Logo Hardware.com.br
bmetal1418
bmetal1418 Membro Senior Registrado
292 Mensagens 2 Curtidas

No meu prédio não tem aterramento. O q fazer para proteger o PC?

#1 Por bmetal1418 11/04/2008 - 20:11
Então, gente, tava pensando em comprar um filtro de linha. Mas ajuda, mesmo que o meu prédio não tenha aterramento?

Se ajuda, podem me sugerir bons filtros, mas que não sejam muito caros?

Obrigado.
Responder
Mig31
Mig31 Membro Senior Registrado
302 Mensagens 13 Curtidas
#2 Por Mig31
11/04/2008 - 20:46
bmeta|1418 veja bem no seu predio não tem aterramento estranho,pois todos os modernos ou construções prediais novas tem.Digo isso pois toda a ferragem do mesmo já é um bom aterramento e, se vc tiver um jeito de quebra e encontra a ferragem de uma coluna(que certeza vai ter no seu ap) é só ligar um cabo(fio).Mas antes observe se tem um fio longo descendo pela parte externa do seu predio se tiver é porque o mesmo é aterado,(esse é um p o para raio,mas tem o outro para os apts) então vc deve chamar um eletricista e analisar quanto a instalação. Porém um filtro de linha ajuda pouco o estabilizador certamente ajuda muito mais,mas mesmo assim seria bom o terra verdadeiro. Outra coisa não seria bom que vc utilizasse do neutro da instalação elétrica como terra,pois é comum isso não que o mesmo não funcione. Pois é um terra tb só que da concessionara e eventualmente pode estar transportando execesso de corrrente logo poderia; raro mas acontesse queimar seu pc.Mas informe pois há tb linhas novas que só carrega o fio fase para os predios e nesse caso o neutro do mesmo é o terra (questão de econômia).Qualquer coisa poste novamente.

Proc Intel Core 2 duo 3,0 Ghz E8400 / 2GBs de ram ddr2 800MHz
Placa de vídeo nividia Gforce 7100 I28 mbs / HD sata II sansung 500GBs Kurumim , Sata I seaguete 80 Gbs winxp / placa de rede realtek rtl-8139c/8139C+(rev 10) / placa mãe asus p5kpl / placa mãe asus p5kpl
SérgioREC/PE
SérgioREC/PE General de Pijama Registrado
3.8K Mensagens 245 Curtidas
#3 Por SérgioREC/PE
11/04/2008 - 21:21
bmetal1418 disse:
Então, gente, tava pensando em comprar um filtro de linha. Mas ajuda, mesmo que o meu prédio não tenha aterramento?

Se ajuda, podem me sugerir bons filtros, mas que não sejam muito caros?

Obrigado.



Olá,

Realmente, conforme diz o nosso amigo acima, dificil encontrar prédios sem aterramentos, massss no Brasil tudo é possivel.

Poderá usar um bom Modulo isolador microprocessado (existem vários no mercado) faça uma pesquisa e compre um que atenda.

Abraço!
Deus esta no controle da minha vida!

Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.
lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 271 Curtidas
#4 Por lfaller
11/04/2008 - 21:44
Não vou usar referência nenhuma a não ser o título dico:
No meu prédio não tem aterramento. O q fazer para proteger o PC?
Ótima pergunta...
Se você estiver falando sobre proteção contra surtos de tensão, transientes elétricos, quer de origem natural (raios) quer de origem não na natureza (máquina de solda elétrica, contactoras e chaves que se abrem e fecham faiscando), o mecanismo correto para esse tipo de proteção se chama "protetor de surtos" ou DPS acompanhado de filtro de linha

Isso dai pode estar dentro de um estabilizador, de um módulo isolador, de uma caixa de sapatos ou de uma galocha furada, não importa aonde esteja, é ele, o DPS quem tem mecanismos físicos para eliminar essas anomalias e proteger seu PC..

Normalmente os estabilizadores mais antigos um pouco, e até o modernos mas aderentes a norma antiga, não contam com esses dispositivos, portanto desse modo são totalmente ineficazes para essa função..

Você pode proteger toda a sua casa/apartamento, colocando lá na entrada, no quadro de disjuntores, esses DPS, como se vê abaixo:
Imagem
Imagem

Parecem disjuntores mas são DPS´s. Um por fase lá na entrada e sua casa estará protegida contra surtos de tensão...

Menos complicado é a adoção de réguas de DPS ou réguas de proteção contra surto/filtros de linha. Veja ai uma série delas, umas boas outras bem meia boca: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Quanto a necessidade ou não de aterramento:
Os distúrbios elétricos incidem de dois modos ai na sua casa:
1) Modo comum. Típico de raios e derivados de tempestades elétricas. Induzem tensão na sua fiação, tanto fase quanto neutro, de modo referenciado ao terra, ao aterramento. Nesse caso se faz necessário ter um bom aterramento para poder eliminá-los, não tem maneira diferente...
2) Modo diferencial. Típico de fenômenos não naturais e sim gerados pelo Homem. Ai se enquadra a máquina de solda elétrica da serralheria, a contactora sem manutenção do elevador do prédio vizinho, que gera uma faísca enorme ao abrir e fechar, e assim por diante em todas as chaves dessa imensa antena coletiva que é a rede elétrica. Esses fenômenos dai são os mais comuns e podem agora nesse momento em que lês, estarem acontecendo. A eliminação dos mesmo se dá entre fase e neutro, não necessitando de aterramento;

Portanto, não invente. aterramento é como mulher grávida, não existe meio-grávida. Aterramento também é assim. Só presta se você fizer segundo a norma, portanto não invente coisa de pegar o bonde andando, pegar a estrutura do prédio, fincar prego na parede, jogar uma barra de cobre embutida abaixo do reboco... Tudo isso é falcatrua da pura e pode além de trazer risco ao seu PC trazer risco a você mesmo e sua família, portanto não brinque com isso pois é sério..

Você já viu que mesmo que você não tenha ai um bom aterramento, a adoção de uma régua de proteção vai dar uma boa proteção aos seus equipamentos pelo menos nesse tipo de transiente, de surto mais comum na rede elétrica, que aparecem entre fase e neutro. elimine-os desse modo.

Os outros, derivados de tempestades elétricas, sem aterramento você poderá contar com uma única variável a seu favor, que é a probabilidade, a estatística... Colabore com ela quando a coisa ficar muito preta, desconecte seu PC da tomada se isso for possível, desligue-o também da rede lan, se tiver, e do modem cable ou ADSL. Isso dai dá uma ajuda boa à lei das probabilidades.
Claro que nem sempre você vai poder fazer isso. Desse modo ou você assume esse risco, afinal até hoje você viveu com ele, mesmo sem saber, ou faça um aterramento. Não invente de comprar terras eletrônicos, módulos isoladores, o escambau, que prometem o retorno do aterramento, a não necessidade do mesmo, pois isso é fria, não funciona. dá para você a mesma proteção que você tem hoje, e, como provavelmente não vai acontecer nada ao seu equipamento, como até hoje não aconteceu, você daqui a algum tempo irá pensar que sim ela realmente cumpre o que promete, o que não é verdade..

Supressor de surto/filtro de linha. Isso sim é que irá proteger seu PC de quase tudo. Isso dai mais o aterramento então sim a proteção ficaria completa..

Para 220 Volts na rede elétrica essa dai é uma das melhores proteções disponíveis aqui no Brasil: Computer Protector Pró da Clamper.. www.clamper.com.br
Imagem

Para 110 Volts se tem ótimas proteções da APC, como essa que se vê ai:
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

Finalmente, proteção contra falta de energia, ou contra possível geração de inconsistência de dados no HD por falta de energia, somente com no-break..

Abraço...
bmetal1418
bmetal1418 Membro Senior Registrado
292 Mensagens 2 Curtidas
#5 Por bmetal1418
17/04/2008 - 12:04
Obrigado pelo esclarecimento. Vou comprar ete de 110v, este ultimo filtro que sugeriu. E realmente, conversei com o síndico daqui e ele disse que não tem aterramento. Estou providenciando para que tenhamos e pressionando o síndico daqui. Vamos ver agora se ele vai colocar ou não...
Processador (Athlon2 x2 270 3,40 GHz) - Placa mãe (ASROCK) - Placa de Video (resolvendo...) -M. Ram (2 GB DDr3) - HD 500 GB Seargate - Gravador de DVD LG - Monitor LCD 15' LG - Fonte (450w)
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal