Logo Hardware.com.br
Nek
Nek Super Participante Registrado
680 Mensagens 7 Curtidas

Driver placa de vídeo Ati 3d Rage Lt Pro PCI 8mb

#1 Por Nek 24/06/2006 - 19:09
Galera!

Consegui instalar a minha placa de vídeo e vonfirgirar para rodar dois onitores, mas estou percebendo que este driver não está legal, porque de vez em quando dá uns problemas na maneira com que é exibida a tela, como se estivesse com problema de resolução, coisa que não é, além de um dos dispositivos reconhecidos não funcionar, está com aquele símbolo de exclamação.

A placa é uma Ati 3d Rage lt pro PCI 8mb.

Sendo que tem um problema, comprei esta placa, e tenho certeza de que foi fabricada por uma empresa integradora, que apenas usou o chipset da ati (chipset ati 3d rage lt pro).

Que driver posso utilizar para resolver este meu problema?

Valeu!
Nek
Responder
Nek
Nek Super Participante Registrado
680 Mensagens 7 Curtidas
#3 Por Nek
25/06/2006 - 15:33
Isso mesmo, baixei da ATI.

Bom, vou explicar desde o princípio.

1 - Instalei a placa no pc, e ele reconheceu automaticamente a nova placa de vídeo, e automaticamente instalou os drivers do windows 2000, só que um dos items ficou com aquele item de exclamação;

2 - Aí, surgiram os dois ícones de dois monitores em propriedades de vídeo, mas quando pedia para estender o desktop, simplesmente não havia sinal de vídeo na placa de vídeo PCI;

3 - Bom, o que fiz para ver se a placa estava funcionando? No BIOS, mudei para placa primária a PCI que instalei, e apareceu o vídeo, mas em certa hora travava a inicialização do windows, me fazendo voltar para a onboard.

4 - Aí voltei a usar o vídeo onboard, e instalei o driver da ATI, e quando fazia o teste de estender o desktop, ficava uma coisa horrorosa, como se a placa de vídeo estivesse com defeito, dividida em duas partes, cheio de riscos, fora que a tela do monitor principal ficava dividida em duas, e nem a barra do botão iniciar aparecia!

5 - Depois disso, comecei a perceber que talvez fosse incompatibilidade entre os drivers de vídeo, pois sempre que começava a instalar a nova placa, já tinha os drivers da onboard instalada.

6 - Então resolvi fazer um teste: desinstalei os drivers da placa nova e da onboard, e reiniciei a máquina, indo ao BIOS, e optando por iniciar com a placa PCI.

7 - Passei a iniciar o windows pela placa PCI, e consegui configurar direitinho a placa ATI, os drivers do Windows funcionaram, sem qualquer problema, reconhecendo a memória como 8MB, coisa que antes ainda não tinha feito, quando instalei os drivers estando com os drivers da onboard instalados.

8 - Na hora de instalar os drivers da onboard, dava pau de novo, a máquina travava, e eu não conseguia instalar o vídeo de forma nenhuma.

Ou seja, estou chegando à conclusão de que esta placa-mãe não aceita bem uma placa PCI de vídeo, porque dá problema de incompatibilidade com a AGP onboard - Esqueci de dizer que é vídeo onboard SIS 650_651_M650_740.

Só achei uma coisa esquisita: por mais que através do Power Strip eu consiga ver que o meu vídeo onboard é AGP conforme diz o manual, na hora de ver no Device Manager, nas propriedades do adaptador de vídeo, mesmo tendo instalado o próprio driver AGP do mesmo , simplesmente me aparece este vídeo como PCI, não é estranho? Será que é isso que está prejudicando a instalação dos dois vídeos.

O problema nem é o Windows reconhecer os dois dispositivos e disponibilizar a opção de estender o desktop, pois isso ele faz, mas em si no trabalho concomitante das duas placas, com o desktop estendido, e os monitores exibindo bem as imagens, de maneira correta.

Se tiverem alguma idéia, ajudem-me!

Valeu!
Nek
arkOrange">www.trocando1ideia.com - Vista essa Ideia!!!comemorando.gif
Nek
Nek Super Participante Registrado
680 Mensagens 7 Curtidas
#4 Por Nek
25/06/2006 - 22:07
Fiz mais um teste, e nada, resolvi ver se minha placa mãe desabilita o vídeo onboard, e para minha surpresa, não desabilita, pelo menos estando com os drivers instalados, e tendo toda a memória compartilhada zerada, e a opção do bios setada para PCI frown.png

Acho qeu minah placa mãe não desailita realmente o vídeo onboard, e conseqüentementefica dando conflito com outras placas de vídeo offboard 8O

Valeu!
Nek
arkOrange">www.trocando1ideia.com - Vista essa Ideia!!!comemorando.gif
Nek
Nek Super Participante Registrado
680 Mensagens 7 Curtidas
#5 Por Nek
26/06/2006 - 21:17
Solucionei o problema!!!!

Bom, não sei se foi isso, mas o que eu fiz foi muito simples:

1 - atualizei os drivers da SIS (instalando o driver GART primeiro, coisa que antes não estava fazendo, para depois sim instalar o driver VGA);
2 - espetei a placa PCI;
3 - setei no BIOS a opção Primary Graphics como PCI;
4 - desabilitei a opção de alocar IRQ para PCI VGA;
5 - quando iniciou a máquina, já iniciou pela placa nova PCI (sem travar na hora de carregar o windows), e instalaram-se os drivers; (sendo que quando se inicia pelo pci, termina de carregar o windows no monitor primário);
6- Depois de reiniciar o pc para aceitar as novas configurações, fui em Propriedades de Vídeo, e selecionei a opção estender o desktop, e funcionou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu fiz ainda um teste tentando colocar como Primary Graphics o AGP, mas só inicia mesmo o vídeo onboard, e o outro monitor, nem sinal de vida, então resolvi deixar como Primário a placa PCI mesmo, pois só assim os dois monitores rodam.

Será que há alguma explicação para isso?

Ou seja, acredito que o motivo de não ter conseguido ver os dois monitores trabalhando juntos foi o fato de eu estar errando a ordem na hora da instalação dos drivers, sem contar que os mesmos já eram antigos, além de desabilitar a opção de alocar o irq para PCI VGA.

Eu tenho alguns livros do Morimoto, e acabei ficando meio bolado do meu vídeo onboard não permitir o uso de dois monitores, estava a ponto de devolver a placa na loja, mas nada como ser um pouco mais persistente, e não desistir tão fácil.

Ah! o meu vídeo onboard está compartilhando 32MB. Quando eu for jogar algum jogo, como Actua Soccer, CS, vai dar algum problema? Ele vai acessar qual placa? Porque antes jogava na oboard, e essa PCI só tem 8 MB!

Outra dúvida: quando eu instalava a placa PCI ligando pela AGP, instalando os drivers pelo Windows, a placa PCI que tem 8MB de memória, ficava apenas com 4MB nas prpriedades do adptador de vídeo.

Aí, depois que eu iniciei pelo PCI, com os novos drivers da AGP instalados, ela foi reconhecida, instalada, liberou o uso dos dois monitores, mas passou ao invés de ter nas propriedades do adaptador de vídeo 32MB (conforme o BIOS), a ter apenas 4MB! O que será isso? Quando rodo o Everest, ele reconhece também como só 4MB, mas quando rodo o Power Strip, já aparecem os 32MB que eu compartilhei através do BIOS.

Afinal, qual a quantidade correta de memória está sendo utilizada pelo vídeo onboard?

A próxima empreitada será configurar estes mesmo dois monitores para trabalharem juntos no Slackware, como também tomar vergonha e atualizar o meu BIOS, que tá mais do antigo!!!

Valeu!
Nek
arkOrange">www.trocando1ideia.com - Vista essa Ideia!!!comemorando.gif
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal