Logo Hardware.com.br
lockedEste tópico está fechado, você não pode enviar novas respostas.
Thibrun
Thibrun Highlander Registrado
5.7K Mensagens 1.2K Curtidas

locked FAQ: O que fazer quando o windows xp dá pau ?

#1 Por Thibrun 21/06/2005 - 18:04
Use os pontos de restauração:

Se o sistema dá boot, vá ao menu iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Restauração do Sistema. Escolha a opção restaurar o sistema e escolha uma data e hora em que o sistema estava funcionando 100%. Siga as instruções da tela.

Caso o sistema trave no boot , tente usar o modo de segurança, pressionando F8 no boot e escolha a opção modo de segurança. Depois faça como orientado acima.

Nem entra no modo de segurança. A coisa está complicando, mas ainda há solução. Pressione F8 durante o boot e escolha a opção “Modo de segurança com prompt de comando”. Faça o login como administrador e digite, na linha de comando: C:\windows\system32\restore\rstrui.exe a seguir siga as instruções. Caso vc tenha instalado o WINDOWS em local diferente do padrão, coloque o diretório correto.

E se tudo isso falhar ? Já é hora do FORMAT C: ?
Ainda não !!!!!!!

Configure seu micro para boot pelo CD:

Coloque o CD do WINDOWS Xp e de boot na máquina. Entre no console de recuperação, faça login como administrador e digite

md tmp - cria uma subpasta na pasta WINDOWS
copy c:windows\system32\config\system c:\windows\tmp\system bak
copy c:windows\system32\config\software c:\windows\tmp\software.bak
copy c:windows\system32\config\sam c:\windows\tmp\sam.bak
copy c:windows\system32\config\security C:\windows\tmp\security.bak
copy c:windows\system32\config\default C:\windows\tmp\default.bak
Tudo acima é para criar cópias de segurança. Seguro morreu de velho

delete c:\windows\system32\config\system
delete c:\windows\system32\config\software
delete c:\windows\system32\config\sam
delete c:\windows\system32\config\security
delete c:\windows\system32\config\default
Apagando os arquivos que estão corrompidos

copy c:\windows\repair\system c:\windows\system32\config\system
copy c:\windows\repair\sotware c:\windows\system32\config\software
copy c:\windows\repair\sam c:\windows\system32\config\sam
copy c:\windows\repair\security c:\windows\system32\config\security
copy c:\windows\repair\default c:\windows\system32\config\default
Pegando os arquivos de backup e colocando-os para rodar

Tire o CD e dê um boot para ver como fica.

Eu esqueci a senha do administrador !! E agora, está na hora do FORMAT C: ?
Ainda não. Apesar de eu nunca ter usado, o método do link abaixo promete recuperar a senha do administrador. Use por sua conta e risco
Offline NT Password & Registry Editor, Bootdisk / CD

Recentemente, um usuário do FÓRUM, marcoselias, publicou um tutorial no Guia do Hardware que explica como quebrar as senhas do Xp, inclusive a do Administrador, de uma maneira muito simples, superando o método anterior
Hackeando as senhas no Windows XP


O que é “Console de Recuperação ?
É uma ferramenta do WINDOWS Xp, que possibilita salvar muitos HDs de um FORMAT C:
No link abaixo vc vai encontrar um tutorial sobre o Console de Recuperação:
Recovery Console (Console de Recuperação)

O Que Fazer Com Um Arquivo Boot.Ini Inválido ?
1 – Coloque o seu CD de instalação do Windows XP no drive. Reinicie o computador e clique na tecla DEL para acessar à BIOS e colocar o PC para dar boot primeiro pelo CD. Carregue em F10 para gravar as alterações e saia da BIOS. As teclas (DEL e F10) costumam ser as usadas por grande parte das “motherboards”. Se não for este caso, é preciso consultar o manual da “board” para ver quais são.
2 – Quando receber a mensagem “clique em qualquer tecla para dar o boot a partir do CD”, bem… clique em qualquer tecla!
3 – O Programa de Configuração do Windows inicia. Quando terminar a primeira fase da configuração, pressione a tecla R.
4 – Selecione a instalação que pretende corrigir.
5 – Digite a sua senha de administrador. Trata-se da senha que foi usada quando o sistema foi instalado no seu PC, não é a sua senha de usuário.
6 – No prompt de comando, digite bootcfg /list, e depois pressione Enter. Surgem as entradas no seu arquivo boot.ini.
7 – Agora vamos resolver o problema! No prompt digite
bootcfg /rebuild
e depois pressione Enter.
Este comando procura no(s) disco(s) rígido(s) por instalações dos Windows XP, 2000 ou NT, apresentando-lhe depois os resultados. Pressione a tecla S para responder SIM à pergunta “Adicionar instalação à lista de arranque?”
8 – Depois disto, o Windows diz “introduzir o identificador de boot”. Bem, isto deixa qualquer um a deriva: que é um “identificador de carregamento”? O que o Windows quer saber, na linguagem cifrada, é apenas o nome do seu sistema operacional. O que tem então de fazer é escrever Microsoft Windows XP Profissional ou Microsoft Windows XP Home, de acordo com a sua versão. Depois de escrever, pressione a tecla Enter.
9 – Agora é pedido as opções de boot do sistema operacional. Escreva /fastdetect (para um boot rápido) e depois pressione Enter
10 – Escreva agora Exit e depois Enter para sair da console de recuperação e reiniciar o computador.
11 – Depois de reiniciar, aparece um menu com duas entradas, ambas com o mesmo nome: Microsoft Windows XP Profissional ou Home, conforme o que escreveu. De boot pela que está selecionada, já vamos eliminar a entrada em duplicado. Já no ambiente Windows, selecione o ícone “O Meu Computador” e, com o botão direito do mouse, escolha “Propriedades”. Na janela das Propriedades do Sistema, escolha o separador Avançadas. Aí, mais em baixo, existe um item chamado “Inicialização e recuperação”. Tecle em “Configurações” e desmarque a opção “Mostrar a lista de sistemas operacionais durante…”. Feche as janelas todas. Reinicie o computador. Problema resolvido!

Windows XP: como trocar placa-mãe sem formatar!
Descobri esta dica, mas ainda não testei
Como trocar a MOBO sem reinstalar o Xp

É POSSÍVEL REINSTALAR O XP “POR CIMA” , SEM PERDER OS DADOS ?
Apesar de o ideal ser instalar o Xp a partir do zero, é possível reinstalar por cima, sem perda do dados:

Com os CDs do Windows 2000 e XP
Inicie o computador com o CD-ROM do Windows inserido no drive correspondente. Quando receber a mensagem Pressione uma Tecla para Iniciar do CD, faça-o imediatamente. Se você não vir esta mensagem antes de o Windows iniciar, reinicie o sistema operacional, pressione a tecla que é indicada para entrar no programa de Setup do seu equipamento e mude a ordem de boot para que sua unidade de CD seja a primeira.

Na tela Bem-Vindo ao Programa de Instalação, dê Enter e tecle F8 quando surgirem os termos da licença de uso do sistema operacional. Na janela seguinte, a opção R (Repair) leva você para o Console de Recuperação, que é útil se o Windows não iniciar, mas não ajuda na reinstalação. Pressione-a somente para um procedimento de reparo. Para realizar uma reinstalação completa, pressione Esc.

Selecione, em seguida, sua partição C: e pressione Enter. Quando aparecer o alerta que um sistema operacional está nesta partição, pressione C para continuar. Selecione Não Alterar o Sistema de Arquivos Atual quando o sistema perguntar qual é a sua preferência de partição. Quando for informado que uma pasta Windows (ou pasta Winnt, no Windows 2000) já existe, pressione a tecla L para removê-la e criar uma nova. Siga a série de prompts. Quando o programa de instalação pedir seu nome, digite temp.

Depois que a instalação estiver pronta, seu sistema vai reiniciar o Windows. Entre como usuário Temp. Está difícil de ler? Reinstale o driver da placa de vídeo.

Se você estiver reinstalando o Windows XP, vá direto às instruções contidas na área Para Windows XP e 2000. Se você estiver reinstalando o Windows 2000, faça o logoff como Temp e o logon como Administrador. Agora faça logoff/logon novamente, desta vez como Temp. Abra o Windows Explorer e vá a C:\Documents and Settings. Uma das subpastas será nomeada Administrador. Outra será nomeada como Administrador.nome do computador ou algo parecido.
Selecione Iniciar/Programas/Acessórios/ Prompt de Comando. Digite cd “\documents and settings” e dê Enter. Depois digite xcopy administrador\*.* administrador.nome do computador /s /h /r /c, substituindo nome do computador pela última parte do nome daquela pasta, depois da palavra Administrador, situada em Documents and Settings.

Agora pressione Enter e, quando for questionado sobre como gravar sobre arquivos ou pastas, pressione A para Todos.

Se você tiver outro usuário na instalação antiga além de Administrador, prossiga para a seção Para Windows XP e 2000 abaixo. Do contrário, abra o Windows Explorer e verifique se seus arquivos de dados estão no lugar onde devem. Depois, vá ao applet Usuários e Senhas do Painel de Controle e apague usuário Temp antes de pular para Fase final.

Para Windows XP e 2000
Reabra o Windows Explorer. Selecione a unidade C:. Talvez seja necessário clicar em Mostrar o Conteúdo Desta Pasta. Clique com o botão direito do mouse no painel direito e selecione Novo/Pasta. Nomeie a nova pasta como velharia ou outro nome qualquer. No painel esquerdo, escolha a pasta Documents and Settings. Ela deve ter subpastas para cada usuário da instalação anterior, mais uma para Temp e outras. Mova as pastas com os nomes de usuários anteriores para a pasta criada.

Selecione Iniciar/Painel de Controle/Contas de Usuário (Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Usuários e Senhas no Windows 2000). Crie uma conta para cada usuário que foi registrado antes da reinstalação.

Certifique-se de usar os nomes exatos. São os mesmos nomes das pastas que acabou de mover para a pasta velharia. No Windows XP, pelo menos um usuário precisa ter os privilégios de administrador.

Faça o logoff/logon para cada usuário antes de fazer o logon novamente como Temp. Certifique-se de selecionar Logoff e não a opção Trocar Usuário na caixa de diálogo Logoff do Windows XP (esse procedimento não é problema no 2000).

Faça o logon como Temp, selecione Iniciar/Programas/Acessórios/Prompt de Comando (no XP, Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Prompt de Comando), digite xcopy c:\velharia\*.* “c:\documents and settings” /s /h /r /c e tecle Enter. Pressione A quando for questionado se quer gravar sobre um arquivo.

Faça o logoff de Temp e o logon para cada conta restaurada, a fim de garantir que os documentos e dados de todos estejam nos lugares certos. Faça o logon como administrador e execute o applet Contas do Usuário do Painel de Controle novamente para remover o usuário Temp.

Fase final
Concluídas todas essas etapas, o Windows deve estar rodando, mas não deve ir muito além disso. Muito possivelmente, você terá de reinstalar impressora, placa de som e outros periféricos. Se um driver para o dispositivo veio no CD do Windows ou no CD de restauração do fabricante, é provável que tenha sido reinstalado automaticamente.

Você terá de reinstalar também seus aplicativos para reapresentá-los ao sistema operacional. Algumas configurações não serão alteradas pela reinstalação, mas as que estavam armazenadas no Registro desapareceram.

Quando a conexão de Internet estiver funcionando de novo, vá a Windows Update e baixe todos as atualizações vitais para sua versão. Depois, visite os sites dos fabricantes dos equipamentos que você possui para atualizar os drivers.

Após a reinstalação, alguns dos seus dados podem não aparecer onde deveriam. Procure-os nas pastas velharia (ou outro nome que você escolheu), Application Data ou Dados do Aplicativo e veja se pode movê-los para a pasta na qual o Windows ou seus aplicativos esperam encontrá-los. Se você encontrar uma pasta chamada Identidades (Identities) com duas subpastas de nomes longos e indecifráveis, experimente mover o conteúdo de uma para a outra e veja se seus dados reaparecem.

Provavelmente, você adivinhou que o passo final é apagar a pasta c:\velharia — e a pasta Administrador, no 2000. Espere alguns dias, semanas ou meses até ter certeza de que todos os arquivos estão acessíveis.


MENSAGENS DE ERRO DO WINDOWS XP
Aqui tem um site, de Portugal, bem completo sobre as mensagens de erro do Xp
Mensagens de erro do Xp

Artigos com instruções passo a passo - Mensagens de erro

Resolução de problemas - Mensagens de erro

***Recovery Console (Console de Recuperação)***

Com a ferramenta de linha de comando Recovery Console, você pode ativar e desativar serviços, formatar unidades, ler e gravar dados em uma unidade local (incluindo unidades formatadas com NFTS) e executar várias outras tarefas administrativas. O Recovery Console será especialmente útil caso você precise reparar o sistema copiando um arquivo de um disquete ou de um CD-ROM para a unidade de disco rígido ou caso precise configurar um serviço que está impedindo que o computador inicie corretamente. Por padrão o Recovery Console não é instalado no Windows XP Professional.

Você pode iniciar o Recovery Console de duas formas:

Executando o Recovery Console a partir do CD de instalação do Windows XP Professional.

Como alternativa, você pode instalar o Recovery Console digitando winnt32 /cmdcons no Run (Executar), para carregá-lo sem o CD de instalação do Windows XP Professional. Depois, você pode selecionar a opção Recovery Console na lista de sistemas operacionais disponíveis na inicialização.

Após iniciar o Recovery Console, você terá que escolher em que instalação deseja fazer logon (se você possui um sistema de inicialização dupla ou várias inicializações) e terá que fazer logon com a senha do Administrator (Administrador).

Esse console fornece comandos que podem ser usados para executar operações simples, como exibir uma pasta ou alternar para outra pasta, e operações mais complexas, como corrigir o setor de inicialização. Você pode acessar a Ajuda referente aos comandos no Recovery Console digitando help no seu prompt de comando.

O termo console o induz que interface do usuário seja do tipo GUI, porém você irá se deparar com uma interface simples de linha de comando. Embora pareça um prompt de comando comum, o Recovery Console não é um prompt de comando que se pode abrir no menu Acessórios. Ele aceita somente alguns comandos e apenas localmente – não podendo ser executado pela rede. Os comandos são específicos dessa interface e executam um conjunto limitado de funções.

As opções de curingas no comando de cópia não funcionam no console, você só pode copiar arquivos de mídia removível para a partição do sistema (mas não o contrário – você não pode utilizar o console, para fazer backup de arquivos para outra mídia) e, embora seja possível mover para outras unidades lógicas no disco rígido, você não pode ler arquivos em uma partição diferente do sistema. Caso você tente executar, receberá uma mensagem de Acesso Negado.

Para acessar o Recovery Console efetue boot com o CD de instalação do Windows XP Professional, e siga as etapas abaixo:

1. Inicie o computador com o CD de instalação do Windows XP Professional e siga as instruções na tela.

2. Na tela Welcome to Setup, selecione R para reparar uma instalação do Windows XP Professional existente.

3. A próxima tela mostra todos os sistemas operacionais instalados, selecione a instalação do sistema operacional que você deseja recuperar.

4. Digite a senha do Administrator (Administrador) e pressione Enter.

5. Uma tela de prompt de comando será exibida, no prompt da pasta de instalação do Windows XP Professional.


Nessa tela você pode usar todos os comandos relacionados na tabela abaixo, para reparar uma instalação do Windows XP Professional.

Veja abaixo os comandos que você pode usar com o Recovery Console:

Attrib - Altera os atributos de um arquivo ou pasta.
Batch - Executa os comandos especificados no arquivo de texto.
Bootcfg - Configuração e recuperação do arquivo de inicialização (boot.ini).
ChDir (Cd) - Exibe ou altera o nome da pasta atual.
Chkdsk - Verifica um disco e exibe um relatório de status.
Cls - Limpa a tela.
Copy - Copia um único arquivo para outro local.
Delete (Del) - Exclui um ou mais arquivos.
Dir - Exibe uma lista de arquivos e subpastas em uma pasta.
Disable - Desativa um driver de dispositivo ou serviço de sistema.
Diskpart - Gerencia partições nos discos rígidos.
Enable - Inicia ou ativa um driver de dispositivo ou serviço de sistema.
Exit - Sai do Console de recuperação e reinicia o computador.
Expand - Extrai um arquivo de um arquivo compactado.
Fixboot - Grava um novo setor de inicialização de partição na partição especificada.
Fixmbr - Repara o registro de inicialização mestre do disco especificado.
Format - Formata um disco.
Help - Exibe uma lista de comandos que você pode usar no Console de recuperação.
Listsvc - Lista os serviços e drivers disponíveis no computador.
Logon - Faz logon em uma instalação do Windows.
Map - Exibe os mapeamentos da letra de unidade.
Mkdir (Md) - Cria uma pasta.
More - Exibe um arquivo de texto.
Net use - Conecta um compartilhamento de rede a uma letra de unidade.
Rename (Ren) - Renomeia um único arquivo.
Rmdir (Rd) - Exclui uma pasta.
Set - Exibe e define variáveis de ambiente.
Systemroot - Define a pasta atual como a pasta systemroot do sistema ao qual você está conectado no momento.
Type - Exibe um arquivo de texto.



Que seja útil
Thibrun e8d606922b2afff7e1dd036b9bd966b4
Mudei, amadureci e me afastei de muita gente.
Alguns vão dizer que estou solitário.
Mas a verdade é que estou em paz.
JUNIM
JUNIM Cyber Highlander Registrado
41.8K Mensagens 1.4K Curtidas
#2 Por JUNIM
21/06/2005 - 21:00
Nosso amigo Thibrun, fez, a meu pedido e encomenda, este FAQ,
pois tenho lido bastante problemas no XP ultimamente nesta sala, e sempre as
mesmas perguntas e mesmas respostas. Fazendo com que o pessoal esqueça da
pesquisa, ou que alguém tenha que pesquisar para dar a resposta aqui.

Se mais alguém quiser fazer material didático, é só contatar a moderação para analisar e publicar.

O texto acima está bem amplo, e é bom imprimir para consultar fora de nosso micro de trabalho,
vai que ele é que tenha problemas no XP e ficar inacessível... wink.png

Parabéns Thibrun! big_green.png
Eu não dou o peixe ><((((º>Ooº ... ensino a pescar! eepSkyBlue">..._)¯`·._)¯`·._)¯`·...

arkOrange">Entre no fórum para o debate cap_feceiro.png:, não para um embate!!! cap_chateado.png
Essa Luz! É claro que é JESUS!!! (by RC)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal