Logo Hardware.com.br
luanna10
luanna10 Novo Membro Registrado
11 Mensagens 0 Curtidas

[Resolvido] Programação - Como Estudar

#1 Por luanna10 06/07/2008 - 18:40
Uma das grandes questões para quem deseja aprender a programar um computador é como fazer para atingir esse objetivo, pois não é tarefa fácil para a maior parte das pessoas. Não quero aqui, neste espaço, banalizar esta atividade, quero deixar tão somente algumas dicas de como proceder para conseguir “aprender” esta atividade. rindo_ate_agora.png

O primeiro fator é possuir o desejo de programar computadores, é estar apaixonado ou apaixonada por esta idéia. É sentir dentro de sua mente esta vontade. Caso contrário, é sempre uma perda de tempo. Fazer o que não se gosta simplesmente por fazer ou para ganhar dinheiro é perda de tempo.
Existem duas maneiras de fazermos as coisas na vida, a certa e a errada. A forma errada nos obriga a refazer aquela tarefa que saiu com erro, nos obriga a concertar e se for esta a filosofia em que você acredita, esqueça, a programação de computadores não é para você. A forma certa, não trás nenhum problema e nos deixa livres para outras emoções. Na área de desenvolvimento de software é inadmissível ter em mente o meio certo, ou está certo, ou está errado. Não dá para ficar em cima do muro. Eu não conheço mulheres meio grávidas. Eu não conheço meio buraco. Ou é ou não é. isso_ai.png

A partir do momento em que se tem na mente que a atividade de programação de computadores é o ideal profissional que se deseja e que não existirá em hipótese alguma o conceito de meio certo em sua vida, então estar-se-á pronto para iniciar a jornada de “aprendizado”.
O estudo de programação é uma atividade muito cansativa e estafante, pois exige do aprendiz e mesmo do mais experiente muita dedicação mental. É necessário exercitar a mente constantemente moldando sua forma de pensar dentro dos ditames técnicos operados por um computador.
A primeira tarefa é desenvolver o chamado “lógica de programação”. A lógica de programação deve ser exercitada longe de um computador. Primeiro é necessário aprender a “pensar” da forma como um computador opera, para depois programá-lo em vias de fato. Nenhum ser humano nasce falando e andando. Para correr, por exemplo, precisa saber primeiro andar, para andar é necessário primeiro se rastejar. Não se aprende adequadamente a programar um computador indo diretamente para uma linguagem de programação formal, aprenda primiro a se rastejar, depois a andar para então correr. O nosso aprendizado de vida segue um certo plano lógico divino.
Para aprender a trabalhar o raciocínio lógico nos moldes da programação de computadores é necessário aprender a fazer uso de algoritmos computacionais. Assim sendo, primeiramente aprende-se a “pensar” na forma como um computador opera, para depois programá-lo. Um bom começo é fazer um estudo do livro “Algoritmos – Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores” da Editora Érica (www.editoraerica.com.br), dos autores José Augusto N. G. Manzano e Jayr de Oliveira Figueiredo.
Após ter uma nítida noção do que é programar é aconselhável fazer uso de uma linguagem de programação de computadores de fácil utilização que permita a você ter a visão clara do que é a programação de computadores no computador. Para esta etapa, sugere-se o estudo do livro “Free Pascal – Programação de Computadores” da Editora Érica, dos autores José Augusto N. G. Manzano e Wilson Y. Yamatumi. A linguagem Pascal foi desenvolvida com o intuito original de ser uma linguagem para a prática da programação de computadores em nível acadêmico. No entanto, a linguagem se tornou uma ferramenta comercial e de grande uso mundial, estando atualmente em uso pelo ambiente de desenvolvimento Delphi da Borland.
Em seguida é interessante aprofundar o estudo da lógica de programação focando o aprendizado do tema “estrutura de dados” e para iniciar este estudo leia o livro “Estrutura de Dados Fundamentais” da Editora Érica, do autor Silvio do Lago Pereira. Depois faça um estudo dos dois volumes do livro “Estruturas de Dados para a Construção de Software” da Editora da Ulbra (www.editoradaulbra.com.br), do autor Arthur Vargas Lopes.

A partir deste ponto ficará fácil aprender uma nova linguagem. Depois de cumprir as etapas anteriores experimente estudar nesta ordem as linguagens C, C++, JavaScript (desde que conheça HTML) e Java. Bom aprendizado a todos.mostrando_dentes.png

“Não cometa o suicídio mental de tentar aprender uma linguagem de programação orientada a objetos como muitos tentam fazer sem ter uma nítida visão da aplicação da lógica de programação (algoritmos e estruturas de dados). Ao achar que se pode ganhar tempo acaba-se perdendo muito mais do que se imagina. As pessoas se esquecem das fábulas contadas na infância. Não tente ser a lebre, seja a tartaruga, principalmente no aprendizado de lógica de programação, lembre-se de que o afobado come cru e quente. Antes de aprender POO siga os passos anteriores.”


Espero ter Ajudado .
Luanna.
Responder
Onox
Onox Novo Membro Registrado
6 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Onox
06/07/2008 - 21:00
Muito bom.

Eu tenho muita vontade de aprender a programar; adoro matemática, linguagem matemática e pretendo cursar engenharia. Sempre tive curiosidade sobre programação, e por intermédio de uns amigos estou lendo algumas apostilas a respeito de lógica de programação e montagem/interpretação de algoritmos... estou adorando! Pretendo começar com Pascal, depois C, C++ e Java. Espero conseguir.

Ah sim, só acho que poderia mudar uma ou outra palavrinha da introdução, pois alguém pode querer aprender programação por hobby ou prazer, e não como forma de trabalho, não?
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#6 Por rmaiabh
06/07/2008 - 23:46
luanna10 disse:
Eu quiz dizer que para trabalhar com programação além de tudo tem que gostar


Como qualquer coisa na vida, minha cara Luanna. Porque eu não me aventuro em programação? Porque eu não tenho um bom raciocínio lógico? Porque eu não sei linguagem nenhuma? Nada disso. Pelo simples fato de não sentir interesse. Pelo menos não nesse momento. Mas estou seriamente pensando em aprender cobol... Melhor eu ficar por aqui, senão me chamam de louco... rsrsrs... O importante é: Goste do que faça, e faça bem feito.
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal