Logo Hardware.com.br
magnuslopes
magnuslopes Novo Membro Registrado
55 Mensagens 0 Curtidas

[Resolvido] - Debian 4.0r1, som apenas como administrador.

#1 Por magnuslopes 05/10/2007 - 21:07
Olá pessoal, estava eu muito feliz com meu Kurumin quando resolvi alçar mais altos vôos.

Instalei o Debian 4.0r1 e tudo correu maravilhosamente bem. Loguei inicialmente como root, fiz todas as atualizações disponíveis. Testei o meu novo sistema e tudo estava OK. Criei então uma conta de usuário para usar normalmente.

Ao logar tive a surpresa de não ouvir som algum, e aparecia uma mensagem de que o controle de volume não estava disponível. Voltei a conta root e configurei o novo usuário para ter acesso ao som. O controle de volume passou a funcionar, mas continuo sem som algum. Som apenas como root.

E agora? O que fazer?

Valeu, forte abraço.
Responder
rubensk8
rubensk8 Geek Registrado
2.4K Mensagens 111 Curtidas
#5 Por rubensk8
05/10/2007 - 22:02
O amigo MaxRaven, deu ótimas dicas!!!

Mas, não entendi:
Loguei inicialmente como root, fiz todas as atualizações disponíveis. Testei o meu novo sistema e tudo estava OK. Criei então uma conta de usuário para usar normalmente.
O Debian assim como as demais distribuições GNU/Linux
não usa uma conta para o usuário root. Entra-se no sistema como um usuário normal. Durante a instalação do Debian é pedido que se digite a senha do root, só a senha, para atividades administrativas (assim como é feita no kurumin), depois se cria uma senha e um login de usuário, esse é quem vai ter acesso ao sistema. Assim que o sistema é aberto o gerenciador de login irá pedir o login e a senha de usuário. Dentro do Sistema se for fazer alguma atividade administrativa é pedida a senha do root, assim como no kurumin. Agora se você se logar como root no terminal e chamar um progrma (digitar o nome do progrma e dar enter), ele será aberto normalmente sem pedir senha, pois você já está como root. (assim como no kurumin). Uma boa experiência é o uso do synaptic. Entre como esse usuário que você está pensando que é o root e abra o synaptic pelo caminho: Menu k > Sistema > Gerenciador de pacotes synaptic
Você verá que como é para instalar programas ele irá pedir a senha do root para abrir o programa (como no kurumin). No shell você só instalará um progrma ou removerá se estiver logado como root!!!! A única diferença, pelo menos nesse aspecto é que o kurumin já vem com o sudo configurado por padrão. No debian para acessar a conta de root digitá-se: su e a senha de root. No Kurumin também se não quiser usar o sudo, e no Debian pode-se instalar o pacote sudo e configurá-lo para usá-lo igual ao kurumin, mas aí é outra explicação!!!

Agora se você tem uma rede e necessita criar usuários, aí é outra história!!! Ficam as dicas do MaxRaven! Principalmente a de colocar no grupo audio!!!


Grande MaxRaven, o comando não resolveu e o usuário já está no grupo audio, agora só falta colocá-lo no grupo root, hehehe...
Aí é onde está o problema você só fará essa operação se estiver como administrador, pois você só está como usuário normal!!!!

Uma forma mais fácil de se fazer isso é indo pelo caminho: menu k> centro de controle > administração do sistema> gerenciador de login
veja que na parte de baixo tem um botão: MODO ADMINISTRADOR. Quando você clicar ele irá pedir a senha de root para que você faça modificações como administrador!!!
magnuslopes
magnuslopes Novo Membro Registrado
55 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por magnuslopes
05/10/2007 - 22:13
Grande Rubensk8, durante a instalação há a possibilidade de escolher entre permitir ou não o login com a conta root. E não apenas durante a instalação, isso pode ser mudado a qualquer hora.

Realmente, não há necessidade de logar como root, pois pode-se realizar tarefas administrativas através dos métodos que você descreveu. Eu loguei inicialmente como root apenas para facilitar as coisas.

Valeu e grande abraço.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal