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lucas.techgames
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Entendendo sobre Perfil de Conexão ADSL * Atenuação *

#1 Por lucas.techga... 09/03/2013 - 22:16
Olá meu nome é Lucas, Tenho 19 anos, atualmente sou Analista de Suporte e trago pra vocês um tutorial sobre perfil de internet


Espero que gostem e seja útil !!!


Vamos Lá


Começando Perfil de conexão ADSL ou Atenuação , é uma sequência de valores necessários para uma conexão via ADSL, cada provedor tem um perfil minimo para liberar a conexão de usuário que varia de acordo com a velocidade contratada vai de 500kbps até 32000kbps ou seja é o sinal que esta chegando até o modem que ira manter a conexão estabilizada.


para visualizar seu perfil basta digitar o IP do seu modem no seu navegador colocar usuario e senha que logo inicialmente
irá aparecer


Snr Margin (Db)
Attenuation
OutPut Power
Attainable Rate (KBPS)
Rate (KBPS)




Entendendo:


SNR MARGIN:


Margem de Sinal de ruido


5db ou menos impossível conectar sujeito a muitas quedas
de 8db a 13db Nível regular
14db a 22db Nível Muito bom
23db a 28db Excelente
29db a 35db Raramente ( Apenas em servidores dedicados ou fibra óptica )

TABELA DE ATENUAÇÃO


24Mbps - 200 Mts - Atenuação +- 5--8
20Mbps - 500 Mts - Atenuação +- 10--13
15Mbps -1500 Mts - Atenuação +- 19--23
10Mbps -1900 Mts - Atenuação +- 25--27
5Mbps - 2600 Mts - Atenuação +- 29--33
2Mbps - 3500 Mts - Atenuação +- 34--39


Dados baseados no padrão brasileiro


O perfil ou atenuação minima pode variar de acordo com local e velocidade por exemplo em condomínios que possuem Dslam integrados ( 2 Operadoras )
o perfil pode variar de 555kbps a 766kbps permitindo velocidade máxima de até 2mbps


já em varias regiões que possuem cabeamento aéreo por cabo normal ou fibra o perfil pode variar de 7600kbps até 32000kbps permitindo velocidade maxima de até 100Mbps


( Contando que como a maioria da estrutura brasileira esta se adaptando a rede de fibra toda velocidade contratada tem uma perca de 3% causada pelo cabeamento )


quando ocorrer lentidão ou quedas faça o seguinte:


Abra seu navegador
Digite Ip do modem eX: 192.168.1.1
logue e entre na pagina inicial
e veja qual sua margem de ruido


se ela estiver baixa verifique seu cabeamento interno, muitas vezes esses problemas são causados por falta de isolamento em emendas, ou emendas mal feitas que estão encostando uma na outra, verifique também sua tomada padrão e seu cabo de RJ11 veja se a tomada não está com os fios juntos, eo rj11 não esta muito esticado ou oxidado no conector, Caso esteja tudo ok, com sua fiação interna, entre em contato com o Suporte Técnico de seu provedor e solicite um técnico e informe que o problema está no cabeamento, no caso sera necessário repassar a fiação externa e interna que é o recomendado, lembrando que a vida útil de um cabo telefônico externo e de ate 5 anos, porem uma ou duas vezes dependendo da região que você mora sera necessário troca-lo motivos: Linhas de Pipa, Cabos enroscados em galhos podem ter cortes que causa oxidação interna trazendo problemas na sua conexão.


FEC CRC HEC


o Fec Hec é uma sequência de erros na transmissão de dados que pode ocorrer do Dslam até a caixa aérea e da caixa aérea até a tomada padrão em muitos casos o modem também pode apresentar esses erros, geralmente no DSLAM o fec hec ocorre nas portas de distribuição pode ser por super aquecimento ou cabo de jumper queimado ou mal ligado na porta, que leva o erro até a caixa aérea, ja no cabeamento do cliente pode ser a oxidação do cabo, emendas, cortes por linhas de pipas, no modem o problema muitas vezes é por aquecimento por ex. colocar roteador em baixo e modem em cima, gera um super aquecimento na placa do modem que pode ocasionar quedas e lentidão.



nesse caso mantenha um aparelho longe do outro em ambiente fresco.


BOM ESPERO TER AJUDADO QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR
Responder
marcelo.cpturbo
marcelo.cptu... General de Pijama Registrado
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#2 Por marcelo.cptu...
11/03/2013 - 09:08
segundo um tecnico da oi o sinal adsl pode passar em apenas um fio do par
isso esta correto?
1 AMD Phenom II X4 840=3.2GHZ + M4N68T-M LE +4gb RAM +SAMSUNG HD502HJ + WDC WD5000BEVT-00A0RT0 * 2 AMD athlon II X2 270=3.4GHZ+ N68-S3-FX + 4gb RAM + SEAGATE 500 GB
baixe as atualizações do windows e fique com elas para sempre http://download.wsusoffline.net/
g+
tadeuboato
tadeuboato Geek Registrado
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#3 Por tadeuboato
11/03/2013 - 09:22
Ola, Lucas!

Agora fiquei com uma duvida. Minha internet contratada é de 15mg da gvt. Normalmente eu tenho algumas quedas ao longo do dia, acredito que isto ocorra pelo fato de usar o modem wi fi (DSLink 485), pois quando foi instalada a menos de 1 ano o técnico trocou toda a fiação até a central do condomínio. Fiz o teste citado acima pelo colega.


Imagem.

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Isso significa que estou tendo muito ruido na minha conexão?Já verifiquei os cabos internos, são poucos, já que uso wi fi.
Fico no aguardo.
É nas urnas que o povo brasileiro mostra a força e o tamanho de sua ignorância .

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei"
Allan Kardec
lucas.techgames
lucas.techga... Membro Junior Registrado
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#5 Por lucas.techga...
11/03/2013 - 20:48
sim apenas um par para cada cliente, a divisão de telefone e internet é feita atravez de um modulo no dslam, que divide a distribuição

tadeuboato disse:
Ola, Lucas!

Agora fiquei com uma duvida. Minha internet contratada é de 15mg da gvt. Normalmente eu tenho algumas quedas ao longo do dia, acredito que isto ocorra pelo fato de usar o modem wi fi (DSLink 485), pois quando foi instalada a menos de 1 ano o técnico trocou toda a fiação até a central do condomínio. Fiz o teste citado acima pelo colega.


Imagem.

Imagem

Isso significa que estou tendo muito ruido na minha conexão?Já verifiquei os cabos internos, são poucos, já que uso wi fi.
Fico no aguardo.


Amigo pelo que vi você está com um perfil bom de quase 18mil kbps, possivelmente as quedas podem ser falhas no equipamento (modem) porque esta sem fec crc hec ou seja seu cabeamento esta normal, pode ser também tomada padrão ou cabo rj11a margem de ruido esta boa tambem, recomendo que faça um teste com outro modem, troque o cabo rj11 e a tomadinha padrão
tadeuboato
tadeuboato Geek Registrado
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#6 Por tadeuboato
12/03/2013 - 08:27
lucas.techgames disse:
Amigo pelo que vi você está com um perfil bom de quase 18mil kbps, possivelmente as quedas podem ser falhas no equipamento (modem) porque esta sem fec crc hec ou seja seu cabeamento esta normal, pode ser também tomada padrão ou cabo rj11a margem de ruido esta boa tambem, recomendo que faça um teste com outro modem, troque o cabo rj11 e a tomadinha padrão


Já ultilizei outro modem e também com quedas. Será que isso não seria um problema crônico do sinal wi-fi? O modem fica bem próximo do pc, aproximadamenta uns 2m sem nenhuma barreia. Gostaria de fazer o teste com ela cabeada mas tenho que mandar fazer um cabo maior.
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#8 Por tadeuboato
12/03/2013 - 10:28
marcelo.cpturbo disse:
pode ser interferencia de telefone sem fio , voce tem algum ai?


Sim tem um tel. sem fio que quase não toca. Será que a simples presença dele perto do modem já traria alguma interferencia mesmo não sendo utilizado?
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lucas.techga... Membro Junior Registrado
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#10 Por lucas.techga...
12/03/2013 - 23:35
tadeuboato disse:
Já ultilizei outro modem e também com quedas. Será que isso não seria um problema crônico do sinal wi-fi? O modem fica bem próximo do pc, aproximadamenta uns 2m sem nenhuma barreia. Gostaria de fazer o teste com ela cabeada mas tenho que mandar fazer um cabo maior.


engraçado porque todos problemas que eu acompanho no dia dia, relacionado a quedas quando não ah o Fec CRC HEC o problema as vezes é no modem ou tomada padrão ou RJ11, se você poder fazer um teste de ping e postar uma ss pra ver como ta tbm ai ficaria mais complexo
lucas.techgames
lucas.techga... Membro Junior Registrado
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#12 Por lucas.techga...
13/03/2013 - 14:24
estranho porque tanto seu perfil, ping esta normal e da problema de quedas, ja acionou técnico da empresa?

fiz um teste na minha conexao especificações:


Provedor = Vivo Speedy
Velocidade Contratada = 4Mbps
Modem = ZTE ZXV10 W300 em modo modem/roteador
http://oi47.tinypic.com/5d8k74.jpg


deu pra perceber que pelo fato de utilizar roteador, teve perca de 1,25% de velocidade
upload dentro dos padrões
latência: 118ms - creio que seja pela distância do dslam
perfil em 4600kbps
margem de ruido em 22db


porem mesmo com essa latência não tenho problemas com quedas
recomendo você chamar um técnico da empresa para fazer teste com um aparelho medidor de sinal ( WISE )
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