Logo Hardware.com.br
Thalesmav
Thalesmav Novo Membro Registrado
18 Mensagens 0 Curtidas

Roteador D-LINK DIR-600 - Internet caindo a cada 6 horas (sempre)

#1 Por Thalesmav 07/06/2011 - 01:43
Roteador D-LINK DIR 600 C1 FW: 3.02

Problema:
Quando passam exatas 6 horas de conexão online na internet (verifiquei isso vendo o Up time do Roteador) a internet cai demora alguns minutos para voltar, e o Up time é então resetado.

Verifiquei algumas coisas estranhas no LOG do Roteador no exato momento que há a desconexão:

Aparece várias mensagens deste tipo um pouco antes de perder a conexão (ou depois de perder, não tenho certeza)

DHCP client: sending RENEW
DHCP client: sending RENEW
DHCP client: sending RENEW
DHCP client: sending RENEW
DHCP client: sending RENEW


E então aparece esta outra mensagem no final:

DHCP client: Lease lost, entering init state.

E o roteador "reinicia" a conexão, ocasionando na queda

DHCP Server Starting

Alguma idéia do que pode ser? Li alguns fóruns de pessoas que resolveram esse problema utilizando este comando no iptables.

iptables -I INPUT -p udp --sport 67 --dport 68 -j ACCEPT

Pelo que entendi, eles liberam as portas 67 e 68 UDP do roteador, mas não sei como fazer isso, pois pelo que entendi só consigo liberar portas dos PC's no menu do roteador.

Link do fórum onde vi resolverem um problema similar:
http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=54900&start=0

Também nesse outro (em inglês)
http://www.erealm.org/forum/viewtopic.php?f=11&t=12

Se alguem puder ajudar agradeço muito
Responder
Thalesmav
Thalesmav Novo Membro Registrado
18 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Thalesmav
07/06/2011 - 21:21
Opa vlw por ter respondido

Eu desconfiei que fosse o DHCP Lease Time
Mas ele veio configurado já com 10080 minutos (expira em 1 semana), portanto não acho que o problema esteja aí.

http://img193.imageshack.us/img193/3985/dhcptime.jpg

É como se o meu ISP renovasse o IP a cada 6 horas mas o roteador precisasse reiniciar a conexão para distribuir a internet denovo nos PCs. É estranho essa grande quantidade de mensagens de RENEW, elas só aparecem juntas assim no LOG quando a conexão cai.

LOG do momento da queda:
Sat Jan 01 06:04:51 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:07:31 2000 DHCP server: receive INFORM from 00:1d:92:b8:e3:4c.
Sat Jan 01 06:07:40 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:09:04 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:09:46 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:10:07 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:10:18 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:10:23 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:10:26 2000 DHCP client: sending RENEW ...
Sat Jan 01 06:10:27 2000 DHCP client: Lease lost, entering init state.
Sat Jan 01 06:10:27 2000 DHCP client: sending DISCOVER ...
Sat Jan 01 06:10:31 2000 DHCP client: sending DISCOVER ...
Sat Jan 01 06:10:31 2000 DHCP client: receive OFFER from 192.168.xxx.xxx.
Sat Jan 01 06:10:31 2000 DHCP client: sending REQUEST for 189.124.xxx.xxx ...
Sat Jan 01 06:10:33 2000 DHCP client: Lease of 189.124.xxx.xxx obtained, lease time 21587
Sat Jan 01 06:10:39 2000 DHCP Server Starting
Sat Jan 01 06:10:39 2000 DHCP server: add lease 00:1d:92:b8:e3:4c 192.168.100.12
Sat Jan 01 06:10:39 2000 DHCP server: add lease 00:1f:e2:3f:5a:c2 192.168.100.11
Thalesmav
Thalesmav Novo Membro Registrado
18 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Thalesmav
29/06/2011 - 21:13
Depois de muita luta consegui resolver o problema:

Eu já tinha idéia que o problema era nas portas DHCP do roteador que por algum motivo vieram por padrão bloqueadas, e o roteador não conseguia renovar o Lease Time sem ter de da reboot. Já que não tem como instalar a firmware DD-WRT neste modelo de roteador fiz o seguinte:

Baseado nos casos que conseguiram resolver liberando as portas DHCP (UDP 67 e 68) através da linha "iptables -I INPUT -p udp --sport 67 --dport 68 -j ACCEPT" no DD-WRT, eu fiz algo parecido nas configurações de Firewall do roteador, dando permissão ao IP do roteador e o IP fornecido pelo meu provedor e deu certo!

ImagemImagem


EDIT:
Pelo que vi é preciso também adicionar isso em Advanced > Firewall Settings:

Imagem

A internet não cai há mais de 20 horas, coisa que nunca acontecia antes, sempre de 6 em 6h desconectava. Não aparecem mais as mensagens repetidas de "RENEW" no log, o que confirma que acabou o problema.


Se alguém estiver com problemas de queda de conexão, principalmente sempre que seu IP renova, tente este procedimento que pode funcionar.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal