Logo Hardware.com.br
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas

[Tutorial] Botão de vidro no Inkscape

#1 Por Rogério Guer... 14/09/2014 - 12:02
Você vai aprender a criar, no Inkscape, botões nesse estilo:

Imagem

Neste tutorial faremos apenas o primeiro modelo, o vermelho do canto superior esquerdo. A maioria dos comandos necessários para criá-lo são simples... porém, se achar que é muito difícil, pode estudar estes tutoriais básicos primeiro: Curso de Inkscape - Colivre (recomendado); Afinando o Inkscape; Inkscape - tutorial básico e Inkscape - tutorial avançado.

Se escolheu seguir este tutorial, abra o Inkscape. Na barra de ferramentas, no lado esquerdo, pegue a sétima ferramenta, a de criar círculos (1). Faça um círculo, clicando e arrastando na diagonal, ao mesmo tempo em que segura a tecla Ctrl (A). Caso não saia um círculo perfeito ou ele não tenha a mesma cor que o meu, não faz mal, pode ser consertado depois.

Antes de prosseguir, é conveniente explicar alguns detalhes. No canto inferior esquerdo da tela, B você encontrará a barra de cores, C. Clicando sobre uma cor, você muda a cor de preenchimento de um objeto que esteja selecionado; clicando com o botão direito sobre a cor, você altera a cor de contorno do objeto. Logo abaixo da barra de cores (D), o programa nos dá informações sobre o objeto selecionado: se ele tem preenchimento ou não (se tiver, informa a cor), se tem contorno ou não (se tiver, mostra a cor e a espessura) e a porcentagem de opacidade.

Opacidade é a quantidade de transparência de um objeto. O círculo de figura [[/b]b]E tem 100% de opacidade, ou seja é totalmente opaco. O da F possui 50% de opacidade e o da G, 10%. Um objeto com 0% de opacidade torna-se invisível na tela. Se o objeto que você criou está com opacidade menor que 100%, digite 100 na caixa para alterar. Ou, se preferir, faça isso depois.

Imagem

Voltando ao tutorial: no topo da tela, 2, você verá uma série de números... e o ícone de um cadeado (seta azul). Clique nesse ícone e, na caixa à esquerda dele (A), digite 180 e dê enter. Isto mudará, automaticamente o valor da caixa da direita, B e você terá um círculo perfeito, C. É hora de configurar a espessura do contorno do objeto, através da caixa de diálogo Preenchimento e contorno. Para acessá-la, clique no penúltimo ícone, na barra lateral da direita ou empregue o atalho Shift+Ctrl+F.

A caixa de diálogo surgirá no canto direito, 3 e nela haverá três abas: a primeira aba (A) é a do Preenchimento. Em B estão os ícones que configuram o preenchimento: deixe marcado o segundo ícone (o do primeiro quadrado, como mostra a figura). Os detalhes mostrados em C, D e E são um pouco mais complexos e não serão tratados aqui. A cor do preenchimento, por enquanto, não importa, contato que seja uma cor diferente do preto. Confira se o grau de Desfoque (F) está em zero e a Opacidade (G) está em 100: caso estejam, deixe assim, se não estiverem, corrija.

Imagem

No topo da caixa, clique na aba do meio (4), ela define a Cor do contorno: deixe tudo configurado exatamente como na figura. em seguida, clique na terceira aba do topo (5). Na Espessura (A) digite 9 e o restante deve ficar igual ao exibido na figura.

Imagem

Precisamos, agora, de uma duplicata do objeto. Para isso, use o atalho: Ctrl+D ou vá em Editar/Duplicar. Aparentemente nada mudou, mas a duplicata está lá, o Inkscape a coloca acima do objeto original (6). Segure a tecla Shift e clique duas vezes na tecla de seta para baixo, de seu teclado: a duplicata será deslocada, como mostra a figura 7. Clique na tecla End do seu teclado e a duplicata irá para debaixo do original. (8).

Imagem

Mude a cor do preenchimento da duplicata para branco, indo na barra de cores, no canto inferior esquerdo da tela e clicando na cor (9). Se estiver igual à figura 10, estará correto. Na caixa de diálogo Preenchimento e contorno (1) mude o Desfoque para 3 (A) e reduza a opacidade, B, para 75. Com estas configurações a duplicata terá o aspecto da figura 12.

Imagem

Clique dentro do círculo do topo, para selecioná-lo (13). Vá em Caminho/Converter contorno em caminho (14), isto fará com que o preenchimento desapareça (15). Agora, vá em Caminho/Separar.

Imagem

Se você seguiu tudo corretamente, seu círculo estará similar à figura 16. O que aconteceu foi isto: o Inkscape separou o contorno e o preenchimento, criando dois círculos: um menor e outro maior (mais adiante você entenderá). Clique com o mouse fora dos objetos para tirar a seleção (17). Em seguida, clique dentro do objeto, isto selecionará o círculo menor (18).

Imagem


Mude a cor de preencimento do círculo para um tom de vermelho, clicando na cor, na barra de cores (19). Duplique esse círculo (Ctrl+D ou indo em Editar/Duplicar) (20) e mude a cor dessa duplicata para branco (21 e 22).

Imagem

Crie uma duplicata desse círculo branco (23). Segure a tecla Ctrl e arraste a duplicata com o mouse para cima (24). A tecla Ctrl serve para restringir o movimento, de modo que ele se faça apenas no sentido vertical, neste caso. Para visualizar melhor as coisas, aplique um contorno à duplicata que você moveu: para tanto, clique com o botão direito do mouse na cor preta (na barra de cores) e escolha "Aplicar ao contorno" (25 e 26).

Imagem


Segue a tecla Shift e clique no círculo branco de baixo, com isto a duplicata e o círculo branco original estarão ambos selecionados (27). Vá em Caminho/Interseção (28)... e teremos resultado similar à figura 29.

Imagem

Chegou o momento de trabalharmos com degradês. Na caixa de diálogo Preenchimento e contorno, clique na primeira aba, a do Preenchimento (30) e clique no terceiro ícone (A), o de Gradiente linear. O degradê aparecerá no objeto, tal como na figura 31. Vá na barra de ferramentas, do lado esquerdo da tela e selecione a ferramenta indicada na figura 32.

No objeto aparecerá uma linha reta, com um ponto quadrado no canto esquerdo e um ponto redondo no canto direito (33). Com a ferramenta, clique no ponto quadrado, segurando a tecla Ctrl e gire para a direita... até a linha reta ficar na vertical.

Imagem

Procure ajustar a reta baseando-se na figura 34. Sempre segure a tecla Ctrl. Clicando e arrastando cada um dos dois pontos, você dá maior ou menor transparência. Quando terminar, clique fora do objeto para tirar a seleção (35). Clique, agora, dentro do círculo vermelho (36).

Imagem

Na caixa de diálogo Preenchimento e contorno, clique na primeira aba, Preenchimento (37) e escolha o terceiro ícone (A), o Gradiente linear. Vá na barra de ferramentas, do lado esquerdo da tela e selecione a ferramenta para editar o degradê (38), que você já conhece.

Como antes, você deverá deixar a linha do degradê na vertical: a única diferença é que o ponto quadrado deverá ficar para baixo e o ponto circular para cima: portanto você deverá girar o ponto quadrado para a direita e para baixo (veja a figura 39).

Imagem

Para dar um leve desfoque ao círculo vermelho, volte ao Preenchimento e contorno. Na aba Preenchimento (40), altere o Desfoque para 2,5 (A). Caso queira, reduza a opacidade, B; eu optei por mantê-la em 100. Com estas configurações, obteremos o exibido na figura 41. Clique no objeto de degradê branco do topo (42) para darmos um ajuste final a ele.

Imagem

No quadro Preenchimento e contorno e na aba, Preenchimento (43), altere o Desfoque para 0,8 (A). Para o brilho, o ideal é não utilizar um valor muito alto. Da mesma forma, a opacidade, B, não sai boa se você a reduz demais...eu preferi deixá-la em 95. Confira como ficou (44).

Se quiser refazer os ajustes, volte ao quadro e insira novos valores. No caso dos degradês, você precisa clicar no objeto, no qual quer mexer e escolher a ferramenta apropriada, confome ensinado. Na figura 45, temos o botão terminado.

Imagem


Veja também:
Usando Degradês do Gimp no Inkscape
Responder
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#2 Por TRONNER
02/10/2014 - 18:24
Fiz o logo da empresa usando o Gimp e inkscape neste estilo, ficou muito loco.
Lembro de ter feito os efeitos aqua no corel uma vez.
Parabéns pelos costumeiros excelentes tutoriais.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas
#3 Por Rogério Guer...
03/10/2014 - 08:39
Esse estilo, apesar de já não ser tão usado quanto antes, ainda agrada muito. Posta esse logo que você fez, pra gente ver. rindo_ate_agora.png

No Inkscape é mais prático criar esses botões, porque a qualquer momento você pode editar o degradê e fazer um ajuste fino no efeito. No Gimp, depois que você aplica o degradê, não tem possibilidade de editar: precisa dar Undo e reaplicar...
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#4 Por TRONNER
03/10/2014 - 09:17
Não dediquei muito tempo nele então não vale desdenha heim rindo_ate_agora.png rindo_ate_agora.png ?!
O 3D usei um programa bem antigo, da época do windows 98 chamado Asymetrix 3DFX, quebra um tremendo galho para fazer uns 3D simples feliz.png
Imagem

Esse aqui foi mais trabalhoso e salvo em .png para além do fundo(bordas)transparentes, reduzir o serrilhado se usado no tamanho real:
Imagem

Pronto, agora já sabem onde eu trabalho mostrando_lingua.png mostrando_lingua.png.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#6 Por TRONNER
16/12/2014 - 11:16
Rogério Guerreiro disse:
Gostei do efeito 3D no logo. Esse programa que você citou eu não conheço. Talvez o Inkscape tenha algum filtro que faça algo similar, andei fuçando hoje em alguns deles, vou levar um tempo pra entendê-los...

O Asymetrix 3DF/X é beeeeem antigo, corrigindo aqui ser na verdade da época do windows 3.11 para você ter uma ideia porém foi muito bem desenvolvido trabalhando inclusive com modelos criados no 3DStudio, dadas as devidas proporções big_green.png, pecando infelizmente nas renderizações que quanto mais complexas mais demoradas não tendo adicionais para reconhecer placas aceleradoras 3D e se exigido ao máximo refletia no crash da renderização mas é possível criar ótimas animações 3D. A animação DK do meu abandonado site [clicando aqui] foi feita nele fiquei_vermelho.png, o 3D do logo aí de cima só não saiu melhor pois usei uma imagem rasterizada dum .jpg já meio ruizinho senão as curvas sairiam ótimas.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#8 Por TRONNER
16/12/2014 - 16:31
Rogério Guerreiro disse:
Entendi. Pode ser até que eu já tenha visto esse programa e não me recorde: quando a internet estava começando eu só conhecia programas comprando aqueles CD_ROMs que vinham nas revistas (foi assim, inclusive, que tomei conhecimento do Gimp) big_green.png

Nuooossaa, revistas com programas, antes da internet ser tão acessível eu colecionava várias pra conhecer os programas e um amigo perdeu a edição com o primeiro StarOffice, lembra dele ?! Comprei vários com clipart que praticamente nunca usei assim como jogos já descontinuados porém bacanas como o Hexen II e Heretic II mostrando_dentes.png

@Rogério Guerreiro
Olha só o logo que fiz usando só o programa Asymetrix 3D/FX convertendo de .avi para .gif, Isso foi feito numa máquina virtual com Windows 7 heim ...
legal.png
Anexo do post

Anexos

cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal