Logo Hardware.com.br
Julio Riva
Julio Riva Novo Membro Registrado
17 Mensagens 1 Curtida

[Resolvido] Existe como Trabalhar com Cliente Residencial usando apenas Softwares Originais?

#1 Por Julio Riva 07/12/2014 - 19:29
Desculpa desenterrar o assunto, mas é algo que parece não ter mudado de paradigma.

Há mais de cinco anos atrás eu trabalhava como técnico residencial e sofria esses problemas de o cliente não querer pagar por software original. Com a popularização dos computadores o problema não reduziu.

E é uma questão cultural. Pois desde o cliente mais humilde às casas mais bem afortunadas isso parece ser verdade.

Agora pergunto.

Lembro que na época de chegada do Windows 7 havia alguns DVD's que vinham com um Windows 7 sem serial e que, ao ser instalado na máquina do usuário, permitia o uso por 30 dias. Era possível prorrogar até 3 vezes até atingir 120 dias, quando o usuário era forçado à comprar o Windows ou parar de usá-lo. Existe algo deste tipo hoje em dia? Seria uma boa forma de induzir o cliente para compra - induzir no bom sentido, de mudança comportamental -, ou seria uma forma equivocada de se devolver o computador que precisou ser formatado para o cliente?

Pensei em devolver ao cliente assim e deixar instalado o TeamViewer (ou similar) em que eu pudesse remotamente renovar o prazo de apreciação do software para os clientes mais chorões.
Responder
Mauriciodez
Mauriciodez Highlander Registrado
4.9K Mensagens 1.6K Curtidas
#2 Por Mauriciodez
07/12/2014 - 22:08
a q software vc c refere ... software seu ou q vc vende ou q vc só instala ???
c for softwares de terceiros e q vc não tem nada a lucrar, vc não é obrigado a crackear ( infringir leis ) nada. C o cliente não quiser pagar pelo software, ele q c vire para crackear, vc instala o trial e pronto !!!

OBS: Eu deixo tudo crackeado pro cliente e ainda cobro por isso, ou ele paga a licença, ou me paga pra fazer o serviço sujo ou ele q c vire !!!

EDIT: por outro lado ... c o cidadão te manda um pc com win pirateado e te manda formatar, vem o dilema ... faz o serviço e devolve o pc pro kra com o wim pirateado ou arrisca a não piratear e perder não só um cliente mas vários !!!


" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
Jean-Luc
Jean-Luc Geek Registrado
2.3K Mensagens 133 Curtidas
#3 Por Jean-Luc
07/12/2014 - 23:13
É uma forma inviável de se trabalhar hoje em dia. O que mais existe, hoje, são pessoas que fazem o trabalho técnico por um preço baixo -- e amiúde a qualidade desses serviços é bastante questionável. É evidente que com o baixo preço de mão-de-obra e até de instalação os softwares instalados são piratas. Por mais que se trabalhe apenas com programas gratuitos, ao menos o sistema operacional (que, em residências, frequentemente é o Windows) deve ser comprado. Essas manutenções amadoras circulam, em minha cidade, por preços que vão de 30 a 60 reais, no máximo. Acredito que não seja tão diferente em outras.

A pergunta, agora, já não é mais ligada à informática, mas sim à economia: há como competir com esses "técnicos"? Há como convencer o cliente a pagar mais caro por algo que, no fim, será a mesma coisa?

É por essas e por outras que eu quero bastante distância da área técnica. A profissão está tornando-se impraticável.
Julio Riva
Julio Riva Novo Membro Registrado
17 Mensagens 1 Curtida
#4 Por Julio Riva
07/12/2014 - 23:53
Não escrevi no primeiro post, mas me refiro basicamente ao Sistema Operacional, que é o único software que todos clientes tem em comum.

Quando eu atuava como técnico o Windows XP era o melhor que existia. (Ainda creio que seja na verdade, ficando pra trás hoje em dia apenas por conta dos drivers defasados) Me recordo que muitas vezes quem possuía um original optava por um pirata, pois o manuseio era mais fácil - uma vez instalado não ficava mais pedindo atualizações e etc.
WilliamPinheiro
WilliamPinhe... Tô em todas Registrado
594 Mensagens 221 Curtidas
#5 Por WilliamPinhe...
08/12/2014 - 07:58
Primeiro, se der algum problema com fiscalização ou qualquer coisa errada, por exemplo o cliente se sentir enganado e resolver te denunciar? Veja abaixo o que diz a lei:


No Brasil, o direito autoral sobre o software é definido pelas Leis nº 9.609/98 e nº 9.610/98que protegem o direito de autor sobre programas de computador, abarcando medidas reparatórias na hipótese de uso desautorizado também.
Violar direito de autor: Detenção de 6 meses a 2 anos ou multa
Reprodução para fins de comércio: Reclusão de 1 a 4 anos e multa
Exposição à venda, aquisição, ocultação ou armazenamento para fins de comércio, de cópia produzida com violação de direito autoral: Reclusão de 1 a 4 anos e multa
QUALQUER DOS DELITOS ACIMA: Indenização que pode chegar a 3000 vezes o valor de cada software.


E aí, vai arriscar?

Bom, vou contra minha experiência.

Depois de muito estudo, resolvi mudar e diferenciar, seguindo várias técnicas e copiando/adaptando vários modelos apresentados aqui por diversos colegas, obviamente a maior referência é o Quemel, quem o conhece sabe do que estou falando.

Hoje só trabalho com software original, se o cliente não tem e não quer se legalizar não faço o serviço, simples assim.

Meus preços do conjunto de serviços na tal conhecida formatação, é de R$180,00 a R$240,00, estou tentando chegar a R$300,00. Alguns podem achar um preço absurdo, eu também achei quando vi em post aqui neste fórum que um amigo "formatava" por R$340,00 , mas eu não sabia "como" ele cobrava e quais metodologias usava para atingir um trabalho diferenciado.

Windows 7 original hoje em dia é possível encontrar a R$250,00 talvez menos. Já o Office, pode se usar uma distribuição livre ou partir para Office Home que eu encontro hoje por R$260,00. São sim preços acessíveis e a Microsoft oferece bons preços para o upgrade de SO se você já tiver o original.

Acredito que o maior segredo, se é que isso é um segredo já que a informação está aí para todos, é primeiro, conhecer e muito bem o cliente, definir que nicho você quer atender, estudar o comportamento do seu cliente, onde estão os clientes que estão dispostos a pagar por um serviço diferenciado, classe A e como atingir este cliente. Estudar a psicologia do cliente, ter excelentes estratégias de marketing.

Não é fácil, se fosse todo mundo conseguiria, mas dizer que é impossível, não é amigo.

Se você for concorrer com o pessoal que formata pc por "25 reá" não sairá da mesmice.

Forte abraço.
Julio Riva
Julio Riva Novo Membro Registrado
17 Mensagens 1 Curtida
#6 Por Julio Riva
08/12/2014 - 11:52
WilliamPinheiro disse:
Primeiro, se der algum problema com fiscalização ou qualquer coisa errada, por exemplo o cliente se sentir enganado e resolver te denunciar? Veja abaixo o que diz a lei:



E aí, vai arriscar?

Bom, vou contra minha experiência.

Depois de muito estudo, resolvi mudar e diferenciar, seguindo várias técnicas e copiando/adaptando vários modelos apresentados aqui por diversos colegas, obviamente a maior referência é o Quemel, quem o conhece sabe do que estou falando.

Hoje só trabalho com software original, se o cliente não tem e não quer se legalizar não faço o serviço, simples assim.

Meus preços do conjunto de serviços na tal conhecida formatação, é de R$180,00 a R$240,00, estou tentando chegar a R$300,00. Alguns podem achar um preço absurdo, eu também achei quando vi em post aqui neste fórum que um amigo "formatava" por R$340,00 , mas eu não sabia "como" ele cobrava e quais metodologias usava para atingir um trabalho diferenciado.

Windows 7 original hoje em dia é possível encontrar a R$250,00 talvez menos. Já o Office, pode se usar uma distribuição livre ou partir para Office Home que eu encontro hoje por R$260,00. São sim preços acessíveis e a Microsoft oferece bons preços para o upgrade de SO se você já tiver o original.

Acredito que o maior segredo, se é que isso é um segredo já que a informação está aí para todos, é primeiro, conhecer e muito bem o cliente, definir que nicho você quer atender, estudar o comportamento do seu cliente, onde estão os clientes que estão dispostos a pagar por um serviço diferenciado, classe A e como atingir este cliente. Estudar a psicologia do cliente, ter excelentes estratégias de marketing.

Não é fácil, se fosse todo mundo conseguiria, mas dizer que é impossível, não é amigo.

Se você for concorrer com o pessoal que formata pc por "25 reá" não sairá da mesmice.

Forte abraço.


Obrigado William. Entendo e agradeço sua contribuição. Estou querendo voltar para área e ver que alguém faz da forma correta é animador.

Contudo, pensando na melhor abordagem possível ao cliente, o método que propus na primeira mensagem do tópico (através da instalação daquelas cópias antigas do Windows 7 que, sabidamente não possuem licença e que dão ao usuário 30 dias de prazo para comprar ou ativar uma licença) seria uma forma legal e moral de conduzir o cliente à compra do software?
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 339 Curtidas
#7 Por Fábio Garcia
08/12/2014 - 12:50
Julio Riva disse:


Contudo, pensando na melhor abordagem possível ao cliente, o método que propus na primeira mensagem do tópico (através da instalação daquelas cópias antigas do Windows 7 que, sabidamente não possuem licença e que dão ao usuário 30 dias de prazo para comprar ou ativar uma licença) seria uma forma legal e moral de conduzir o cliente à compra do software?


30 dias depois o cliente vai te ligar e dizer "você veio aqui arrumar meu computador mês passado e já tá dando problema".
Se você não conversar com ele na hora, esclarecer o que está acontecendo, ele não vai comprar uma licença depois. Fez, tá feito.

Considerando que a maioria das pessoas hoje em dia usa o computador exclusivamente para internet, elas só precisam de um navegador funcionando,

Agora, se você quer atingir um tipo de cliente específico (que tenha dinheiro), a coisa é completamente diferente. Existem clientes considerados "leigos"
mas que usam VAIO, APPLE e levam o computador pra assistência na hora de resolver um problema simples, e é aí que você poderia entrar.
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
Mauriciodez
Mauriciodez Highlander Registrado
4.9K Mensagens 1.6K Curtidas
#8 Por Mauriciodez
08/12/2014 - 13:18
Faz tempo q não mexo mais com essas paradas de manutenção ( só para os mais chegados ) cobro 60,00 ( galera tem pouca grana onde moro ), não tiro 1 único centavo, não faço fiado e não divido !!! isso pelas inúmeras experiencias q tive, quando faço, faço bem feito, nem pergunto c querem comprar a licença do windows pois a resposta todos sabem, entrego o pc crackeado, atualizado e otimizado, com office crackeado tb, antivírus free , winrar trial, foxit reader e k -lite. Mas isso pq sou "autônomo", c eu fosse PJ, nunca q eu crackearia um windows ou office para clientes, justamente pelo que o WillianPinheiro citou.


" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
WilliamPinheiro
WilliamPinhe... Tô em todas Registrado
594 Mensagens 221 Curtidas
#9 Por WilliamPinhe...
08/12/2014 - 13:20
Julio Riva disse:
Obrigado William. Entendo e agradeço sua contribuição. Estou querendo voltar para área e ver que alguém faz da forma correta é animador.

Contudo, pensando na melhor abordagem possível ao cliente, o método que propus na primeira mensagem do tópico (através da instalação daquelas cópias antigas do Windows 7 que, sabidamente não possuem licença e que dão ao usuário 30 dias de prazo para comprar ou ativar uma licença) seria uma forma legal e moral de conduzir o cliente à compra do software?


Não sei se as cópias de avaliação dos produtos M$ continuam assim.

Se sim, você deve conversar com o cliente antes, explicar como isso funciona (reativação) e o porque você trabalha diferente dos demais, explicando sobre a legislação, penas aplicadas e etc.

Outra ação, é a orientação do seu cliente sobre o software original, vantagens, segurança, benefícios reais, isso você encontra fácil pela net, a conscientização é a chave para convencer. Sinceramente, tem cliente que não vai mesmo aderir ao original, ofereça então aplicações free como o Ubuntu que é de fácil uso e atende a maioria dos clientes residenciais, que navegam, assistem videos usam o básico dos aplicativos para escritório, você pode até ganhar o cliente dando aulas de uso deste sistema, na primeira instalação eu ofereço como parte do pacote, duas horas de aula, parece que não, mas a maioria fica encantado com estas aulas, é só saber vender o peixe e encantar seu cliente com um material de apresentação bem feito e convincente.

Uma das minhas estratégias é: Se após 3 meses da ultima aula, o cliente não ficar contente, devolvo 50% do valor investido e retorno o sistema antigo do cliente, seja ele qual for, da forma como eu peguei o computador, transferindo os arquivos gerados desde a instalação.

Instalei exatamente 27 Ubuntu, registro todas as atividades, somente 3 clientes decidiram voltar ao sistema antigo.

Destes 27 Ubuntu instalados, 11 foram indicações de clientes que ficaram satisfeitos.

Tudo é questão de estratégia, forma de vender/anunciar/demonstrar seus serviços e saber como cobrar, claro que você tem que saber onde está este cliente e como atingi-lo.

Mauriciodez disse:
Faz tempo q não mexo mais com essas paradas de manutenção ( só para os mais chegados ) cobro 60,00 ( galera tem pouca grana onde moro ), não tiro 1 único centavo, não faço fiado e não divido !!! isso pelas inúmeras experiencias q tive, quando faço, faço bem feito, nem pergunto c querem comprar a licença do windows pois a resposta todos sabem, entrego o pc crackeado, atualizado e otimizado, com office crackeado tb, antivírus free , winrar trial, foxit reader e k -lite. Mas isso pq sou "autônomo", c eu fosse PJ, nunca q eu crackearia um windows ou office para clientes, justamente pelo que o WillianPinheiro citou.


As penalidades são aplicadas a PJ ou PF, não importa, lei é lei.

Não estou julgando você ou sua forma de trabalhar, só estou expondo o que é fato.

Abraço!

Espero ter aberto novas possibilidades com este depoimento.
Mauriciodez
Mauriciodez Highlander Registrado
4.9K Mensagens 1.6K Curtidas
#11 Por Mauriciodez
08/12/2014 - 13:31
WilliamPinheiro disse:
...!


tranquilo velho ... nem me passou pela cabeça isso, tá sussa ... mas quanto as leis é o seguinte ... entendo q leis são leis ( nem questiono ) mas olha só, vou te citar um "porém entretanto", suponha q vc PF, instale e crackeie um SO, como vc acha q seria penalizado criminalmente ? baseado em q ? que provas usariam contra vc ? Por isso q citei somente PJ !!!


" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
Julio Riva
Julio Riva Novo Membro Registrado
17 Mensagens 1 Curtida
#12 Por Julio Riva
08/12/2014 - 13:34
WilliamPinheiro disse:
Não sei se as cópias de avaliação dos produtos M$ continuam assim.

Se sim, você deve conversar com o cliente antes, explicar como isso funciona (reativação) e o porque você trabalha diferente dos demais, explicando sobre a legislação, penas aplicadas e etc.

Outra ação, é a orientação do seu cliente sobre o software original, vantagens, segurança, benefícios reais, isso você encontra fácil pela net, a conscientização é a chave para convencer. Sinceramente, tem cliente que não vai mesmo aderir ao original, ofereça então aplicações free como o Ubuntu que é de fácil uso e atende a maioria dos clientes residenciais, que navegam, assistem videos usam o básico dos aplicativos para escritório, você pode até ganhar o cliente dando aulas de uso deste sistema, na primeira instalação eu ofereço como parte do pacote, duas horas de aula, parece que não, mas a maioria fica encantado com estas aulas, é só saber vender o peixe e encantar seu cliente com um material de apresentação bem feito e convincente.

Uma das minhas estratégias é: Se após 3 meses da ultima aula, o cliente não ficar contente, devolvo 50% do valor investido e retorno o sistema antigo do cliente, seja ele qual for, da forma como eu peguei o computador, transferindo os arquivos gerados desde a instalação.

Instalei exatamente 27 Ubuntu, registro todas as atividades, somente 3 clientes decidiram voltar ao sistema antigo.

Destes 27 Ubuntu instalados, 11 foram indicações de clientes que ficaram satisfeitos.

Tudo é questão de estratégia, forma de vender/anunciar/demonstrar seus serviços e saber como cobrar, claro que você tem que saber onde está este cliente e como atingi-lo.

Espero ter aberto novas possibilidades com este depoimento.


Obrigado. Ajudou sim. Claro que vou deixar claro para o cliente essa forma diferenciada de trabalhar, suas implicações e benefícios. Quanto ao Ubuntu, acho dificil. Uma vez vi o Quemel dizendo que é mais fácil convencer o cliente a comprar o Windows do que convencer à instalar qualquer DISTRO linux, e concordo com ele. Se tem uma coisa que as pessoas prezam mais do que dinheiro, é permanecer em suas zonas de conforto.
Julio Riva
Julio Riva Novo Membro Registrado
17 Mensagens 1 Curtida
#13 Por Julio Riva
08/12/2014 - 13:37
Mauriciodez disse:
tranquilo velho ... nem me passou pela cabeça isso, tá sussa ... mas quanto as leis é o seguinte ... entendo q leis são leis ( nem questiono ) mas olha só, vou te citar um "porém entretanto", suponha q vc PF, instale e crackeie um SO, como vc acha q seria penalizado criminalmente ? baseado em q ? que provas usariam contra vc ? Por isso q citei somente PJ !!!

Nós temos que sempre pensar no pior cenário possível: imagine que o cliente testemunhe contra você e você seja julgado culpado com base no testemunho do cliente.

A multa por instalar uma única cópia do Windows 8.1 Pro (que custa uns 600 reais) pode chegar em R$1.800.000,00. (Um milha e oitocentos mil!)

É claro que seria uma coisa altamente improvável e o cliente, que seria um cúmplice, provavelmente iria responder solidariamente junto no crime, mas...

Do jeito que está as coisas...
Mauriciodez
Mauriciodez Highlander Registrado
4.9K Mensagens 1.6K Curtidas
#14 Por Mauriciodez
08/12/2014 - 13:59
Julio Riva disse:
....


não é assim não velho ... c fosse só alguém chegar e falar q vc fez algo fora da lei q vc seria condenado estaríamos enrolados !!! c alguém oferece uma queixa crime contra outro sem provas, esse alguém poderia ficar mais enrolado do q o denunciado.

denuncia falsa de crime >>
ARTIGO 340 CP: "Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:" Pena: Detenção, de 1 a 6 meses, ou multa.

crime contra a honra


" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 930 Curtidas
#15 Por Quemel
08/12/2014 - 14:09
Caros colegas, salve!

Uma cópia do Windows 8.1 = R$ 449 ou 10 de 44,90

5 Copias do Office Home Premium 365 = R$ 229 ou 10 de R$ 22,90

1 Cópia do NAV 2015 = R$ 49 ou 10 de R$,90

É possível sim ter copias originais dos softwares básicos por apenas R$ 10 de 72,70.

Em 2014 completei 20 anos como técnico em informática doméstica e em 2008 atingir a marca de 100% de clientes com softwares originais.

Como disse o William Pinheiro depende das estratégias. Cobrar um valor simbólico para que o cliente use softwares originais, não cobrar nada para os mais necessitados, mas fazê-los usar softwares originais, enfim talvez o problema não seja o software pirata, mas o cliente pirata que a curto, médio e longo prazo que te dará tantos problemas que é melhor demití-lo.

Mas para chegar até aqui foi preciso muitos esclarecimentos e educação dos usuários e comecei esse trabalho em 12 de outubro de 1994. Sugiro dois links para reflexão:

O custo de um cliente

O barato sai caro

Quanto à pergunta do colega, respondo:

- É não só possível, mas viável! Atualmente é mais fácil fazer o cliente-pirata comprar o Windows do que convencê-lo a usar o Linux.

Principalmente os pais que querem os filhos competitivos no mercado e usando a plataforma Office.


Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png

"Julio Riva"
Lembro que na época de chegada do Windows 7 havia alguns DVD's que vinham com um Windows 7 sem serial e que, ao ser instalado na máquina do usuário, permitia o uso por 30 dias. Era possível prorrogar até 3 vezes até atingir 120 dias, quando o usuário era forçado à comprar o Windows ou parar de usá-lo. Existe algo deste tipo hoje em dia? Seria uma boa forma de induzir o cliente para compra - induzir no bom sentido, de mudança comportamental -, ou seria uma forma equivocada de se devolver o computador que precisou ser formatado para o cliente?


Caro Julio, salve!
Excelente estratégia!
Bb$ - Q
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal