Logo Hardware.com.br
deffinne
deffinne General de Pijama Registrado
3.9K Mensagens 290 Curtidas

Rastrear notebook roubado

#1 Por deffinne 16/07/2008 - 22:29
Disponível para Linux, XP, Vista e Mac.
Download

Pare para pensar: o que faz com que 12000 laptops sejam perdidos todas as semanas em aeroportos dos Estados Unidos? Uma total falta de apego por objetos? Falta de atenção? Ou seria o fato de que por lá as viagens de avião são muito mais acessíveis, assim como a compra desses objetos?
De toda forma, mesmo que você não more nos EUA e mesmo que você seja extremamente cuidadoso com seu computador portátil, seria uma boa idéia usar um software chamado Adeona. O aplicativo opensource que tem apenas 2MB promete rastrear o IP de onde o computador está conectado e assim seria razoavelmente fácil de encontrarmos a máquina no caso de perda ou roubo. O programa é multi-plataforma e no caso dos Macs, é possível ainda tirar uma foto usando a câmera do laptop.
Seu funcionamento é bem simples, após instalado, será gerado um arquivo .ost que você deve guardar em algum lugar que não seja o laptop. Se você precisar rastrear o aparelho, basta instalar o Adeona em outra máquina e mandar carregar este arquivo, será possível escolher então os IPs por onde o laptop foi conectado.
Tomara que você nunca precise usar o software, mas não custa nada prevenir, não acha?
Pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Califórnia criaram um serviço de rastreamento de laptops chamado Adeona, oferecido gratuitamente, revelaram as instituições nesta segunda-feira (14/07).

Após instalado, o software Adeona envia dados criptografados sobre o notebook anonimamente para servidores online. Se o laptop sumir, o usuário baixa outro programa, no qual inclui seu nome de usuário e senha, e visualiza as informações armazenadas em servidores.

Os servidores são, especificamente, o serviço de armazenamento gratuito chamado OpenDHT. A versão para Mac do Adeona é compatível com o software gratuito isightcapture, que fotografa os usuários do computador.

Embora o Adeona não forneça o endereço e telefone de quem roubou o laptop, ele mostra o IP usado pela última vez, além de dados sobre quais caminhos o usuário usou para se conectar à web.

Com estas informações, a justiça pode rastrear o criminoso, expõe o professor da Universidade de Washington, Tadayoshi Kohno.O software é open source, o que permite a qualquer desenvolvedor melhorá-lo ou mesmo vendê-lo. Os pesquisadores afirmam ter a expectativa de que sejam criados novos recursos, como sistemas de rastreamento por GPS (Global Positioning System) para novas plataformas, como o iPhone.

No início deste ano, o roubo de um laptop vazou dados pessoais de 337 mil eleitores nos Estados Unidos.

>Estou baixando pra testes...
Responder
CB
CB Zumbi Registrado
8.7K Mensagens 131 Curtidas
#4 Por CB
17/07/2008 - 14:04
É uma boa ideia isto aí.

Outra boa ideia é usar o soft Hamachi http://baixaki.ig.com.br/download/Hamachi.htm
e VNC
http://baixaki.ig.com.br/download/Real-VNC.htm

Voce cria uma rede privada no Hamachi, adiciona o note, e ele simula Lan.

Dai quando o Note estiver na internet voce via VNC pode ver o que o cara está fazendo com seu note facilitando achar onde ele tá. Tem acesso ao IP da intenet dele tambem.

Isto voce pode usar até para compar arquivos do deu Desktop para o note ou do note para o desktop. Independente do IP mudar. Pois o IP da Lan Virtual fica fixo e voce tem o PC sempre a seu alcance.

Para os Gammers. Dá para jogar todo tipo de Jogos que rodam por Lan!

kekekeke!

Tendo duvidas, poste! Pois uso este soft a mais de 2 anos da forma que citei.
comemorando.gifComputador é minha Cachaça. e_o_amor.gif
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal