Logo Hardware.com.br
profeta_livre
profeta_livr... Super Participante Registrado
958 Mensagens 0 Curtidas

como escrever progrmas em assembly no linux

#1 Por profeta_livr... 19/04/2006 - 10:47
pessoal estava pesquisando mais por curiosidade ... de como criar progrmas em assembler, não estou encontrando muita documentaçõa na net grande parte esta em inglês e eu não tenho uma boa leitura em eingles e queria saber uma coisa.... como se cria um progrma em assembler no linux? pelo que andei achando muitos escrevem em C e converter atravez do gcc para um arquivo em assembleer.... essa é a forma correta? há outras formas?


falow!
Responder
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#3 Por jqueiroz
19/04/2006 - 16:02
profeta_livre, se no Windows já é raro você encontrar uma situação onde o uso do Assembly é necessário, no Linux é mais raro ainda... pois toda a interface do sistema está disponível para o usuário a partir da GLIBC. O que vc faria em assembly é exatamente a mesma coisa que vc faz em C, ou C++.

Resta, então, a necessidade do uso de assembly pra controlar Hardware... mas o controle do hardware TEM que ser feito dentro do kernel, e nem o root consegue fugir disso.

Ou seja: o único uso para assembly, no Linux, é pra escrever módulos para o Kernel. Coisa que não é qualquer um que faz... :shock:
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
profeta_livre
profeta_livr... Super Participante Registrado
958 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por profeta_livr...
19/04/2006 - 17:18
quero aprender o assember tanto para conhecimento como para escrever o driver do modem, equero ver se posso optimizar o hardawre da minha máquina!

todo o sistema operacional, ateo onde andei pesquisando usa o assembler, no windows assembler é utilizado no boot do sistema, que também é o caso do lilo!
profeta_livre
profeta_livr... Super Participante Registrado
958 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por profeta_livr...
20/04/2006 - 08:59
não acho que assembler seja uma linguagem dificil, só acho que eu não a conheço suficientemente!

no modem quero construir um diver que rode em quelquer distro! é pelo que andei vendo o assembler neste caso é uma ótima soluçõa! pois seria mais fácil de se conversar com o kernel! posso fazer uso do assembler paar conversar com a cadamada mais baixa do hardware, mandar e redeber o comando o controlar o restante com c, mas a questão minha e como começo a programar em assemblerno linux, não encontro documentação em português e os how-to que encontrei em inglês me esta muito complicado, ŕeciso primeiro saber a base desta forma de programação para depois pensar no modem! primeira coisa que estou fazendo é estudar binários, hexadecimais, decimal e algbra boobleana, acho que o caminho é este, se eu estiver errado por favor me ajudem!
jcferranti
jcferranti General de Pijama Registrado
4.7K Mensagens 162 Curtidas
#11 Por jcferranti
20/04/2006 - 10:25
profeta_livre
não acho que assembler seja uma linguagem dificil, só acho que eu não a conheço suficientemente!

no modem quero c...


Só uma coisa, assembly é sim muito dificil. Fazer programas simples já exigem muito conhecimento, quando comparado com outras linguagens, um programa complexo ou um driver então, nem se fala.

Vc disse que está com dificuldades de começar, então acho que é justo que vc me responda uma coisa antes: Qual a sua experiência com programação?


Já tentando te ajudar, vc instalou o assembler? Assembly é a linguagem e assembler é o montador. Programas em assembly não são compilados. São montados e linkados.

no linux um bom assembler é o nasm.,
Casa:MS Windows Seven (empolgando)
Trampo: MS Windows Seven (desapontando)

Quer um Fórum exclusivamente sobre Open Source? Aqui: www.linuxbsd.com.br/forum
cesarbs
cesarbs Membro Senior Registrado
549 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por cesarbs
21/04/2006 - 15:55
jqueiroz
profeta_livre, se no Windows já é raro você encontrar uma situação onde o uso do Assembly é necessário, no Lin...


jqueiroz, concordo com o que tu disseste. Só acho que tambpem existe uma coisa: diversão. Pode não ser mais necessário programar em ASM em praticamente qualquer stiuação, mas ainda assim muita gente gosta de se divertir programando. Por isso eu não acho legal já sair "desestimulando" alguém que queira aprender isso wink.png

Outro dia, por exemplo, achei um site de um cara que tem o objetivo de recriar programas existentes com o menor tamanho possível. Ele fez um joguinho de snake que se não me engano tinha 1K, ou menos, não estou bem lembrado.
César B. S.

http://cesarbs.wordpress.com
Linux user #365512
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal