Logo Hardware.com.br
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas

[Atenção!] Fim Oficial do suporte a placas Via e SiS no linux

#1 Por PHIRON 20/10/2011 - 08:06
No fundo talvez nem faça tanta diferença, a falta de suporte agora é oficial, acho que o pessoal cansou de ficar fazendo engenharia reversa para produzir drivers para placas que são um monte de lixo.

Notícia Oficial:
Mesa Kills Old Hardware Support


Via Phoronix

As placas oficialmente não suportadas são essas, felizmente a intel i950 ainda não está aí big_green.png


The drivers/hardware that no longer have mainline Mesa driver support are listed below.

i810: Early Intel 8xx series IGPs
Mach64: ATI Mach GPUs
MGA: Matrox GPUs
r128: ATI Rage 128 GPUs like the Rage Fury, XPERT 99, and XPERT 128
Savage: S3 Savage GPUs
SiS: Crusty SiS GPUs
Tdfx: 3dfx Voodoo graphics cards
Unichrome: VIA IGPs (Well, the ones where there was actually support available.)

Dropping the DRI1 drivers listed above eliminated over 85,000 lines of code from the Mesa tree. Code that was mostly unmaintained and didn't receive new feature support work in years.


Foi uma limpeza no código até bem vinda, felizmente para quem possui esse hardware ainda existe o Debian e distros voltadas a micros antigos que ainda perdurarão um bom tempo.

[UPDATE]
Esse fim de suporte é com relação à aceleração 3D, com relação à aceleração 2D até o momento eu tenho informações sobre os malditos drivers SiS.
Não existe driver nativo para o Xorg, somente o Vesa, a SiS fornece driver apenas para o ubuntu 8.10, e o ninja Winischhofer mantinha um driver paralelo que é o que faz ao menos a tela do notebook ser suportada no tamanho correto e habilita a aceleração 2D que a porca placa oferece, mas (in)felizmente esse autor também desistiu do suporte e resta a algum interessado adaptar o driver dele para alguma versão nova do Xorg.
Portanto, ao menos para a SiS nem aceleração 2D você irá conseguir com versões mais novas do linux.

Fonte: Situação dos Drivers SiS
[/UPDATE]

[UPDATE2]
A situação dos drivers 2D Via também não são nada animadores, o driver unichrome foi abandonado e um "fork" continuou o serviço com o nome de openchrome, no entanto o desenvolvimento dele está parado, datando a última release do ano de 2009, a via fornecia drivers para o linux mas também está parado e inclusive o site está fora do ar.

Quem quiser pode verificar as informações aqui:

Xorg Drivers

Via OpenChrome
[/UPDATE2]
Responder
bartonMK2
bartonMK2 Super Participante Registrado
877 Mensagens 28 Curtidas
#2 Por bartonMK2
20/10/2011 - 09:13
Será que é o preço que a "Sis" esta pagando por ñ ter a mínima preocupação com os seus poucos e insatisfeitos clientes?

Deveria exigir muito dessa empresa enxergar os clientes que utilizam de seus derivados no mundo Linux.

Atenção redobrada para os desavisados na hora da compra de seus notbooks e derivados para se usarem nas distribuições mais nova.
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#3 Por PHIRON
20/10/2011 - 09:21
Os hardwares melhor suportados no linux são os intel, diversas marcas conhecidas de placas mãe estão com bug no gerenciamento de energia do barramento PCI Express e se recusam a atualizar o bios porque no windows os drivers contornam o problema, no linux isso causa travamentos, superaquecimento e gasto excessivo da bateria.
Infelizmente é a sina de quem opta por usar o linux, tem que verificar o hardware compatível antes de adquirir um produto...
twr70
twr70 Zumbi Registrado
3.9K Mensagens 729 Curtidas
#4 Por twr70
20/10/2011 - 09:44
Talvez se estas empresas "famosas" tivessem contribuído com o linux, teríamos pelo menos alguns drivers melhores... acho que analisando o interesse principalmente da SIS pelo linux, temos que agradecer a existência dos "heróis" que tornaram possível rodar em 2d os ambientes gráficos nessas placas!!

O duro vai ser gente tentando usar o linux numa vga SIS na "marra"..., hoje, não compro nada desta marca, já fui vítima dela quando não pesquisava sobre o que comprar.

[]'s
"Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade". Loir Dreveck

Se der tudo de si, já saíra ganhando!
bartonMK2
bartonMK2 Super Participante Registrado
877 Mensagens 28 Curtidas
#5 Por bartonMK2
20/10/2011 - 10:08
É ja li algo referente a este aquecimento em chipsets e algumas vga's da intel. Se não me engano, no site intellinux tem uns drivers para as vga's hd graphics 2000 e 3000 que tratam dessa falha e ate os novos kernel's 3.x.x que estão corrigindo alguns bugs relacionado a isto também.

Por isso que indicam na hora da compra, as placas de vídeo da Ati ou Nvidia para se usar no linux e sem dores de cabeça.
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
5.8K Mensagens 715 Curtidas
#6 Por Ilkyest
20/10/2011 - 14:10
eu estou contente com ATI. Mas, na facilidade de driveres, sua portabilidade entre kérneis, a nvidia deu-se melhor. baixa o instalador, até compila se for o caso

na ati, no arch é o fglrx, na outra....ati-fglrx.... Ou seja, falta um pouco de padrão com os nomes....

Estou com ATI, crossfireX, e fedora 15.
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
Metal God
Metal God Geek Registrado
2.5K Mensagens 67 Curtidas
#7 Por Metal God
21/10/2011 - 08:37
A VGA do meu note é uma sis 671, dispensa comentarios. Nunca vi uma distro q tivesse algum suporte a essa vga. Sempre tive q instalar drivers de fora, feitos por verdadeiros heróis, e q mesmo assim, só corrigem a resolução.

Agora estou no Arch, o driver só existe no AUR, e nao permite o funcionamento da saida VGA. Estou pensando em trocar de note, mas antes do 2º semestre do ano q vem é impossivel.
Sharkoon M25-V | GA-AB350-D3H | AMD Ryzen 7 1700 3.0GHz | Corsair Vengeance 16GB 3000Mhz | EVGA 600B | SSD 120gb 530MB/s| HD 1TB 7200RPM | XFX AMD RX480 8GB
AQUI É GALO, PO##A! punk.gif
gfenrrir
gfenrrir Tô em todas Registrado
1.3K Mensagens 85 Curtidas
#8 Por gfenrrir
21/10/2011 - 11:05
Cara já vai tarde tenho notebook com a placa de vídeo da SiS que não passa de monte de lixo em forma de circuíto integrado.

Mas, uma coisa tenha que aplaudir foi a turma da engenharia reversa escrever drivers para esses dispostivos mesmo não tendo aceleração 3D.

Fica a dica para quem for comprar PCs e notebooks e forem usar Linux leve um distribuição LiveCD como do Ubuntu e veja se os efeitos gráficos ativarão wink.png

Caso contrário, corra e nem olhe para trás...

Abraços =)
No Brasil à justiça não é cega.
alemarsan
alemarsan Veterano Registrado
938 Mensagens 63 Curtidas
#10 Por alemarsan
19/12/2011 - 22:24
gfenrrir disse:
Cara já vai tarde tenho notebook com a placa de vídeo da SiS que não passa de monte de lixo em forma de circuíto integrado.

Mas, uma coisa tenha que aplaudir foi a turma da engenharia reversa escrever drivers para esses dispostivos mesmo não tendo aceleração 3D.

Fica a dica para quem for comprar PCs e notebooks e forem usar Linux leve um distribuição LiveCD como do Ubuntu e veja se os efeitos gráficos ativarão wink.png

Caso contrário, corra e nem olhe para trás...

Abraços =)

Concordo em genero, numero e grau. Ja vai tarde !
Tive um acer com uma sis, era uma tristeza.
E fica a dica de nao comprar essas porcarias de baixo custo ! Tem fabricantes vendendo notebook antigo com sis e como se fosse novo, deram um upgrade no processador e estao no mercado.
Desktop: Windows 10 x64 - Manjaro Linux x64 @ 5.10 kernel-lts
Chromebook: Lenovo 100e Gen 3 (Type 82J8) - Model 82J80001BR
The Linux counter has died! (2018-12-10) #277773
pflynn
pflynn Ubbergeek Registrado
5.5K Mensagens 122 Curtidas
#11 Por pflynn
20/12/2011 - 16:58
alemarsan disse:
Concordo em genero, numero e grau. Ja vai tarde !
Tive um acer com uma sis, era uma tristeza.
E fica a dica de nao comprar essas porcarias de baixo custo ! Tem fabricantes vendendo notebook antigo com sis e como se fosse novo, deram um upgrade no processador e estao no mercado.


Fato. E embora as palavras chave sejam "baixo custo", a maioria das pessoas que adiquire esse tipo de equipamento (SiS e Via) não o faz exatamente por causa do preço, mas por desconhecimento mesmo. Existem equipamentos de baixo custo de fabricantes renomados que funcionam muito bem. A parte boa é que quem faz essa ****** costuma aprender a lição e não a repete. Compra uma vez pra nunca mais comprar.
------------------------------------------------
Muito bom. Mas tijolo não revida!
------------------------------------------------
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#12 Por PHIRON
20/12/2011 - 20:55
Cara, a questão de custo nem pode ser mais levada em consideração, olha esse notebook: AMD C50, me disseram que é um ótimo custo benefício, estou planejando adquirir um como esse em janeiro.
A placa é muito melhor do que as do Core-i3

Graças às APU's da AMD e Intel os videos Via e SiS serão mortos e enterrados, deverá aparecer uma desova no mercado por agora.
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
6.9K Mensagens 694 Curtidas
#13 Por sephiroth0
20/12/2011 - 21:16
Não se preocuparam com consumidor, Intel sempre teve bons suporte (desde que eu comecei a usar Linux pelo menos), assim como nvidia que tem drivers linux no próprio site.
É uma pena, pois uma empresa que foca em preço baixo, poderia "se dar ao trabalho" de fazer um driver para Linux, tendo em vista que a maioria dos seus PCs vendidos é sem OS, ou com algumas "obras primas linux".
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal