Logo Hardware.com.br
andremachado
andremachado Highlander Registrado
3.3K Mensagens 2K Curtidas

[Tutorial] GSmartControl, o "HDTune" para GNU/Linux

#1 Por andremachado 28/08/2014 - 19:12
Neste tutorial, vamos conhecer um pouco mais sobre o GSmartControl, uma ferramenta gráfica para GNU/Linux que permite visualizar informações sobre os discos rígidos instalados no computador, bem como realizar alguns testes nos mesmos.

Este tutorial é Copyright (C) 2014 André F. Machado.
Permitida redistribuição e cópia desde que citada a URL do post original.

Instalando

Para instalar o programa, basta procurar por gsmartcontrol no gerenciador de pacotes ou na loja de aplicativos de sua distribuição. No Debian Wheezy, basta abrir um terminal e executar:


$ sudo apt-get install smartmontools gsmartcontrol
Utilização básica

Após a instalação ter sido concluída, procure por GSmartControl no menu de seu ambiente desktop. Ao abrir o programa, você verá um tela com ícones representando suas unidades de disco:

Imagem

Ao clicar sobre o ícone da unidade desejada, o painel superior exibirá mais informações sobre aquele disco:

Imagem

Detalhes do dispositivo

Para visualizar mais detalhes do dispositivo, clique nele com o botão direito e escolha View details ou vá no menu Device - View details. Você se deparará com essa nova caixa de diálogo:

Imagem

A aba Identity mostrará informações do modelo e do firmware do disco. A qualquer momento nessa janela, você pode clicar nos botões Atualizar, para refazer os testes, View Output, para visualizar a saída bruta do comando smartctl ou em Salvar Como, para salvá-la em formato .txt.

Imagem

A aba Attributes apresenta uma tabela com os valores dos atributos do S.M.A.R.T. daquela unidade, como Raw Read Error Rate, Reallocated Sector Count, entre outros. Ao passar a seta do mouse sobre a linha, surge um pop-up com uma breve explicação do significado daquele item.

Imagem

A aba Capabillities é similar à anterior e mostra os recursos e as capacidades presentes naquele disco.

As abas Error Log e Self-Test logs são autoexplicativas. wink.png

Imagem

A aba mais interessante (e útil) é a Perform Tests, a partir da qual é possível realizar testes para verificar a saúde da unidade de disco. O programa oferece três opções:

- Short Self-Test - Uma coleção de testes que têm a maior chance de detectar problemas. Seu objetivo principal é detectar drives danificados sem realizar o exame de superfície completo. Demora em média 2 minutos.

Extended Self-Test - faz um exame de superfície completo e realiza várias rotinas de teste presentes no próprio disco. Demora em média duas horas.

Conveyance Self-Test - possui como objetivo identificar erros causados durante o transporte do disco de um lugar para outro. Dura 5 minutos.

Outros recursos

O programa ainda permite adicionar drives manualmente (caso eles não tenham sido detectados), ativar ou desativar o S.M.A.R.T. e coletar dados off-line.

Conclusão

Embora talvez não possua todos os recursos de uma alternativa profissional, o GSmartControl é uma ferramenta extremamente leve e simples que permite ao usuário de GNU/Linux obter informações detalhadas sobre a saúde dos discos rígidos de seu computador. Ele não precisa das permissões de root para ser executado, mas algumas partes de sua interface misturam o Inglês com o Português.

Postem aqui suas impressões sobre o programa.
Responder
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal