard (aconteceu com x1600Pro e 7600GS, principalmente com chipsets VIA e SiS, sendo os VIA mais problemáticos neste aspecto)


3) Mudou de placa gráfica e o Windows não carrega (o ecrã fica negro e "não passa daí"):

Causa: conflito de drivers.

Solução: usar a placa gráfica antiga, uma placa gráfica PCI ou entrar no Windows em modo de segurança; desinstalar os antigos drivers, correr o Driver Cleaner Professional (http://downloads.guru3d.com/download.php?det=745) para limpar ficheiros/entradas de registo residuais relativas aos drivers antigos; a partir daqui, muito provavelmente só é necessário instalar os novos drivers e reiniciar o PC.


4) Aviso de potência insuficiente (NVIDIA Power Warning)(http://www.ixbt.com/video2/images/nv...er-warning.png):

Causas: fonte insuficiente; alimentação insuficiente; BIOS da placa gráfica (algumas 7600GS).

Solução:

4.a) Igual ao descrito em 1.c) ;

4.b) Igual ao descrito em 2.b) ;

4.c) Acontece nas 7600GS da Club 3D e Inno 3D (acho que são a mesma marca, mas pronto). As que trazem BIOS mais antigas (que datem de antes de Outubro de 2006, ver com o NiBiTor) (http://www.mvktech.net/component/opt...5db800c590e26/) devem ser actualizadas:

BIOS Club 3D (ftp://Service:support@82.93.29.108/F...new%20bios.rar) (apenas para as placas com 256MB de memórias Samsung!). Se o servidor FTP não funcionar, eu tenho uma cópia dessa BIOS (na placa gráfica que uso )

Inno 3D (http://www.mvktech.net/component/opt...e7011d2800ccc/) (o mesmo que em cima)


Há-de vir a parte: Aplicação de pasta térmica (referida em 1.a) )



Retirado de http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=127044 13:38, 20 de janeiro de 2009



10-Outro problema bastante comum sao os discos rígidos.

Primeira coisa a saber.... mais cedo ou mais tarde os disco vao para o galinheiro. Os seus componentes mecanicos nao sao os de maior taxa de sobrevivência.

Aqui nao existe muito a fazer sem ser arrefecê-los de forma eficiente, normalmente através de fan frontal e escolher as marcas mais duradouras (consultar diversas threads sobre o tema).

O backup da informacao é vital, já todos levámos nas orelhas e já todos perdemos trabalhos e sabemos como isso se passa. Nunca é demais dizer: Backup, Backup, Backup, Backup...

Muitos de nós performance freaks nao ligamos ao SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology), queremos ganhar uns preciosos segundos de arranque, ou nao queremos mais processos que o facam in Windows.

Para quem nao é tudo ao último milésimo de segundo, convém deixar esta opcao, por norma default na BIOS. Muitos nao ligamos quando o PC arranca e nos diz SMART OK, quando vemos algo que nao OK, está na altura de comprar novo disco, pis quer dizer que este está para ir para os anjinhos. Realmente está é uma tecnologia que nos avisa quando o disco está para morrer, nao pode ser mau ter.

Utilizar Data Recovery Services nao é muito bom, é bem caro.

Retirado de http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=127044 13:38, 20 de janeiro de 2009






Espero que gostem...
Qualquer sugestão enviem via MP.
Obrigadoboa.gif
Responder
ice_pick
ice_pick Membro Senior Registrado
203 Mensagens 5 Curtidas
#8 Por ice_pick
21/01/2009 - 14:07
heitorscalco disse:
olá amigo...
poderia me dar algumas dicas para o tutorial ficar mais completo?


Talvez deixá-lo todo em uma única linguagem? hehehe... por ter sido obtido de várias fontes, podemos ver no seu texto que hora é feito referência a "Meu Computador", ora a "My Computer"... percebe-se também que foi utilizado, em algumas partes, a linguagem em português de Portugal (exemplo: "ficheiro" ao invés de "arquivo").

Nada que uma editada no texto não resolva. boa.gif
[]s,
ice
Rato
Rato Geek Registrado
2.8K Mensagens 50 Curtidas
#9 Por Rato
21/01/2009 - 14:11
ice_pick disse:
Talvez deixá-lo todo em uma única linguagem? hehehe... por ter sido obtido de várias fontes, podemos ver no seu texto que hora é feito referência a "Meu Computador", ora a "My Computer"... percebe-se também que foi utilizado, em algumas partes, a linguagem em português de Portugal (exemplo: "ficheiro" ao invés de "arquivo").

Nada que uma editada no texto não resolva. boa.gif
Bem lembradoideia.png, isso é importante tb.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal