Logo Hardware.com.br
Tolland
Tolland General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 116 Curtidas

FAQ: Resolvendo Problemas com OpenGL

#1 Por Tolland 14/02/2007 - 19:26
arkGreen">* Recomendo que leia todo o procedimento antes de tentar resolver o problema. Caso não saiba como executar as ações descritas abaixo, poste a dúvida no tópico ou então peça à alguém que saiba que execute o procedimento em seu lugar, como garantia de que nada saíra errado ao manusear os arquivos necessários.


arkGreen">Introdução:

Uma série de jogos famosos foi criada utilizando o sistema de OpenGL (Medal of Honor Allied Assault, Call of Duty, Return to Castle Wolfeinstein e etc.). Mas junto ao sucesso vieram alguns problemas frequentes e a famosa mensagem: GLW_StartOpenGL() - could not load OpenGL subsystem . Quem der uma pesquisada na Internet ou aqui mesmo no fórum perceberá a frequencia com que esse problema ocorre, mesmo em máquinas mais novas. Para isso resolvi reunir informações úteis e criar um procedimento para resolver boa parte desses problemas.


arkGreen">O que é OpenGL?

A OpenGL (Open Graphics Library) é uma especificação definindo uma API multiplataforma e multi-linguagem para a escrita de aplicações capazes de produzir gráficos computacionais 3D (bem como gráficos computacionais 2D). A interface consiste de cerca de 250 funções diferentes que podem ser utilizadas para desenhar cenas tridimensionais complexas. A OpenGL é bastante popular na indústria dos videogames e compete diretamente com o Direct 3D (no Microsoft Windows). O OpenGL é bastante utilizado em ferramentas CAD, realidade virtual, simulações e visualizações científicas e desenvolvimento no campo dos videogames.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenGL


arkGreen">A seguinte mensagem aparece quando tento rodar meu jogo: GLW_StartOpenGL() - could not load OpenGL subsystem . O que ocorre?

Eis o problema mais comum e frequente que ocorre ao rodar aplicações (jogos) baseados em OpenGL. Ele pode ser causado por diferentes razões: ausência de alguma DLL importante na pasta do sistema ou do jogo em questão, incompatibilidade da placa de vídeo com o jogo ou então drivers desatualizados e/ou nativos do sistema que não suportam OpenGL. Uma descrição mais detalhada dos problemas é dada abaixo.


arkGreen">Quais as Possíveis Causas do Problema?

Versão do OpenGL: Algumas vezes o problema pode estar na versão do OpenGL presente no sistema. A versão do OpenGL nativa do Windows é a 1.1 e pode não servir para alguns jogos.

Versão do DirectX: A instalação da última versão do software é recomendada, mesmo se o problema não for causado por ele, pois o DirectX é uma ferramenta indispensável para rodar aplicações 3D e jogos recentes. Atualmente o programa se encontra na versão 9.0c para Windows XP, disponível para download no site da Microsoft ou no link abaixo. Para o Windows Vista ainda não é necessária atualização, visto que o mesmo vem com o DirectX 10 por padrão, versão mais recente do software.

DirectX 9.0c: http://baixaki.ig.com.br/download/DirectX.htm

Ausência de Arquivos DLL Essenciais: O OpenGL depende obrigatoriamente de dois arquivos DLL fundamentais para seu funcionamento. São eles: opengl32.dll e glu32.dll. Se eles não estiverem presentes na pasta do sistema (ou em alguns casos também na pasta do jogo) a aplicação não rodará.

Versão do Driver de Vídeo: Esta é a mais comum causa do problema com OpenGL. Drivers desatualizados são a porta de entrada para esse tipo de erro ocorrer. Drivers nativos do Windows costumam ser os piores para jogos 3D e te impedem muitas vezes de rodar essas aplicações (alguns drivers do sistema sequer carregam o OpenGL consigo, mesmo que a placa de vídeo ofereça suporte a ele). Portanto, é essencial a atualização dos drivers de vídeo para que o procedimento que será descrito aqui seja bem sucedido.


arkGreen">Como faço para atualizar os drivers de vídeo?

Alguns usuários do Windows não sabem como atualizar drivers, então descompactam a pasta do driver e saem clicando em tudo quanto é DLL e arquivo do sistema, e aí acham que os drivers já estão instalados. Não é bem assim.

Atualizar e instalar drivers é simples mas deve ser feito com atenção e da maneira correta. Há três maneiras de instalar drivers: por algum Setup (com ou sem CD), Forceware (no caso da NVidia) ou através dos arquivos de driver disponíveis em alguma pasta no PC (normalmente baixada).

A primeira maneira e segunda maneiras são extremamente simples e comuns: ao baixar os arquivos basta executar o tal Setup (ou Forceware) de instalação do driver e instalá-lo como um programa comum, pois eles sempre tem procedimentos auto-explicativos. A maior parte dos drivers baixados diretamente do site do fabricante vem com um Setup de instalação (ou Forceware, para placas de vídeo NVidia).

Já a terceira maneira deve ser feita se os drivers forem baixados/retirados de outra fonte ou então não tiverem um Setup. Nesse caso os drivers devem ser instalados da seguinte maneira:
Entre em Painel de Controle\Vídeo\Configurações\Avançadas\Adaptador\Propriedades\Driver\Atualizar Driver. Na janela seguinte, quando perguntado se deseja usar o site do Windows Update, marque a opção "Não, não agora" e clique em Avançar. Marque "Instalar de uma lista ou local específico" e clique em Avançar. Marque a opção "Incluir este local na pesquisa" e clique em Procurar. Encontre a pasta onde estão os drivers específicos de sua placa de vídeo referentes a versão do seu sistema operacional, no local onde ela se encontra descompactada (qualquer pasta que contenha drivers deve ser descompactada para que esta possa ser detectada e os drivers instalados. Os drivers devem sempre ser compatíveis com a versão se seu sistema operacional). Clique em Avançar e o driver novo será instalado. Caso ocorra falha clique em Voltar e desta vez marque a opção "Não pesquisar. Escolherei o driver a ser instalado" e clique Avançar. Selecione o fabricante e modelo de sua placa de vídeo e clique Avançar. Pronto, o novo driver será instalado. Em qualquer uma das duas maneiras, quando o driver for instalado, reinicie a máquina. Se em algum caso continuar ocorrendo falha, tente de novo com outro driver (preferencialmente sempre a versão mais recente e compatível com seu sistema operacional).

Os drivers de vídeo das fabricantes mais populares podem ser encontrados em seus respectivos sites. Esta é a lista dos sites das empresas mais populares:

NVIDIA: http://www.nvidia.com.br/page/home.html
ATI: http://ati.amd.com/pt/
VIA: http://www.via.com.tw/en/index.jsp
SIS: http://www.sis.com/
INTEL: http://www.intel.com/portugues/


arkGreen">Afinal, como faço para resolver o problema com o OpenGL?

Após explicar o erro e suas possíveis causas, vamos ao que interessa: a resolução. Lembre-se de seguir o tutorial corretamente, sem pular nenhum passo e fazendo exatamente como descrito (incluindo a atualização de drivers) - dê atenção especial ao 4º e 5º passos.

1º. Baixe os seguintes arquivos DLL (preferencialmente não utilize aceleradores de downloads): opengl32.dll e glu32.dll.

opengl32.dll: http://www.driverskit.com/dll/opengl32.dll/2746.html
glu32.dll: http://driverskit.com/dll/glu32.dll/919.html

2º. Baixe o driver mais novo de sua placa de vídeo (os links para os sites já foram dispostos anteriormente).

3º. Instale o novo driver de vídeo seguindo um dos procedimentos descritos anteriormente.

4º. Agora copie os arquivos opengl32.dll e glu32.dll que você baixou para dentro da pasta C:\WINDOWS\system32 (substitua os arquivos existentes se necessário). Caso o sistema tenha sido instalado em uma partição diferente de C: , localize a pasta WINDOWS/system32 dentro da partição correta (D: por exemplo) e copie os arquivos.

5º. Agora copie novamente o arquivo opengl32.dll, desta vez para dentro da pasta onde o jogo está instalado e para dentro de cada diretório desta pasta (pois não dá para saber em que local o jogo precisará do arquivo). Exemplo: C:\Arquivos de Programas\(pasta do jogo)\(diretórios).

6º. Após instalar o novo driver da placa de vídeo, copiar os arquivos DLL para as respectivas pastas e completar todo o procedimento, rode o jogo.


arkGreen">Copiei os arquivos DLL, atualizei os drivers e completei o procedimento, mas o jogo continua sem rodar. Qual é o problema?

Se mesmo após cumprir o tutorial e utilizar os drivers mais recentes o jogo não rodar, confira se a placa de vídeo suporta os recursos exigidos pelo jogo, incluindo OpenGL. Confira também se a placa é suportada pelo jogo. Se ela não suportar OpenGL ou outro recurso e não for suportada pelo jogo, infelizmente não há nenhuma solução que possa ser feita por software, pois a limitação será de hardware.
Responder
Tolland
Tolland General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 116 Curtidas
#5 Por Tolland
15/02/2007 - 17:13
MaverickBr disse:
Hmm..num posso comentar pois nunca tive esses probs..hehe


Pesquise no fórum por "problema opengl" e verá quantos tópicos falam desse problema... Eu já tive essa mensagem de erro aparecendo várias vezes e já vi muitos outros casos iguais (muitas vezes não solucionados). Se eu não me engano o último tópico criado que contém esse problema é datado de 05/02/2007 (e o criador não obteve resposta). Por isso fiz a FAQ, devido aos vários casos com esse problema. Espero que alguém goste e a FAQ ajude o maior número possível de pessoas que tentar rodar esses jogos. big_green.png
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal