Logo Hardware.com.br
TrancëJay
TrancëJay Geek Registrado
3.2K Mensagens 3 Curtidas

Ranking de placas-mãe do Laércio Vasconcelos... :-0

#1 Por TrancëJay 28/07/2004 - 01:29
Mais uma do Laércio Vasconcelos...

Por Laércio Vasconcelos
QUALIDADE DE PLACA-MÃE

O usuário mais envolvido com software, como pouco conhecimento sobre hardware, muitas vezes não sabe o que é a placa-mãe, também conhecida como placa de CPU. É a placa mais importante do computador e nela ficam instalados o processador, a memória e vários outros circuitos importantes.
Para que um computador tenha alto desempenho e confiabilidade, ele preicsa usar uma placa-mãe também de alto desempenho e confiabilidade. Infelizmente, existem certos fabricantes que usam componentes de baixa qualidade nas suas placas.
Conseguem, assim, produzir placas-mãe baratas, mas com confiabilidade duvidosa. Essas placas são as preferidas dos produtores de microcomputadores que querem conseguir o menor preço possível com sacrifício da qualidade. Fizemos uma pesquisa entre os usuários do nosso site e mais de três mil deles deram opinião sobre as suas placas. Os conceitos foram cinco: excelente, bom, regular, fraco e péssimo. Atribuímos a esses conceitos as notas 10, 8, 6, 4, 2.

A partir de então, calculamos a média final. Os usuários foram bastante rigorosos e nenhuma marca obteve média acima de 9. As maiores notas foram as seguintes:

MSI - ,892
ASUS - 8,82
Soltek - 8,57
Abit - 8,43
Gigabyte - 8,39
Intel - 8,24


É bom citar algumas das outras marcas comuns no mercado nacional.

Soyo - 7,86
FIC - 7,36
ECS - 6,59
ASRock - 5,75
PC-Chips - 4,65


A pesquisa mostrou um resultado interessante e já conhecido: as placas PC-Chips, consideradas de reputação ruim, ficaram em segundo lugar em volume de vendas e superadas apenas pelas placas ASUS.
Na verdade, as placas PC-Chips são muito mais comuns, pois a pesquisa foi feita apenas entre os usuários de nosso site. Usuários leigos não acessam sites de hardware e normalmente têm, em seus micros, placas PC-Chips.
Pedimos aos leitores que vão também ao nosso site www.laercio.com.br para dar suas notas para placas de CPU, monitores, discos rígidos, etc. É uma boa referência para quem quiser, antes de comprar um equipamento de informática, consultar sobre a reputação do fabricante.


Bem, não vou comentar muita coisa porque acho que muitos aqui já sabem qual é minha opinião sobre esse Laércio Vasconcelos, mas duas coisas eu não poderia deixar passar:
1)
Na verdade, as placas PC-Chips são muito mais comuns, pois a pesquisa foi feita apenas entre os usuários de nosso site. Usuários leigos não acessam sites de hardware e normalmente têm, em seus micros, placas PC-Chips.

Quer dizer que todo mundo que acessa o site do Laércio Vasconcelos não é leigo? Só tem expert lá?

2) Totalmente incoerente o cara fazer uma pesquisa sobre placas-mãe sem separar placas pra AMD e placas pra Intel, a não ser que agora a Intel esteja produzindo placas-mãe pra Athlon. Ou eu estou falando besteira?!

No mais, queria ver os comentários da galera...

T+
Responder
enneRED
enneRED Geek Registrado
2.1K Mensagens 166 Curtidas
#2 Por enneRED
28/07/2004 - 03:36
Vixe! Eu e você perdemos nosso tempo lendo isso!
Af...
1. ASUS na frente d ABIT?
2. MSI em 1º.lugar?
3. Sobre a separação AMD/intel não acho necessária não! Afinal, todas estas marcas apenas montam os componentes e teoricamente não há diferença na montagem dessas placas, seja para cpu intel ou amd.

Pra não dizer que só falei mal, destaco o lado possitivo: Este tipo de discussão sobre a diferença de qualidade das placas mães e demais componentes é benéfica, ainda hoje tem muita gente que pensa que computador é igual arrancadão, só vale a velocidade! :mrgreen:
mad.png :: A temperatura do planeta não decorre da ação humana.
wink.png :: Gases CFCs não agridem a camada natural de ozônio.
big_green.png :: Estabilizadores prejudicam mais do que ajudam.
Jackass
Jackass Veterano Registrado
1.4K Mensagens 14 Curtidas
#4 Por Jackass
28/07/2004 - 09:14
O que ele diz sobre HDs
Não se prenda muito ao quesito "marca".Já que segundo Laercio as marcas disponíveis no mercado são boas.
Fique atento na capacidade:o preço de um HD de 20Gb[cerca de R$ 200]não é tão diferente do que custa um disco rígido
de 40Gb [R$ 300] e um de 80GB [R$ 400]
SERÁ?????
www.tutoriais-saturno.com
Placa mãe:ECS A780GM-A
Processador:AMD Athlon X2 240
Memória Sansung: 2 pentes:total 4 Gb
Fonte:Thermaltake 430W
Placa de captura:ENLTV-FM Encore
Som on board:HDA ATI SB
Som off board:Real sond CMI8738 6CH
sdruft
sdruft Tô em todas Registrado
2.1K Mensagens 4 Curtidas
#5 Por sdruft
28/07/2004 - 09:40
Vocês não entenderam direito a pesquisa, e deixaram opinoões pessoais falar mais alto.

Não é o Laércio que diz que a MSI é melhor, mas os usuários do site, mesmo assim só aqueles que responderam à pergunta. De qualquer forma, as diferenças indicam um empate técnico, pois a margem de erro de uma enquete destas é muito grande. Então MSI 8,92 , ASUS - 8,82 , Soltek - 8,57, Abit - 8,43 , estão em tal proximidade que não dá para definir quem está na frente.

E de fato, quem procura estes sites de informática sabe ao menos um tostão a mais do que a maioria dos usuários comuns. Aqueles que só utilizam aplicativos, não se ligam em hardware, e não andam por estes sites.

Vejam o nosso exemplo: qual é o frequentador de nosso site que possui uma pcchips por opção? Somente aqueles que não tem grana mesmo.

Não vou fazer apologias aquí, mas meter o malho em um engenheiro formado pela melhor academia do país, na época que era uma excelente instituição (O IME não é mais aquele de antes), por causa de uma tabela errada em seu livro, ou uma enquete furreca, é um absurdo. Se continuar assim vão chamar o Morimoto de fichinha.

Já o Gabriel Torres sim, este fala MMMMM direto. Mas mesmo assim é um cara com bastante experiência em montagens, dá pra filtrar muita informação útil dele.
"E eu, que nunca vou ter coragem suficiente para mostrar a minha covardia?"(Millôr Fernandes)
Anus bebedorum no habitat est.
Osteos gluteus tu!
sdruft
sdruft Tô em todas Registrado
2.1K Mensagens 4 Curtidas
#6 Por sdruft
28/07/2004 - 09:45
Jackass
O que ele diz sobre HDs
Não se prenda muito ao quesito "marca".Já que segundo Laercio as marcas disponíveis no merca...

Aquí tenho HDs queimados de todas as marcas, modelos, e idades. A qualidade dos componentes são em geral muito boas, somente um Maxtor ou Pcchips da vida é que costumam dar mais um pouco de trabalho. Isto aí é mais sorte mesmo.

Já com desempenho é bem diferente.
"E eu, que nunca vou ter coragem suficiente para mostrar a minha covardia?"(Millôr Fernandes)
Anus bebedorum no habitat est.
Osteos gluteus tu!
Warlock
Warlock Super Participante Registrado
1.1K Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Warlock
28/07/2004 - 10:37
tá tudo empatado, a única coisa que pode-se extrair disso é que PC-Chips é reconhecidamente ruim (gde novidade)
separar intel de amd tbem não vem ao caso, em minha opinião, pq se buscou analisar qualidade em geral...
qto a HD, não concordo, acho que a maxtor comprou a quantum mas não a qualidade dela...
na minha opinião estão a degraus de qualidade abaixo de segate e western digital...
mas como o amigo acima citou, vai de sorte sim...
Art. XIX - Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; sem interferência, de ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
aureoh
aureoh Cyber Highlander Registrado
32.9K Mensagens 1.3K Curtidas
#9 Por aureoh
28/07/2004 - 11:15
sdruft
Vocês não entenderam direito a pesquisa, e deixaram opinoões pessoais falar mais alto.

Não é o Laércio que diz qu...


Concordo plenamente.


E pelo que ele disse da PCChips,acho que voce entendeu errado o sentido da frase dele,nao que ele quis dizer somente experts acessam o site dele,mas os usuarios leigos que acessam,possuem placas-mae da PCCHips,ou eles nem sabem que placas possuem em seus PCs.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#11 Por OP
28/07/2004 - 11:40
Tb acho que a intenção do Laercio não foi dar um ranking das placas através de análise técnica, mas pela impressão dos usuários que visitam o site dele, o que é um bom indicador das preferências médias, mas não das preferências de experts.
De fato, o usuário comum nem sabe o que é uma mobo, quanto mais entrar em um site técnico pra votar na qualidade delas. Tem gente que nem ligar direito sabe, e se esquece um disquete no drive e não da boot, chama a assistência técnica e diz que o micro quebrou...
O que achei interessante é que mesmo assim, a pcchips é mal vista por muita gente, apesar das mobos mais recentes terem tido um salto de qualidade...
Será que uma pesquisa por aqui sairia muito diferente da que ele fez? Provavelmente o nosso grupo é mais qualificado, mas não ia ser tão diferente...
E completando, o site dele é bem legal para um usuário iniciante, e tem pouca coisa discutível lá. O cara tem seu mérito, temos de reconhecer...
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
Proper
Proper Geek Registrado
2.8K Mensagens 33 Curtidas
#12 Por Proper
28/07/2004 - 11:55
Também não vi problema nenhum nesta pesquisa, como ele está dizendo é uma pesquisa, e não uma opinião pessoal dele.
Também não vejo nada demais quando ele diz que só usuários "entendidos" acessam o site dele, por um lado ele tem a sua dose de razão e por outro ele está fazendo a propaganda do site dele.
.: AMD Phenom II X4 965 / ASUS M5A97 PRO / AMD HD 5850 [900/4800 Mhz] / Patriot Signature [8192 MB] / Corsair VX450W :.
.: Sony PS3 Slim [500 GB HDD] / Microsoft Xbox 360S [250 GB HDD] + Microsoft Kinect :.
.: Samsung S23A550H / Samsung PL42C450 / Sony KLV-32S300A :.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal