Logo Hardware.com.br
N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas

[Tutorial] Como reinstalar o Windows XP sem formatar

#1 Por N0625 19/04/2009 - 03:50
Fala, galera!!


Como reinstalar o Windows XP sem formatar

Assim como os seres humanos o PC precisa de um check-up de vez em quando para prevenir potenciais problemas de funcionamento, seja de origem de hardware ou de software. De hardware podemos citar tarefas como uma limpeza periódica no interior do micro. A sujeira acumulada faz com que haja mau-contatos e aquecimento excessivo. Na parte de software tarefas como exclusão de arquivos temporários e checagem do sistema fazem parte da rotina de manutenção do sistema operacional. Notadamente o Microsoft Windows é um pouco mais carente de cuidados por parte do usuário. Por mais que tentem ser autônomas em matéria de sua própria manutenção, mesmo versões robustas como o XP e Vista necessitam de vistorias por parte do usuário. Mas as coisas já foram piores, basta citar a época das versões 3.x, 9x e Me. O Windows XP e Vista procuram se auto-reparar com ferramentas como o Desfragmetador de discos, Restauração do sistema e tarefas de backup. Neste tipo de situação o Windows Vista é mais autônomo, um exemplo é o Desfragmentador de discos.

O grande problema é que a maioria dos usuários é negligente quando se trata de fazer manutenções periódicas nos seus equipamentos. E o pior é que às vezes não querem admitir que a culpa pelos estragos é deles mesmos. É como ao usar um carro. Muitos motoristas só querem usar, usar e usar e não se lembram (ou não querem se lembrar) de que carro também precisa de trato de vez em quando. Só lembram da manutenção quando o carro quebra. Bem, depois dessa xaropada stick_out_tongue.png vamos ao que interessa. Primeiro tenho que dizer que estou parando de fazer consertos de micros de amigos e conhecidos, pois sempre há aquele “abuso”, e se cobrar é aquela choradeira. Me deparei com a seguinte situação essa semana: um amigo me chama desesperado para ver o PC dele. Quando chego na casa dele me deparo com a seguinte situação ao bootar o micro:

Imagem


Não é difícil deduzir que aqui o problema foi em um dos arquivos de inicialização do Windows XP. Tranquilo, basta recorrer ao Console de recuperação do CD do Windows XP, rodar o comando FIXBOOT C: e problema resolvido. Bem, aí veio o segundo problema. Ele comprou a máquina nessas lojas de informática com o “Windows pré-instalado” tem dois anos. Aos que nunca instalaram o Windows XP, num determinado ponto da fase de instalação é pedida uma senha para a conta “Administrador”. Pois bem, como a máquina veio com esse Windows já instalado não se sabia qual era essa tal senha. O Console de recuperação pede a senha da conta de Administrador definida na instalação, uma medida de segurança. Sem essa senha não é possível logar na instalação, e não é possível usar a senha de outra conta administrativa configurada no sistema. O que fazer? O disco de 160GB não estava particionado e não poderia formatar, pois esse amigo e a irmã dele tinham algumas boas dezenas de Gbytes de filmes, músicas, trabalhos de faculdade, etc. E agora? A primeira alternativa foi usar a opção de Reparar o sistema usando o CD de instalação, o que nunca me agradou. Esta opção de instalação reinstala uma cópia funcional do Windows, para isso ele exclui alguns arquivos de sistema da pasta Windows, aproveitando a parte “boa” da instalação danificada, além de fazer um reparo nos arquivos do Registro. O problema dessa abordagem é que muito “lixo” acumulado na instalação danificada permanecerá depois da restauração, sem contar possíveis vírus e outras pragas digitais, afinal qual Windows atuando em micros de usuários iniciantes que nada sabem de informática é imune a malwares? Como a irmã dele tinha uma relativa pressa por causa dos trabalhos de faculdade dela não me restou outra alternativa a não ser recorrer a esta opção de Reparo.

Veio então o terceiro problema: não funcionou. Faltando 13 minutos para o fim da instalação o processo simplesmente travou, ficando 20 minutos com aquela barra de cinco quadradinhos piscando em loop. A instalação deveria estar bem danificada para ter acontecido isso. Vamos então pensar num “plano B” que apresentava algumas opções:
  • Tirar o HD da máquina dele, trazer para a minha casa, tirar os dados, gravar em DVD, reinstalar o sistema e repor os dados.
  • Trazer uma de minhas máquinas para a casa dele, ligar as duas em rede (bootando a dele com um Linux LiveCD) e usar o Samba para retirar do dados, reinstalar o sistema, etc.
  • Trazer o PC dele (como ele sugeriu) para a minha casa e apelar para uma das opções acima.
O problema dessas abordagens é que é muito trabalho para algo que é um favor. E ele sabia disso. Depois de alguns minutos pensando acabei achando uma quarta opção:
  • Recorrer ao Linux salvar a pátria.
Esta foi a alternativa que escolhi. Apesar de o Linux não ser meu SO principal, gosto das possibilidades dele em se tratando de manutenção de micros. Vamos resumir o problema: uma máquina que estava com a parte de boot danificada e a opção de reparo da instalação não surtiu efeito. Eu não quis levar a máquina dele para a minha casa, nem retirar o HD dela para fazer o backup e muito menos levar uma máquina minha para ligar em rede para fazer backup. E formatar estava fora de questão. Se você chegou até aqui, jogue água no rosto pois chega de teoria. Este é um tutorial para aqueles que se encontram na mesma situação ou, por qualquer motivo, querem reinstalar o Windows mas não podem formatar por não ter como resguardar os dados por não possuir uma segunda partição/disco rígido ou mídia de backup suficiente para os seus dados. Não é o mesmo de uma reinstalação limpa mas é uma forma “correta” de reinstalar sem formatar e ao mesmo tempo sem absorver o “lixo” de uma instalação danificada. Para este tutorial os requisitos são os seguintes:
  • Conhecimento básico de Linux e montagem de partições;
  • Conhecimento de instalação do Windows;
  • Prévio conhecimento dos dados a serem resguardados;
  • Um LiveCD Linux relativamente atual com suporte seguro a escrita em NTFS;
  • O CD de instalação do Windows XP e também da placa-mãe.
Para este tutorial vou usar o LiveCD do Ubuntu 8.10 que possui um ótimo suporte a escrita em NTFS. Outras sugestões seriam o Kurumin 7 e o SystemRescueCD, embora nesses dois o processo é um pouco menos automatizado em relação a montagem de partições em modo escrita. É recomendado o uso de 512MB (ou mais) para o uso do LiveCD do Ubuntu; o mínimo é 256MB. Em se tratando de uso de memória o Kurumin 7 e o SystemRescueCD consomem menos memória.

Primeiramente vamos analisar o conteúdo padrão de uma instalação Windows XP:

Imagem

Aqui o Windows Explorer está configurado como veio de fábrica (pastas e arquivos de sistema ocultados por padrão), na verdade o conteúdo das janelas é maior. O Windows XP é multi usuário, característica herdada do Windows 2000 > Windows NT. Cada usuário possui um perfil configurado na pasta C:\Documents and Settings cuja pasta é representada pelo nome de cada usuário. Além das pastas pessoais (Meus documentos, Minhas músicas, Meus vídeos, etc) o profile do usuário armazena pastas usadas pelos programas igulamente multi usuários. Assim cada usuário pode personalizar as preferências dos seus programas assim como o desktop e o Menu Iniciar. Estas configurações ficam espalhadas nas pastas Dados de Aplicativos e Configurações Locais. Vamos ver o conteúdo das mesmas pastas através do LiveCD do Ubuntu:

Imagem

Conteúdo da raiz da unidade C

Imagem

Conteúdo da pasta Documents and Settings


A pasta All Users armazena as configurações que afetam todos os usuários, como algumas entradas do Menu Iniciar, configurações globais de programas a nível de usuário, etc. Fazendo uma analogia ao Registro a pasta All users está para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE assim como as pastas de cada usuário está para a chave HKEY_CURRENT_USER.

Imagem

Este é o conteúdo da pasta que armazena o profile do usuário Valerio. Notem a presença das pastas Meus documentos, Desktop, Recent (a entrada Documentos recentes do menu Iniciar), as configurações de Rede (Ambiente de rede), configurações personalizadas de programas (Configurações locais e Dados de aplicativos), os Favoritos (somente para o Internet Explorer), Cookies (também para o Internet Explorer), etc. Se você usa um cliente de e-mail, os seu e-mails estão entranhados em alguma pasta dentro de Configurações locais ou Dados de Aplicativos. Por exemplo as preferências, bookmarks e outras configurações a nível de usuário do navegador Firefox (que esteja obviamente instalado) estão escondidas em:

C:\Documents and Settings\[usuario]\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\????????.default

Já o cache, updates e outras informações podem ser encontradas em:

C:\Documents and Settings\[usuario]\Configurações locais\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\????????.default

Notem que em Configurações locais há outra pasta Dados de aplicativos. Vjamos onde o Outlook Express armazena os e-mails:

C:\Documents and Settings\usuario\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{uma string que lembra uma subchave de uma das HKEYs}\Microsoft\Outlook Express

Por aí já dá para se ter uma idéia em que locais os programas armazenam as suas informações e configurações personalizadas. Comparando com a estrutura multiusuário de uma pasta /home, a pasta Documents and Settings é um balaio de gato de configurações e dados, muitos dados. Para encerrar a explicação sobre essa pasta o Windows gerencia os profiles de cada usuáros através do arquivo NTUSER.DAT, que guarda as configurações de cada usuário no Registro. Cada usuário tem um NTUSER.DAT particular. wink.png

Vamos então preparar o nosso backup. Com o LiveCD rodando acesse a partição onde se encontra a instalação do Windows a ser “detonada”. Acesse a pasta C:\Documents and Settings\[nome-do-usuario]. A pasta que deveremos preservar é a Meus documentos de cada um, então verifique se todos os seus dados, imagens, downloads, etc estão nela. Se por acaso você tem arquivos espalhados na raiz do drive C (não é recomendável armazenar arquivos pessoais na raiz do drive C) copie-os para a pasta Meus documentos. Se desejar faça também um backup da pasta Favoritos caso use o Internet Explorer, copie-a para dentro de Meus documentos. Se desejar salvar os bookmarks do Firefox acesse a pasta C:\Documents and Settings\[usuario]\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\????????.default e copie o arquivo bookmarks.htm. Se você usa um cliente de e-mail deverá pesquisar nas pastas Configurações locais e Dados de aplicativos as pastas onde são armazenados os e-mails, assim você pode salvaguardá-los também na pasta Meus documentos. Os games são projetados para salvar os perfis (Save Games) dentro da pasta Meus documentos, mas há exceções como o NFS Underground e Underground 2 que salvam em uma pasta dentro de Dados de aplicativos:

NFS Underground: C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\NFS Underground (uma interessante exceção, já que a pasta usada é a All users).

NFS Underground 2: C:\Documents and Settings\[usuário]\Configurações locais\Dados de aplicativos\NFS Underground 2

Para saber onde encontrar as configurações personalizadas de seus programas o jeito será vasculhar pela Internet. Se você usa ADSL router ou cabo basta acessar pelo Firefox do próprio LiveCD. A não ser que a sua placa de rede seja exótica ou muito nova o Ubuntu já terá configurado a rede. Outra pasta em que você pode encontrar dados pessoais é a Desktop. Ela nada mais é que a sua área de trabalho. Um costume nada saudável é usar a área de trabalho para salvar arquivos. Veja se é o seu caso e copie tudo para a pasta Meus documentos. Repita os procedimentos descritos para salvar os dados de outros usuários do computador se for o caso.

Tenha certeza de que concentrou todo o backup dentro da pasta Meus documentos de cada usuário. Vamos agora apagar o excedente. Exclua todas as pastas e arquivos encontrados no perfil de cada usuário, com exceção obviamente da pasta Meus documentos de cada um. Agora volte para a raiz da pasta Documents and Settings e exclua todas as pastas e arquivos, com exceção das pastas os usuários que você fez backup. Só deverá existir dentro da pasta Documents and Settings as pastas dos usuários que tiveram seus dados salvos nas respectivas pastas Meus documentos. Finalmente volte para a raiz do drive C e exclua todas as pastas e arquivos presentes, com exceção da pasta Documens and Settings (que deverá conter as pastas dos usuários que tiveram seus dados salvos (que por sua vez estão com os seus dados dentro da pasta Meus documentos)). Você notará que não há o recurso de Lixeira pelo LiveCD, mais um motivo para você prestar atenção. Use SHIFT+DEL para evitar a mensagem de alerta.

Imagem



Imagem


Imagem


Neste ponto você está sem Windows no PC, somente a pasta Documents and Settings com os backups. Agora para finalizar o uso do LiveCD: renomeie a pasta Documents and Settings para BACKUP por exemplo. Isso garante que o Windows não absorverá o conteúdo da pasta na nova instalação. O LiveCD do Ubuntu possui uma versão bastante estável do driver NTFS-3g. É ele o responsável por permitir escritas em partições NTFS. Antigamente era muito problemático “escrever” em partições NTFS devido a esse FS não ser aberto, sendo possível apenas o modo de leitura. Eu só passei a ter segurança em escrever em partições NTFS pelo Ubuntu logo que o driver ficou estável. O Kurumin 7 também implementa uma versão do driver NTFS-3g, mas ao ativar o modo de escrita o script detecta que o sistema de arquivos usado é o NTFS alerta sobre possíveis problemas ao montar a partição com suporte a escrita, abortando a montagem em modo escrita. Neste caso a solução é montar a partição via terminal. Considerando que o device do disco é /dev/sda e a partição do Windows quase sempre é a primeira do disco, rode o comando:

sudo mount /dev/sda1 -t ntfs-3g /mnt/sda1 -o force

No caso do meu amigo o Ubuntu falhava ao montar a partição pelo icone do Nautilus, então a solução foi montar via terminal com o comando acima. O SystemRescueCD tem um script pronto para a montagem de partições NTFS através do comando:

# ntfs-3g /dev/sda1 /mnt/windows

Se você ficou receoso em escrever na sua partição NTFS usando um LiveCD do Ubuntu, posso dizer que pelo menos as operações de escrita que faço no meu computador nunca me deram problema. Já até rodei máquinas virtuais em partições NTFS usando Linux. Se mesmo assim não se sentir seguro o jeito será recorrer a um serviço técnico para fazer o serviço de restauração, tendo que desembolsar $$$ pelo serviço, ou então recorrendo a alguém que possa fazer a restauração por outros meios. Agora se servir de consolo posso dizer que até mesmo via Windows você pode ter problemas com partição NTFS caso ela esteja com problemas.

Agora é hora reiniciar. Por segurança feche as janelas do Nautilus, clique com o botão direito no ícone do disco presente no desktop do Ubuntu LiveCD e escolha “Desmontar”. Agora reinicie o PC (reinicie como se fosse reiniciar o Linux, evitando apertar RESET mesmo rodando do LiveCD). Retire o CD do Ubuntu e coloque o do Windows. Quando o boot pelo CD do Windows começar tecle ENTER. Espere a checagem de rotina. Na primeira tela da instalação (Tela de boas vindas) tecle R para usar o Console de recuperação. Como não tem uma instalação válida do Windows o prompt de autenticação é omitido. Agora rode o comando:

CHKDSK /P

Isso assegura que erros no sistema de arquivos serão corrigidos. Feito isso tecle EXIT para reiniciar o computador. Inicie novamente o processo de boot pelo CD do Windows, mas desta vez você prossegurá com a instalação (ENTER na Tela de Boas vindas da instalação). Na tela onde será apresentada a partição (ela estará selecionada) tecle ENTER, em seguida tecle “Não alterar o sistema de arquivos atual”. Proceda com a instalação do Windows normalmente. Assim que o sistema estiver em pleno funcionamento a primeira coisa que deve ser feita é uma desfragmentação do disco, afinal as operações de cópia e escrita feita com o LiveCD deixou o sistema de arquivos muito fragmentado. Caso apareça a mensagem “Este disco não precisa ser desfragmentado” ignore-a e execute o desfragmentador. A tarefa pode levar muito tempo de acordo com o grau de fragmentação. Terminada a desfragmentação basta instalar os drivers da placa-mãe, services pack do sistema e atualizações do Windows Update. Ah, aproveite para criar os usuários da máquina e restaurar os respectivos arquivos para seus profiles usando os backups feitos na pasta BACKUP preservada no nosso tutorial. Após a restauração apague a pasta BACKUP. Agende uma verificação do sistema de arquivos (Iniciar > Executar > cmd.exe [ENTER] > chkdsk /f > S [ENTER], reinicie para que o CHKDSK verifique o sistema de arquivos. Por último rode novamente o desfragmentador.

Agora é só reinstalar os demais programas. Se quiser você pode reparticionar o disco (aproveite que você o desfragmentou) usando um programa particionador como o Gparted presente no LiveCD do Ubuntu. Na Internet há inúmeros tutoriais explicando como usar o programa. Assim você poderá mover os dados dos usuários para a partição criada, ficando resguardado caso tenha que reinstalar o sistema. Pelo menos neste caso você poderá formatar a partição de sistema.

Ufa!
Responder
Pedro Jotha
Pedro Jotha General de Pijama Registrado
4.3K Mensagens 152 Curtidas
#2 Por Pedro Jotha
19/04/2009 - 04:09
Eee! Primeiro a comentar! Muito bom, cara, ótima iniciativa, muito útil quando "aquele" amigo liga dizendo "meu pc tá só numa tela preta com letrinhas brancas, num quer ligar". Vou seguir estreitamente esse tutorial. Muito bom mesmo!

[]'s
...de volta ao FGdH
Phenom II X3 720 @ X4 core unlocked | GA-78LMT USB3 R2 | 2x4GB DDR3 Kingston 1333MHz | GTX 1050 2GB GDDR5 | Corsair CX430
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#4 Por Kraftwerk
19/04/2009 - 11:47
Olá amigo.anjinho.gif

Bom tutorial e uma ótima alternativa nesses casos. Eu uso o CD com o BartPE, criado a partir do PEBuilder. Pode rodar em pendrive também, e como é tudo windows eles se entendem melhor sem riscos.

Até mais.bebi_demais.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
N0625
N0625 Super Zumbi Registrado
7.1K Mensagens 785 Curtidas
#5 Por N0625
19/04/2009 - 12:43
Kraftwerk disse:
Olá amigo.anjinho.gif

Bom tutorial e uma ótima alternativa nesses casos. Eu uso o CD com o BartPE, criado a partir do PEBuilder. Pode rodar em pendrive também, e como é tudo windows eles se entendem melhor sem riscos.

Até mais.bebi_demais.gif

Opa! Beleza?

Hum... taí. Estou adiando uns testes com esse BartPE há tempos. Ótimo momento para tal. Obrigado pela dica. =)

Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal