Logo Hardware.com.br
/\/ew \/iew
/\/ew \/iew Super Participante Registrado
361 Mensagens 18 Curtidas

[Tutorial] Tutorial do SpeedFan - Controle as ventoinhas

#1 Por /\/ew \/iew 08/08/2007 - 18:36
Amigos, recentemente me deparei com uma dúvida em relação ao SpeedFan 4.32 e resolvi postar esta questão aqui no forum. Estava tentando alterar as velocidades das ventoinhas do meu micro utilizando os recursos deste software mas não estava conseguindo. Algumas pessoas responderam ao post dizendo que não era possível alterar essas velocidades com este soft, outros disseram que não era possível alterar de jeito nenhum - "nem aqui nem na China", disse um deles. Depois de ler o Help do programa, descobri que é possível sim alterar as velocidades das ventoinhas utilizando este programa e postei uma mensagem lá dizendo isso.

Resolvi então descobrir como fazer funcionar esse recurso e se meu sistema seria ou não compatível com ele. No meu caso funcionou perfeitamente e foi por isso que resolvi descrever aqui como fazê-lo:

1. Após abrir o programa, clique em Configure. Selecione a aba Options e coloque no idioma Brazilian, para ficar mais fácil. Clique em Ok.

2. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Ventoinhas. Veja as velocidades de cada uma (RPM) e deixe marcadas apenas as que estão funcionando. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

3. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Velocidades. Deixe marcados apenas os controles referentes às ventoinhas que possui. Exemplo: se desmarcou a segunda ventoinha no item anterior, desmarque também o segundo controle de velocidade desta lista. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los, como no ítem anterior. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

4. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Temperaturas. Abra cada ítem do sistema clicando sobre o sinal "+" e veja os controles das ventoinhas disponíveis. Em cada caso, deixe marcado apenas a ventoinha que é usada para refrigerar o ítem em questão. Exemplo: no ítem CPU deixe somente o controle referente à ventoinha da CPU, no ítem System deixe somente a ventoinha do gabinete, e assim por diante. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los, como no ítem anterior. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

Nesse ponto é bom testar os controles para ver se as ventoinhas foram corretamente identificadas e rotuladas com os nomes certos, assim como seus controles individuais e suas velocidades. Para isso precisamos saber se seu sistema é ou não compatível com este software. ATENÇÃO: esta é a operação mais crítica. Anote a modificação que fizer caso deseje desfazer. Se não souber fazer direito, não faça. Não me responsabilizo por quaisquer danos causados por essas modificações em seu sistema.

5. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Avançado. Abra a lista em Chip e selecione o seu. Geralmente é o primeiro pois abaixo deve estar o HD. As linhas PWM 1 Mode, PWM 2 Mode, PWM 3 mode, etc. se referem aos modos de operação das ventoinhas. No meu caso, as duas ventoinhas estavam setadas em Thermal Cruise e passei ambas para Manual PWM Control. Se desejar que o programa faça essa alteração sempre que for iniciado, marque a caixa Lembrar para cada uma das opções. Assim, quando o programa for disparado ele fará essas alterações e tomará conta da máquina. Se não marcar essa caixa, essa configuração será perdida após o boot e o controle voltará a ser como sempre foi. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

Agora, no painel principal, você pode clicar nas setas para cima e/ou para baixo de cada ventoinha e verificar seu funcionamento. Cheque para ver se cada nome que editou corresponde à ventoinha correta e se os controles também estão com os nomes corretos. Você também pode abrir as Configurações e em cada aba daquelas clicar e arrastar os nomes das ventoinhas, das velocidades, etc. para cima ou para baixo para mudar a ordem de exibição delas no painel principal. É útil para colocar ordem na casa. Certificado que tudo está funcionando bem, com os nomes corretos, controles corretos e funcionando, podemos passar para a próxima parte de automação. Se desejar apenas alterar as velocidades manualmente, pode parar por aqui.

6. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Temperaturas. Selecione cada ítem do sistema à esquerda e veja as temperaturas desejadas abaixo. Coloque valores corretos para cada parte do seu sistema na caixa Desejado e na caixa Atenção (em graus célsius). Essas temperaturas são mostradas no painel principal com um "V" verde se estiver ok, uma "seta azul para baixo" se estiver abaixo do desejado e uma "chama vermelha" se estiver acima do nível de Atenção. As velocidades das ventoinhas são alteradas segundo essas temperaturas. Marque a caixa Mostrar na Bandeja para que a temperatura desse componente seja mostrada na área de notificação do Windows, ao lado do relógio, quando o programa estiver minimizado. Apenas um componente pode ser marcado. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

7. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Velocidades. Selecione cada ventoinha do sistema e escolha abaixo valores para Mínimo e Máximo percentual das rotações. Deixe valores mínimos em +-30% por garantia. Marque a caixa Variado Automaticamente de cada uma para que o programa se encarregue de alterar as velocidades conforme as temperaturas medidas. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

Finalmente, na janela principal, marque a caixa Velocidade Automática se desejar que o programa controle tudas as velocidades ou deixe-a desmarcada para continuar trabalhando manualmente com elas.

Bom pessoal, o básico é esse. Se você fez tudo corretamente e se seu sistema é compatível com esse soft, verá as temperaturas dos componentes subindo e descendo e as velocidades das ventoinhas acompanhando esse movimento. Agora o mais difícil é fazer um ajuste fino dos valores das configurações. Certifique-se se cada ventoinha está com o nome certo, controle certo, temperaturas certas, testando cada uma individualmente. Pesquise as temperaturas ideais de cada componente para configurar seu sistema.

De qualquer maneira é um bom programa para ser disparado no Iniciar do Windows e rodar minimizado (tem na aba Opções) na área de notificação, ao lado do relógio, pois mostra as temperaturas do sistema, CPU e HD o tempo todo. É uma segurança a mais em dias quentes e/ou em máquinas turbinadas.

Tem vários outros recursos neste programa mas não testei ainda. Lembre-se: faça-o por sua conta e risco.

Enjoy
Responder
/\/ew \/iew
/\/ew \/iew Super Participante Registrado
361 Mensagens 18 Curtidas
#6 Por /\/ew \/iew
09/08/2007 - 14:41
poindexter disse:
Dá um medão mexer nele por isso não o fiz até hj...


Larvitar disse:
Me deu uma curiosidade tamanha, mas um medo de mesmas proporções...


Não tem tanto perigo assim não, amigos. O máximo que pode acontecer é não funcionar. Aí, anota as modificações que fez para poder desfazer depois. Sem problema...
[]s
HP Pavilion B2030BR | Intel Pentium D-915 2.8GHz | 2GB DDR2 667MHz | 2x 160GB SATA-II | GSA-H21L
Dell Inspiron 1525 | Intel Core 2 Duo 2GHz | 2GB 667MHz Dual Channel | 120GB SATA-II | GSA-T21N
/\/ew \/iew
/\/ew \/iew Super Participante Registrado
361 Mensagens 18 Curtidas
#7 Por /\/ew \/iew
10/08/2007 - 11:13
Fábio Garcia disse:
Ótimo tutorial! parabéns!


luishoc disse:
Ficou bom mesmo!! Bom trabalho!


Muito obrigado, amigos. Fico feliz que tenham gostado.

Abraços
HP Pavilion B2030BR | Intel Pentium D-915 2.8GHz | 2GB DDR2 667MHz | 2x 160GB SATA-II | GSA-H21L
Dell Inspiron 1525 | Intel Core 2 Duo 2GHz | 2GB 667MHz Dual Channel | 120GB SATA-II | GSA-T21N
henriqueberthem
henriquebert... Super Participante Registrado
819 Mensagens 13 Curtidas
#14 Por henriquebert...
24/11/2007 - 02:50
Galera, to com dificuldades de identificar as temperaturas abaixo, vejam a imgem abaixo:

Imagem
esse nomes foi eu quem botei medidno junto com o everest, porém no everest mostra um número e no Speedfan mostra outro.......

O PC é o da assinatura, só possuo a fan do processador que já identifiquei e posso controla-la pelo programa !!

flw
Athlon II 240 2.8GHz l ASUS M4A785-M l 2x 2GB DDR2 1066 G.Skill PI Black @ 1066 5-5-5-15 l GeForce 9600GT (600/1800) l 1TB Seagate 7200.12 + 500GB Seagate 7200.12 l Corsair 650TX l Monitor 19" LG W1952TQ

Win 7 Ultimate PT-BR x64

Home Theather Samsung HT-Z210

visaodupla.com - WebHost
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal