Logo Hardware.com.br
ducknet
ducknet Zerinho Registrado
87 Mensagens 0 Curtidas

Pasta Termica, pode ser isolante térmico?!!!

#1 Por ducknet 14/04/2005 - 17:05
E ai pessoal. este é meu primeiro pedido de ajuda aqui, não sei mais o que fazer, ja estou afim de atirar micro pela janela. Tenho proc. Athlon 1.3, placa mae Soyo K7vta pro, 256 MB memoria. Apos um ano de uso, começou a travar, resetar, tela azul e tudo mais. Ja troquei varios componentes, modulo memoria, fonte e sempre a mesma coisa, so faltou trocar placa mae, processador. Ultimamente atenuo problema retirando cooler, limpando pasta termica, colocando nova pasta e tudo no lugar. Funciona que e uma beleza, e apos 15 dias +/- tudo novamente. Ja coloquei cooler adicional no gabinete, retirei as tampas laterias, coloquei ate ventilador com o gabinete todo aberto e tudo acontece novamente, trava, reseta, etc.. Configuração placa mae esta de acordo com manual, nao fiz over clock. Qual o problema com a pasta térmica?!!! Quando ao ligar nao inicia nem a BIOS, ou aquela voz falando uma coisa que nao entendo, vejo que chegou a hora de limpar pasta termica e colocar nova.
Se alguem tiver uma dica, so nao vale ficar esperando que eu atire micro pela janela. Sera que pasta termica com o tempo, fica isolante termico????!!! Coloco sempre uma fina camada.
Responder
RaMoNe
RaMoNe Tô em todas Registrado
2.9K Mensagens 0 Curtidas
#4 Por RaMoNe
14/04/2005 - 17:59
as vezes é melhor não colocar pasta térmica a abusar da quantidade... esperimenta limpar tudo direitinho, e colocar o PC pra funcionar sem a pasta.... outra coisa q vc poderia fazer, é procurar por capacitores inchados, vazando, ou queimados pelas mobo....
AXP 1700+ @2300+
Thermaltake Super Orb
ASUS A7S333
1Gb of RAM Colled by Evercool
Radeon 9550@9600Pro 256mb
2x HD 40Gb Seagate = 80Gb
DVD-RW Samsung
Leadership Gamer double fan 700 Watts
Creative LIVE! 5.1
Creative Itrigue 3000 2.1
fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
34.8K Mensagens 474 Curtidas
#5 Por fcm
14/04/2005 - 18:39
ducknet
E ai pessoal. este é meu primeiro pedido de ajuda aqui, não sei mais o que fazer, ja estou afim de atirar micro pela ...


Não coloque pasta... ela não é essencial... a temperatura aumenta com o tempo? Essa mobo é bem problemática, pode ser problema dela também, que vc mexendo, deixa algo de jeito diferente e roda por mais um tempo... não há nenhum capacitor estufado?
M: Dell Vostro 3550 | i7-2670QM | 16GB DDR3 | SSD Crucial 480GB+ WD Black 750GB 7200RPM
HTPC: Phenom II X4 945@3.4 | MA785GM-US2H | 8GB DDR2-1000 | HD7770 Ghz | Sandisk Plus 120GB | DSA-5060V
Oldschool: XP-M 2200+@3700+ | A7N8X-E Deluxe | 2GB @DDR440 | X1650 Pro | WD 80GB
sdruft
sdruft Tô em todas Registrado
2.1K Mensagens 4 Curtidas
#6 Por sdruft
14/04/2005 - 19:01
Bem vindo!!!

O cooler deve ficar o mais encostado possível no die. Mas um contato perfeito não existe, pois sempre há alguma imperfeição nas superfícies. Estes locais em que não ocorre um contato 100%, fica preenchido por ar, que é um ótimo isolante térmico. Para diminuir este problema, coloca-se uma camada de pasta térmica suficiente somente para substituir a tal camada de ar. Portanto, pasta térmica é para ser colocada em uma quantidade mínima.

Se colocar pasta demais, você não deixa o cooler encostar diretamente no die, diminuindo a dissipação de calor, já que o ideal seria colocar o cooler totalmente em contato direto com o die.

Agora, quanto ao seu problema: existe o envelhecimento da pasta térmica, mas isto sempre leva bem mais do que 15 dias. em alguns casos, durante anos e anos de funcionamento não se troca a pasta nenhuma vez. Logo, não é o seu caso.

Seu problema é hardware, pois quando você retira o processador você está zerando as configurações da máquina, e então ela funciona por mais algum tempo. Tente dar um reset na bios; Tente limpar os contatos das memórias; tente configurar as memórias para trabalhar com uma configuração ligeiramente inferior; se puder, teste o processador em outra máquina, e teste sua máquina com outro processador.
"E eu, que nunca vou ter coragem suficiente para mostrar a minha covardia?"(Millôr Fernandes)
Anus bebedorum no habitat est.
Osteos gluteus tu!
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
43.3K Mensagens 3.9K Curtidas
#7 Por A Marcos
15/04/2005 - 07:09
Bem vindo ao fórum e ao clube dos possuidores dessa famosa placa problemática.
De início, troquei 3 vezes a minha placa para acertar. A de meu amigo dava esses loopings de travamento.
Vale a pena verificar:
1 - placa de vídeo - veja se está bem conectada no slot agp, pois o dessa placa é ruim o encaixe
2 - veja se acha algum capacitor "inchado" na placa mãe. Um certo lote veio com capacitores defeituosos.
3 - se tiver experiencia, vale a pena desmontar todo o micro e dar uma boa limpada
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#10 Por jqueiroz
15/04/2005 - 13:08
Rodrigo233, evite postar dois tópicos seguidos. Qdo for assim, edite o anterior e acrescente a informação que queira.

-------------------------

Ainda sobre a pasta térmica, uma dica que melhora a eficiência do cooler é a chamada "lapidação". É um processo onde você faz um polimento na base do dissipador, até essa base ficar quase "espelhada", e, principalmente, tão plana quanto uma pedra mármore. Dê uma pesquisada na sala "Overclocks e Eletrônica", há um tópico antigo descrevendo essa técnica.

Edit: Achei este aqui: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=52343
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Alverine
Alverine Membro Junior Registrado
150 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por Alverine
19/04/2005 - 14:08
Mutsuhiro
Saudações!!!

A minha resposta é meio tardia mas a pasta térmica não é isolante térmica como alguns dizem.

Pois ...


tb acho q pasta não é isolante termico, mas algumas pastas eh conutora elétrica, ou seja, se vc n passar pasta somente no die e passar nas pontes, bem capaz de dar problema, mas oq eu acho q nao eh o caso pq se acontecesse isto ele n taria contando história
AntonioFC
AntonioFC Highlander Registrado
12.2K Mensagens 885 Curtidas
#14 Por AntonioFC
20/04/2005 - 01:16
A pasta termica não é em si isolante !!!Ela é feita com a mistura de uma substancia condutora de calor e uma pasta inerte.
A mais comum usa "oxido de zinco "e um tipo de pasta "melequenta" ...A mistura dessa pasta e o oxido de zinco é que da aquela caractedrisca da pasta termica que conhecemos .

Como ten-se que melhorar o contato entre 2 superficies para transmititir calor de uma para outra (entre o processador e o dissipador ),usa-se o artificio de passar a pasta mencionada ,nas 2 superficies .Isso é necessario pois
por mais lisa que uma superficie nos apresente aos nosssos olhos, ela na verdade é cheia de irregularidades que fazem diminuir a area de contato entre as duas superficies .Passando a tal pasta ,procura-se uma maior
area de contato ,pois a pasta ira "tampar",por assim dizer,os buracos que existem entre as duas partes .
É por isso que só se deve passar uma fina camada ,pois a sua acão sera apenas nos pontos em que não existe contado entre as duas superficies .

Acontece que com o passar do tempo a "pasta "melequemta"que é misturada ao "oxido de zinco"comeca a endurecer e assim ficar meio esfarelada ,de tal forma que a area de contado entre as duas superficies ,comeca a diminuir , dificultando a troca de calor .Por isso é necessario depois de algum tempo trocar a pasta ,fazendo
antes de passar uma nova camada ,uma limpeza com alcool isopropilico em ambas as partes ....

É mais ou menos por aê ....
ebanton
ebanton Super Participante Registrado
631 Mensagens 0 Curtidas
#15 Por ebanton
20/04/2005 - 12:22
Meu irmão possui a placa em questão. Com a dele acontecia de vez em quando isso que você falou, ligava o pc e dava um som dizendo algo. No caso dele era a energia do fan do coller que estava ligado no lugar errado (aux fan ao invés de cpu fan).
Ele também chegou a atualizar a BIOS. Faz muito tempo que a placa não incomoda mais...mais de ano inclusive.
Tente verificar essa questão do fan do coller e atualizat a BIOS.

Agora eu tenho outra máquina com essa placa mãe aqui parada com um problema parecido com o seu.
Já desmontei toda ela uma vez e ela estava funcionando. Depois de um tempo ela para de funcionar, começa a travar e as vezes não liga nem a BIOS.
Parece que essas placas tem problemas mesmo.

edit...esqueci.
As vezes o erro que faz aquela voz falar é algo com o teclado, ai tente desligar a maquina, retirar o teclado e coloca-lo novamente...
[Athlon 64 3000+ Venice 939] [Epox 9NDA3+] [512MB Kingston] [HD Samsung 160GB Sata 7200rpm] [GeForce 6600GT XFX] [SevenTeam 420BKV] [CDRW-DVD LG GCC 4522B] [DVDRW LG GSA 4167B]
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal