Logo Hardware.com.br
soujirouseta
soujirouseta Geek Registrado
1.5K Mensagens 303 Curtidas

Orçamento para PC - HTPC - XBMC

#1 Por soujirouseta 21/12/2013 - 14:36
Caros, uma boa tarde!

Um amigo me pediu ajuda para montar um pc, e o inicio de tudo é a escolha das peças, claro:

O investimento deve ficar em algo em torno de 1.000,00, e o monitor náo é necessário, ja que ele vai ligar na tv, pelo hdmi.

O uso do PC será, Internet (Reproduçáo de videos Youtube, Skype...etc), office e XBMC (Videos em 1080P)

Pensei em algo como:

I3, de preferencia da ultima geraçáo (o video integrado daria conta do video em HD + audio DTS?).
8G memoria
Fonte PFC ativo
HD 500G
DVD simples (Será que vale a pena, ainda hoje?)
Gabinete simples
Mause e teclado, tb simples
Regua estabilizadora, barata e simples, mas segura.

O que conseguiriamos com isso?

A intenção é comprar pela internet e estamos em Sáo Paulo.

Desde já, muito agradecido.
Windows 10 Pro 64-bit 16,0GB Dual-Channel DDR4 @ 1799MHz (16-18-18-38) ROG STRIX B550-F GAMING stick_out_tongue.png 16384MB ATI AMD Radeon Graphics
1863GB Seagate (SATA ) 3726GB WD (SATA ) 1863GB Seagate (SATA ) 3726GB Seagate Iron Wolf (SATA ) 3726GB TOSHIBA (SATA ) 931GB Netac smile.png NVMe1TB (SSD) 931GB Seagate USB 3.0 (USB (SATA) 931GB WD (USB SATA) Fonte Corsair AX860
Responder
Felipe TDOC
Felipe TDOC Veterano Registrado
946 Mensagens 73 Curtidas
#2 Por Felipe TDOC
21/12/2013 - 15:47
Seria mais interessante ao invés de investir em um i3, pegar uma APU da AMD, o vídeo integrado delas bate os vídeos integrados da Intel, para este uso, o processador dá e sobra e ainda é mais barato (bem mais).

Pra quê 8GB de memória?
___________________

Processador: A4 3300 -
Mobo: GA-A55M-FM1
Fonte: Spire 150W PFC Ativo
RAM: 4GB Corsair Value / Kingston Value
DVD: Comum
Gab: Casemall Ice Cube (80 R$)

Mouse e teclado fica à sua escolha.
A configuração que eu te sugeri vai ficar em torno de R$750,00. Aí você encaixa a régua, mouse e teclado.
Corsair CX500 / H87M-HD3 / i5 4430 / 4GB Corsair V.LP / 250GB Sata II / X-Trike V9

Os itens com link possuem review feita por mim! rindo_ate_agora.png
leoaspas
leoaspas Zumbi Registrado
7.9K Mensagens 379 Curtidas
#3 Por leoaspas
21/12/2013 - 16:41
Para um HTPC seria interessante que ele respondesse pelos requisitos: Silencioso, Capaz de rodar filmes e conteúdo em 1080p e Acesso à internet.

Nesse caso, concordo com o Felipe: uma APU da AMD se adaptaria melhor, tanto em questão de preço quanto de performance (Só não concordo do modo com que e quando ele e outros usuários falam "bate" nos vídeos integrados da Intel; ele é melhor sim, mas usar termos como esse incita-se aqueles desencontros totalmente desnecessários, comuns em fóruns; só um comentário). Além disso, uma quantidade de memória significativa (6Gb) e um HD com espaço suficiente (500Gb) fariam com que o HTPC tenha uma autonomia maior e ainda caberia no orçamento de R$1000.

A questão do leitor de DVD é realmente pertinente. Eu esperaria, se fosse necessário, a disponibilidade de dinheiro para a compra de um leitor blu-ray. Em relação à proteção enérgica, eu não economizaria: filtro APC SurgeArrest 11. É o tipo de coisa com que você deve gastar para que não tenha que gastar outros R$1000 comprando um PC que estragou devido à variações na linha. Mas este tipo de proteção só é indicado para onde a linha de energia é extremamente instável. Com o PFC ativo, a fonte será capaz de lidar com pequenas oscilações sem maiores problemas.

Porque não compra um kit Mouse+Teclado Wireless? Existem kits como esse daqui da Logitech, que estão abaixo dos R$100 e são uma mão na roda, ainda mais se a distância for menor do que 5m.
Portal ELT! Visite-me!!!
fcm
fcm Cyber Highlander Registrado
34.8K Mensagens 474 Curtidas
#4 Por fcm
21/12/2013 - 20:09
Amigo, vou dizer um pouco com base no meu HTPC mais simples, que uso também principalmente para vídeos:

Processador não há falta tendo algo no mínimo atual, afinal o vídeo integrado dos Intel já decodifica perfeitamente os vídeos HD, com mínimo uso de CPU. O desempenho de um i3 mesmo é ótimo para uso geral, e sendo que nos vídeos o uso de CPU é baixo, se precisar reduzir o orçamento pode cortar um enorme gasto comprando um Celeron Dual-Core ou Pentium Dual-Core, que ainda são ótimos para uso geral(são basicamente um i3 com menos recursos). Optar por uma APU somente significaria uma perda de desempenho bruto do processador, e sem um retorno em desempenho gráfico, pois para vídeos a parte gráfica não será tão melhor, se o assunto fosse jogos a história seria outra. Comparei já o A4 com o Celeron G550, e sinceramente é muita desvantagem optar por uma APU tão fraca, ou chuta o pau da barraca logo se quer jogos, ou fique com o Intel que para essa função na minha opinião é o mais simples e eficiente.

Memória por mais que 8GB não sejam necessários, por vezes as pessoas(principalmente as com menos conhecimento das máquinas) acabam usando muitas tarefas simultaneamente e essa folga de memória pode até ser uma boa opção, para já ficar com uma boa margem de folga e com o preço da memória, isso não seria um problema.

O leitor de DVD é boa opção, não deixa de rodar algum eventual CD ou DVD que a pessoa ou algum conhecido apareça e queira usar, e creio que o valor de um leitor(está uns R$60?) não seja nenhum problema. Com Youtube, Netflix e diversas outras formas digitais, pelo menos eu não sinto a menor falta de um leitor de Bluray, mas aí fica a cargo do dono o que deseja fazer...

Embora eu diga muitas coisas a respeito da construção, algumas coisas sobre a análise das peças podem ser úteis:
https://www.hardware.com.br/comunidade/htpc-sala/1283918/
M: Dell Vostro 3550 | i7-2670QM | 16GB DDR3 | SSD Crucial 480GB+ WD Black 750GB 7200RPM
HTPC: Phenom II X4 945@3.4 | MA785GM-US2H | 8GB DDR2-1000 | HD7770 Ghz | Sandisk Plus 120GB | DSA-5060V
Oldschool: XP-M 2200+@3700+ | A7N8X-E Deluxe | 2GB @DDR440 | X1650 Pro | WD 80GB
soujirouseta
soujirouseta Geek Registrado
1.5K Mensagens 303 Curtidas
#5 Por soujirouseta
21/12/2013 - 20:56
Leoaspas, FMC e Felipetdoc, muito obrigado pelas consideraçóes.

Interessante a observaçáo a respeito do BD, pertinente mesmo, pois cada vez mais difícil é a utilidade de um Gravador de DVD, dificil ponderar mesmo....

Kit mouse e teclado sem fio, teria alguma sugestáo dentro do orçamento?

Permaneceu ainda a duvida quanto a equaçao do I3.

Vocës teriam anuncios e/ou lojas para indicar?

Muito obrigado e no aguardo de maiores apontamentos!
Windows 10 Pro 64-bit 16,0GB Dual-Channel DDR4 @ 1799MHz (16-18-18-38) ROG STRIX B550-F GAMING stick_out_tongue.png 16384MB ATI AMD Radeon Graphics
1863GB Seagate (SATA ) 3726GB WD (SATA ) 1863GB Seagate (SATA ) 3726GB Seagate Iron Wolf (SATA ) 3726GB TOSHIBA (SATA ) 931GB Netac smile.png NVMe1TB (SSD) 931GB Seagate USB 3.0 (USB (SATA) 931GB WD (USB SATA) Fonte Corsair AX860
leoaspas
leoaspas Zumbi Registrado
7.9K Mensagens 379 Curtidas
#6 Por leoaspas
23/12/2013 - 23:22
Na minha humilde opinião, você deveria optar pelo AMD, até porque, a reprodução de conteúdo HD não pesa tanto assim no APU, portanto, pelo menor preço (para caber no orçamento estipulado), eu optaria assim.
Ainda, o leitor de DVD é um item relativamente barato e que, na maioria dos casos, ainda é utilizado ocasionalmente, adicione à lista caso sobre cerca de R$60.
Como citei, o kit da Logitech ou bons outros da Microsoft podem ser encontrados à essa faixa de R$100, basta procurar pelo modelo que se encaixe perfeitamente.
Lojas: Kabum!; Megamamute e Pichau. Já comprei por estas e atesto a confiabilidade, porém, há outras web afora, pesquise!
Portal ELT! Visite-me!!!
Umbrorz
Umbrorz Super Participante Registrado
627 Mensagens 32 Curtidas
#7 Por Umbrorz
24/12/2013 - 19:02
Sugestão de KIT para teclado e mouse: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/21914/Kit-Wireless-Desktop-800-Teclado-sem-Fio--Mouse-%C3%93ptico-sem-Fio-Alcance-de-9-Metros-24-GHz--(2LF-00023)

Possuo um kit da microsoft em casa e um no computador do trabalho. E posso garantir que são de excelente qualidade. O único problema é que sempre esqueço de desligar o mouse quando não estou usando o computador ele acaba descarregando com 2 meses ou menos de uso. Fora isso são excelentes.

Att,
Umbrorz
"Tentar não significa conseguir, mas certamente todos os que conseguiram tentaram."
Intel Core i5-6500 with TX3 # Asrock H110m-dvs R2.0 # HyperX DDR4 8Gb 2133Mhz # HD6770 Vapor-X @ 925/1250Mhz # OCZ400SXS2 # 120Gb SSD # HD 1Tb # Windows 8.1 x64 isso_ai.png
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal